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Na quinta-feira, 08 de agosto, aconteceu no auditório da ABTI em Uruguaiana, o Workshop sobre Operador Econômico Autorizado - OEA. Na ocasião participaram como palestrantes, o Auditor-Fiscal da RFB, Fábio Lemes Barros, o consultor, Daniel Gobbi Costa da ALLIANCE, representantes do SEST SENAT e da associada DBSystem.

Iniciando o Workshop, o SEST SENAT apresentou uma série de cursos e treinamentos disponíveis na unidade que podem contribuir para que as empresas de transporte adquiram o status OEA. Entre os cursos citados estão: Gerenciamento de Risco no TRIC; Eficiência Energética; Mercosul e suas regulamentações no transporte de produtos perigosos e Cursos de Tecnologias. Outros treinamentos e serviços podem ser consultados diretamente nas Unidades Operacionais do SEST SENAT.

O Auditor-Fiscal Fábio Lemes trouxe em sua apresentação a inserção do Programa OEA em diferentes países, assim como suas fases de implementação no Brasil e as exigências para a aquisição do status. Fábio também ressaltou a definição do OEA que segundo ele, trata-se dos intervenientes que operam no Comércio Exterior e são certificados pela Receita Federal ao cumprirem voluntariamente critérios de segurança e conformidade, em relação a cadeia logística e obrigações aduaneiras.

Ainda, o Auditor-Fiscal destacou que o processo para obtenção da certificação no Programa OEA, consiste na avaliação do processo de gestão para minimizar os riscos existentes nas operações de Comércio Exterior. Sendo assim, existem requisitos obrigatórios e critérios específicos para autorizar e validar o status para a empresa. Também, Fábio tratou dos benefícios previstos pelo programa como: simplificação do processo de licenciamento; menor incidência de seleção para conferência física e análise prioritária de mercadorias.

Daniel Gobbi, da ALLIANCE, apresentou o tema de Gerenciamento de Riscos para a Cadeia Logística Internacional, destacando que o procedimento deve considerar diferentes aspectos na estrutura de uma gestão. Para que os riscos em projetos ou processos sejam gerenciados, Daniel citou cinco atividades que contribuem para a operação: identificação; análise; planejamento; execução e acompanhamento. Ainda, foi tratado que o gerenciamento de risco é baseado em fontes de informação, tais como: dados históricos; experiências; observações; previsões e opiniões de especialistas. Tal processo, com o estabelecimento de metas de desempenho, análises críticas e mudanças, contribui para a melhoria do funcionamento da empresa, o que consequentemente pode auxiliar na obtenção do status OEA, que exige a empresa estar em conformidade com alguns critérios de segurança.

A DBSystem, empresa associada da ABTI, participou do evento apresentando o Sistema Propulsor Transportadora, este desenvolvido para controlar os processos operacionais do Transporte Internacional e gerenciar os custos e as receitas através de indicadores de rentabilidade. O serviço pode ser disponibilizado em qualquer local e conta com uma estrutura completa de hardware e software, com custo zero e rapidez na implantação. Ainda, o Propulsor está integrado a sistemas governamentais como Portal Siscomex e Siscoserv, com aderência à certificação OEA.

O evento teve grande adesão dos profissionais do transporte, superando as expectativas da Associação, responsável pelo Workshop. Sendo assim, a ABTI agradece a participação de todos e se mantém a disposição de seus associados, para que juntos possam buscar cursos e treinamentos que contribuam para melhorias do setor.

Os materiais das apresentações podem ser disponibilizados aos associados conforme solicitação via e-mail, através dos contatos imprensa@abti.org.br ou marketing@abti.org.br

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De acordo com o Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, estão em andamento trabalhos para expandir a cobertura da Tarifa Externa Comum (TEC), com a inclusão de mais setores e diminuição do seu nível médio de proteção, reduzindo dos atuais 14% para algo mais baixo, com um nível de percentual ainda em estudo. As alterações devem acontecer a partir de um calendário que seja compatível com os outros desafios de adaptação que o bloco tem, como por exemplo, o Acordo com a União Europeia.

O Secretário defende que o Comércio Exterior é o ponto forte do crescimento econômico, sendo determinante para o êxito de um país. Para ele, não há país que possua sua economia desenvolvida tendo política econômica e política comercial separadas.

No que diz respeito ao consenso entre as instituições públicas, Troyjo tratou sobre a nova constituição do Ministério da Economia, que segundo ele, mais do que a fusão de órgãos, é a oportunidade de elevar o grau de coordenação e coesão contribuindo para o avanço do país. Ele destaca que o Brasil necessita realizar um acordo em termos de Receita Federal e entraves logísticos, para assim, avançar no processo de desenvolvimento econômico.

Ainda, o Secretário ressaltou que o Acordo entre Mercosul e União Europeia contribuirá para que americanos, japoneses e outros parceiros, concluam negociações com o Brasil.

Fonte: Aduaneiras

Foto: Jornal de Brasília

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Informamos que a partir de ontem, 12 de agosto, a unidade da Multilog de Foz do Iguaçu, utiliza o WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre operações que ocorrerem no período da noite.

Será prioritário o atendimento das demandas de liberação de processos e tratativa dos processos de Operação Noturna, todas as demais solicitações serão atendidas conforme demanda.

Contato do WhatsApp: (45) 9 9124-3825

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Cep: 97501-546
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