Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encaminhou, na quinta-feira (25), a notificação da conclusão do foco da doença de Newcastle (DNC) para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Com a medida, o governo brasileiro aguarda a retirada da suspensão, por parte dos países importadores, para retomada total das exportações de carnes de aves e seus produtos.

O foco de DNC no Brasil foi confirmado em 17 de julho em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, localizado no município gaúcho de Anta Gorda, no Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul.

Sem novas suspeitas de novos focos para a doença, o Mapa reduziu a abrangência da área de emergência zoossanitária no estado do Rio Grande do Sul para os municípios de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Putinga, Ilopolis e Relvado. As medidas de controle e vigilância no raio de 10 km da ocorrência do foco seguem sendo executadas pelas equipes federal e estadual.

Após a redução da abrangência da área de emergência zoossanitária, o Mapa também atualizou as áreas de suspensão da certificação temporária para exportações de carnes de aves e seus produtos.

China, Argentina e México seguem com as restrições de exportação para todo Brasil. Já em relação ao estado do Rio Grande do Sul, segue apenas Bolívia, Uruguai, Chile, Peru, Cuba, União Econômica Euroasiática e Arábia Saudita.

O Mapa ressalta que as regras de suspensão são revisadas diariamente, tendo em vista as tratativas em curso com os países parceiros, nas quais são apresentadas todas as ações que estão sendo executadas para erradicar o foco.

Fonte: MAPA

Leia Mais

A ABTI, em parceria com a Cootrafrol, SEST SENAT, SETAL e Sindimercosul, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, tem o prazer de anunciar a realização da Festa dos Motoristas 2024.

Esta nova edição do evento acontecerá este domingo, dia 28 de julho, no Parque Dom Pedro II (Parcão), e promete um dia repleto de atividades e celebrações para os motoristas, suas famílias e a comunidade em geral.

Programação:

A festa começará com a nossa tradicional carreata, onde os veículos serão abençoados. A carreata inicia às 9h30, em frente à Cootrafrol, na Av. Mal. Setembrino de Carvalho, 2300, e segue até o Parcão.

Já pela tarde, a festa começa a partir das 14h, com dois shows musicais, mateada, recreação e muitas outras atrações para toda a comunidade.

Fique de olho! Além das atividades do dia, estão ocorrendo diversos sorteios no Instagram oficial da festa. Siga a página @festadosmotoristas_ para ficar por dentro de todas as novidades.

Esperamos todos para celebrar este dia especial dedicado aos nossos motoristas!

Leia Mais

O Banco Central da República Argentina (BCRA) deu um novo passo no processo de remoção e flexibilização das regulamentações de acesso ao mercado de câmbio, cujo objetivo final é a eliminação total das restrições.

O Conselho de Administração do BCRA decidiu encurtar nesta quinta-feira (25) os prazos para as empresas que acessam o Mercado Livre de Câmbio (MLC) pagarem as importações, aumentar o valor que os exportadores de serviços não são obrigados a liquidar no MLC e permitir que as pessoas que receberam alguma ajuda do Estado durante a pandemia ou que se beneficiem de subsídios ao consumo de serviços públicos possam realizar operações de câmbio através de títulos em moeda estrangeira.

O escalonamento dos pagamentos de importação implementado a partir de dezembro de 2023 permitiu acumular reservas internacionais de forma acelerada, gerando um stock de dívida comercial. Em resposta aos resultados melhores que os esperados no desenvolvimento do programa, o BCRA avança na normalização do comércio exterior, permitindo a redução das dívidas contraídas.

FLEXIBILIZAÇÃO NOS PRAZOS DE PAGAMENTO DE IMPORTAÇÃO

Desde que as autoridades do BCRA tomaram posse em 10 de dezembro de 2023, o fluxo de importações que foi praticamente interrompido pelos inúmeros obstáculos de acesso ao mercado de câmbio e pelos níveis de dívida comercial acumulada foi normalizado de forma transparente e previsível. Durante o primeiro semestre de 2024, os pagamentos de importações efetuados pela MLC voltaram a cerca de 100% do valor médio mensal das importações.

Atualmente, os bens relacionados com a energia são pagos em dinheiro; os produtos farmacêuticos, outros bens relacionados com a saúde, fertilizantes, produtos fitossanitários destinados à produção local, produtos da cesta básica e importações oficializadas pelas micro, pequenas e médias empresas (MPME) têm acesso ao MLC 30 dias após o registo da entrada aduaneira.

Bens de luxo e carros acabados são pagos 120 dias após o registro alfandegário. O Conselho de Administração decidiu hoje que, a partir de 1 de agosto, estas mercadorias terão um período de acesso ao MLC a partir de 90 dias a partir do registo da sua entrada aduaneira.

Os demais produtos são pagos em quatro parcelas no montante equivalente a 25% do valor a partir de 30, 60, 90 e 120 dias corridos da entrada na aduaneira. A partir de 1º de agosto, essas mercadorias terão acesso ao MLC para pagamentos em duas parcelas, uma a partir de 30 dias e a segunda a partir de 60 dias após o ingresso aduaneiro, de 50% cada. Este grupo representa mais da metade do total das importações.

Esta medida tem um duplo efeito positivo: i) contribui para a reativação da economia porque permite que empresas importantes enfrentem menos encargos financeiros; ii) reduz a transferência para preços de maior custo associados ao calendário atual, o que obrigou as empresas que não obtiveram financiamento comercial dos seus fornecedores a pagá-los através do mercado de câmbio paralelo.

Fonte: Despachantes Argentinos

Foto: Freerange Stock

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004