Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Nossas Origens

Com a principal finalidade de defender os interesses das empresas brasileiras de transporte, em 20 de setembro de 1973, na cidade do Rio de Janeiro, reuniram-se a Transportadora Coral (Rio de Janeiro – RJ); Transportadora Fink (Rio de Janeiro – RJ); Transportadora Aurora (Caxias do Sul – RS); Expresso Mercúrio (Santa Maria – RS); Transportadora Primorosa (Canoas – RS); Transpesca (Xaxim – PR); Trans-Pluma (Lages – SC) e Benito Jorge Lagunas (São Paulo – SP) para a constituição de uma Associação de Classe com o objetivo de congregar os transportadores que operavam no ramo em qualquer uma de suas modalidades, sob o comando do seu primeiro Presidente, o Sr. Bernardo C. Weinert. Assim nasceu a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, A.B.T.I., uma entidade focada e especializada na defesa do Transporte Rodoviário Internacional, uma associação que representa o setor junto aos órgãos de governo nacional e internacional, uma organização preocupada com políticas operacionais desde o seu surgimento.

E assim, como os Acordos dos países do Cone Sul foram acontecendo e o Mercosul foi surgindo, a instituição foi evoluindo, acompanhando os processos de integração e especializando-se. Mudou-se para São Paulo, a megacidade da América do Sul, coração econômico do Brasil, alavanca comercial do Mercosul. E, após duas décadas da constituição, a ABTI presenciou a inauguração da EAF – Estação Aduaneira de Fronteira em Uruguaiana, cidade que tornou-se referência no transporte rodoviário internacional de cargas. E por considerá-la um ponto estratégico, a pedido do então Diretor Administrativo Sr. José Schwanck, em 1996, decidiram converter a Delegacia Regional em Sede matriz da entidade.

Não bastava acompanhar, a ABTI tinha que participar. É nas fronteiras que os gargalos surgem, e é em cada uma delas que se faz presente. Assim, a entidade foi ganhando um novo conceito, novos desafios transformaram-se em novas conquistas. Converteu-se a definição de associativismo na prática de reunião de esforços para reivindicar e defender os interesses de seus associados, desenvolver serviços e participar do desenvolvimento do setor, a fim de evitar práticas ou ações que comprometeriam a viabilidade do segmento. Com uma trajetória de mais de 40 anos, a ABTI orgulha-se pelo espaço conquistado, graças ao importante trabalho e grande dedicação de todos aqueles que fizeram e fazem parte desta história. Muito obrigado!

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004