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O Sr. Francisco Cardoso foi eleito na sexta-feira (19) Presidente da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul). A chapa encabeçada por Francisco foi referendada por consenso dos delegados representantes dos Sindicatos filiados, e cumprirá mandato pelo próximo triênio.

Francisco é fundador e presidente da Interlink Cargo, foi durante nove anos Presidente da ABTI e atualmente é o 2° Vice-Presidente da Associação. Sua eleição foi referendada poucos dias após a celebração de aniversário da Federação, fundada em 17 de julho de 1991.

O Presidente da ABTI, Glademir Zanette, e o Vice-Presidente, Paulo Ossani, além dos diretores da Associação Isonir Canalli, Rubem Maidana e Nolar Sauer também estarão com Francisco na diretoria da Fetransul.

A ABTI parabeniza Francisco Cardoso por sua eleição e deseja sucesso em seu trabalho à frente da Federação, certos de que sua gestão e expertise contribuirão significativamente para o fortalecimento e desenvolvimento do setor de Transporte e Logística no Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação/Fetransul

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) passou a disponibilizar em seu site oficial a página "Dados do TRC", que oferece uma gama de informações abrangentes e estratégicas sobre o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no Brasil e Mercosul.

Entre os dados da nova página, está uma seção sobre o Cadastro Nacional de Transportadores fornecendo números atualizados do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Além disso, o Cadastro Internacional de Transportadores oferece uma visão ampla das licenças e cadastros de veículos para o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC), importante para operações comerciais.

A plataforma inclui, ainda, um robusto painel de Business Intelligence (BI), fornecendo um panorama abrangente de indicadores do transporte rodoviário de cargas no Brasil, sendo eles: Volume de Serviços, Vendas de Combustíveis, Mercado de Trabalho, Venda de Caminhões e Emissões de CO2.

Também estão disponíveis arquivos para download, incluindo dados dos transportadores brasileiros habilitados (RNTRC), empresas habilitadas ao transporte rodoviário internacional de cargas (TRIC), empresas habilitadas para o transporte rodoviário para o Peru, transportadores impedidos de operar no transporte internacional e empresas habilitadas como operador de transporte multimodal.

Conforme a Agência, esta iniciativa é um avanço importante na disponibilização de dados para operadores, reguladores e demais stakeholders do setor.

Confira todas as funcionalidades clicando abaixo:

<< DADOS DO TRC >>

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Nesta sexta-feira (19/7) a ABTI participou, como representante do setor privado, de reunião virtual com autoridades brasileiras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para debater a proposta do Peru de aumentar os 'Cupos' (cotas) para habilitação ao transporte entre os países.

O sistema de cotas fixa um limite máximo em toneladas de capacidade de carga para a frota habilitada ao transporte de cargas Brasil/Peru. Na terça-feira (16/7), a delegação peruana apresentou a intenção de aumentar o limite para 120 mil toneladas desde que acompanhadas por medidas bilaterais para fomentar o comércio.

Atualmente, conforme definido em Reunião Bilateral em março, o limite é de 75 mil toneladas, com a nova proposta representando um aumento de 45 mil toneladas, o que permitiria avançar na fila de transportadoras à espera de habilitação que se forma, uma vez atingida a tonelagem máxima.

Entre as condições demandadas para o aumento da cota, o Peru sugeriu um prazo de dois anos para avaliar os resultados obtidos pelo incremento, além de demandar melhoras na infraestrutura rodoviária, atenção ininterrupta (24h) dos serviços de controle nas fronteiras, flexibilidade cambiária para poder cobrar frete em dólares, entre outros.

A reunião desta sexta serviu para permitir a avaliação interna dos intervenientes brasileiros de forma a preparar a resposta oficial à delegação peruana.

A ABTI se manifestou favorável à rápida implementação da cota de 120 mil toneladas para aliviar os transportadores estagnados na fila. Contudo, a intenção peruana de manter as cotas foi criticada por persistir em um sistema de controle e limitação do comércio que só é aplicado em relação ao Brasil e reduz a eficiência do setor, gerando custos operacionais maiores.

O prazo de dois anos também foi criticado visto a necessidade de reuniões e estudos mais frequentes entre as delegações. Foi ressaltada ainda a necessidade de informar que muitas das demandas feitas pelo Peru não cabem à ANTT e devem ser articuladas com outros órgãos públicos.

Uma nova reunião virtual entre as delegações ocorrerá no dia 7 de agosto, que deverá concluir as pendências do encontro e definir data para uma nova bilateral presencial no Brasil.

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