Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Realizou-se nos dias 28 e 29 de maio em Buenos Aires, a Reunião Técnica Preparatória da 55ª Reunião Ordinária do SGT 5 de Transporte. Participaram da ocasião as delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

No encontro foram discutidas as seguintes pautas: Harmonização dos procedimentos de fiscalização do Transporte Internacional Terrestre; Aspectos do Transporte de Mercadorias Perigosas; Temas derivados do SGT 3 - Regulamentos Técnicos e avaliação de conformidade, entre outros.

Sobre a harmonização dos procedimentos de fiscalização do Transporte Internacional Terrestre, foi proposto o projeto de resolução "Acordo sobre documentos de porte obrigatório no transporte de passageiros e cargas em rodovias". Para o transporte de cargas, o projeto propõe a aprovação para o porte obrigatório de documentos como: autorização de empresa e habilitação do veículo; certificado de política única de seguros de responsabilidade civil por danos a terceiros; certificado de política única seguro de responsabilidade civil por danos a carga transportada; certificado de inspeção técnica veicular; CRT e MIC/DTA. Na ocasião, as delegações acordaram em analisar a proposta.

No que se refere aos aspectos do Transporte de Mercadorias Perigosas, foi discutida a situação do projeto "Acordo para facilitação do Transporte de Mercadorias Perigosas no Mercosul". De acordo com o proposta, cada Estado Parte do Mercosul tem o direito de proibir a entrada em seu território, de qualquer produto perigoso, desde que haja comunicação prévia aos outros Estados. Ainda, durante as operações de carga, descarga e transbordo de produtos perigosos, os veículos deverão levar os elementos que identificam os riscos e os painéis de segurança que identificam o produto e os perigos associados. Também foram discutidos os requisitos para a elaboração das fichas de emergência, que conforme proposta, devem ser elaboradas nos idiomas português e espanhol, além de incluir os contatos dos organismos de trânsito e emergência, dos países de origem, trânsito e destino. As delegações participantes se comprometeram a analisar as propostas que foram apresentadas.

Sobre os temas derivados do SGT 3, foram feitas sugestões para o artigo 2 e realizada a aprovação do artigo 4 do projeto de resolução "Regulamento técnico do Mercosul de limitadores de velocidade". Considerando que o artigo 2 define dois tipos de dispositivos de limitação de velocidade, para a certificação dos veículos automotores com instalação por fábrica, dentro ou fora de terminal, o SGT 5 propôs alterações que garantam a correta manutenção do equipamento fora de fábrica ou terminal.

No que se refere a pauta das luzes de identificação veicular, foi discutida a necessidade de definição das cores admissíveis como luzes adicionais, e que sobre isso, seja feita a proposta de um projeto de resolução ao GMC com a sugestão de luzes branca ou âmbar para frente e vermelha atrás.

E sobre os freios ABS em caminhões e semirreboques, a Delegação Argentina se posicionou defendendo a obrigatoriedade de que veículos automotores e equipamentos arrastados disponham de um sistema de freio ABS, pois é uma ferramenta necessária para a segurança nas rodovias, evitando situações de risco.

Leia Mais

Aconteceu na última sexta-feira, 31 de maio, na sede do Ministério da Infraestrutura em Brasília, uma reunião para tratar sobre a dificuldade do cumprimento da Resolução ANTT nº 5.840/2019, sobre o Registro dos Contratos de Arrendamento conforme a Resolução nº 4.799 e integração da base de dados do DETRAN com a ANTT.

Participaram da ocasião, o Secretário Nacional do Transporte Terrestre, General Coronel Jamil Megid Junior, o Diretor de Planejamento de Gestão e Projetos Especiais da SNTT, Marcello da Costa Vieira, a Superintendente de cargas (SUROC), Rosimeire de Freitas, o Diretor Substituto do DENATRAN, Carlos Magno, o Coordenador de Sistema, Informações e Estatística, Eduardo Sanches Faria, o Analista Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB),
Tiago de Barros Freitas, o Chefe de Gabinete do Senador Luis Carlos Heinze, Claudio Pereira Santa Catarina e a Diretora-executiva da ABTI, Gladys Vinci.

A principal pauta da reunião foi o cumprimento da Resolução ANTT nº 5.840/2019 que dispõe sobre o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas – TRIC. A Resolução que entrou em vigor no final de abril, trouxe algumas alterações para inclusão de veículos de terceiros nas frotas habilitadas. Atendendo à solicitação da ABTI, a ANTT publicou a Portaria nº 82 que estipulou o prazo de 24 meses para que os transportadores possam se adequar as disposições da Resolução nº 5.840, referente ao ajuste necessário para os veículos já habilitados. Entretanto, a medida não foi o suficiente para solucionar as dificuldades nos Registros dos Contratos de Arrendamento conforme a Resolução nº 4.799 junto ao órgão de trânsito.

Foi discutida a dificuldade na implementação dos registros em alguns estados, pois alguns DETRANS alegam que o DENATRAN não tem definido um procedimento padrão que atenda o previsto na Resolução CONTRAN nº 339/2010, o que é essencial de acordo com o entendimento do General Mejid. Portanto, no que se refere a padronização e simplificação dos processos, cada um dos participantes assumiu uma tarefa. A ABTI terá que informar como ocorre o procedimento em outros países, a fim de contribuir para o planejamento de uma padronização da operação. A Secretaria de Transportes Terrestre se disponibilizou a contatar a Receita Federal para verificar os dados do contrato, a fim de simplificar o processo e padronizá-lo. E a proposta do diretor substituto do DENATRAN, Carlos Magna, é que seja desenvolvido um processo único nos Detrans para simplificar a operação, inclusive com o plano de que os transportadores possam fazer upload do processo, através da certificação digital.

A medida proposta beneficiará o transporte internacional, uma vez que simplificará a operação, da entrega de documentos à verificação da regularidade dos contratos. Por isso, é solicitado que os transportadores aguardem que a padronização seja implantada para não haver conflito de informações.

Aproveitando a oportunidade, a Diretora Executiva da ABTI, Gladys Vinci, expôs mais uma dificuldade que surgiu quando a ANTT se integrou a base de dados do DENATRAN. A integração estava vinculada com a que denominamos "certidão de nascimento" do veículo, porém, com as características e dados emitidas pelo fabricante e com isso, alterações não estavam sendo consideradas. O RNTRC estava, porém, puxando a configuração originária, o que poderia causar uma distorção com a situação atual. Após debate, o Coordenador de Sistema, Informações e Estatística, Eduardo Sanches Faria tomou para si a responsabilidade de contatar o Superintendente de Tecnologia da Informação (SUTEC / ANTT), Francisco José Marques, para desenvolver uma medida em que a integração considere a base atualizada do DENATRAN. Ainda no decorrer do mesmo dia, testes foram iniciados com este fim.

Para a Diretora Executiva da Associação, a reunião atingiu todos os seus objetivos. O Secretário de Transporte, General Mejid, é um homem prático que, dentro da lei, pretende acabar com a burocracia excessiva. A agilidade e facilitação parecem ser o norte das ações que estão sendo implementadas. O mais importante é que estão dispostos a escutar e procurar soluções, e os temas são tratados de forma consciente e honesta.

Leia Mais

Informamos que estão abertas as inscrições para cursos e treinamentos no setor de transporte na unidade do Sest Senat de Uruguaiana. Os cursos serão realizados a partir do dia 3 de junho e as inscrições devem ser feitas na secretaria de cursos do Sest Senat, de segunda a sexta-feira.

Reforçamos que o serviço é oferecido de forma gratuita para os trabalhadores do transporte e seus dependentes e com preços mais acessíveis para a comunidade.

Confira os cursos disponíveis:

Atualização de Transporte de Produtos Perigosos
Datas: 14 e 15 de junho de 2019
Horário: Sexta-feira e sábado – 8h30min às 17 horas
Carga Horária: 16 horas/aula

Transporte de Produtos Perigosos
Data: 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de junho de 2019.
Horário: Quinta-feira - 13h30min às 17h50min
Sexta e sábado – 07h40min às 17h50min
Carga Horária: 50 horas/aula
Pré-requisito: Ser maior de 21 anos, estar habilitado nas categorias "B", "C", "D" ou "E" no Estado do Rio Grande do Sul.

NR 35 – Trabalho em altura
Data: 11 de junho de 2019
Horário: Terça-feira – 8 horas às 12 horas e das 13h30min às 17h30min
Carga Horária: 8 horas/aula

Eficiência Energética – SmartDriver
Data: 03, 04 ou 11 e 12 de junho de 2019
Horários: Segunda-feira e Terça-feira ou Terça-feira e Quarta-feira – 8h30min às 12 horas e das 8h30min às 17 horas
08h30min às 12 horas
Carga Horária: 12 horas/aula
Pré-requisito: Estar habilitado em uma das categorias "C", "D" ou "E".

Não é desta região e ficou interessado(a)? Procure a unidade mais próxima e confira o calendário de cursos disponíveis. O SEST SENAT também possui mais de 100 cursos totalmente gratuitos, eles são online e de diversos segmentos como educação, gestão, saúde, transporte, entre outros. Lembrando, que até hoje, 31 de maio, as inscrições para os cursos EaD são gratuitas.
Saiba mais em: https://ead.sestsenat.org.br/ 

Leia Mais

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004