O Governo Federal do Brasil informou que os trabalhos de construção do acesso à ponte internacional Bioceânica, na BR-267/MS (km 678,1 ao km 691,2), estão evoluindo. As obras, que preveem a implantação de um trecho de 13,1 quilômetros de extensão, seis pontes e um viaduto, vão garantir uma ligação mais segura à ponte que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (PY). O empreendimento, que tem investimento total aproximado de R$ 472 milhões do Governo Federal, garantidos pelo Novo PAC, está 30% executado.
Com 96% da infraestrutura e 65% da mesoestrutura (pilares e travessas) concluídas, os trabalhos atualmente estão focados na execução da terraplenagem, que está 25% executada com 5,79 quilômetros prontos, e continuidade dos trabalhos das obras de arte especiais. "Já foram compactados 438 mil metros cúbicos de aterro. E estamos executando as vigas pré-moldadas no pátio próximo à obra", destaca o superintendente regional do DNIT no estado de Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis Junior.
Rota Bioceânica - A expectativa é que o novo corredor logístico conecte o Centro-Oeste brasileiro ao Paraguai e à Argentina, até chegar aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile. O empreendimento é importante para ampliar a integração entre os países, facilitando o transporte de cargas e de passageiros, bem como estreitando as relações comerciais entre os países.
Fonte: DNIT
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal recebeu nesta quarta-feira (13) os relatórios sobre as indicações de 16 autoridades para assumir diretorias de agências reguladoras, incluindo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Após a leitura dos pareceres, o presidente da CI concedeu vista coletiva e agendou as sabatinas para a próxima semana, provavelmente na terça (19) e quarta-feira (20).
A MSF 38/2025 traz indicação de Alex Antonio de Azevedo Cruz para o cargo de diretor da ANTT, em substituição a Luciano Lourenço, cujo mandato acabou em fevereiro. Alex é bacharel em direito, diretor-presidente da Agência de Água, Irrigação e Saneamento da Paraíba, diretor-chefe do Departamento Nacional de Produção Mineral na Paraíba e secretário de obras da prefeitura de Campina Grande. Desde 2023, é assessor especial da presidência da Infra S.A.
Diretor-Geral
Na mesma data, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo oficializou a troca das mensagens de indicação de Guilherme Theo Sampaio para a vaga de diretor-geral da ANTT.
A nova mensagem encaminhada ao Senado vai viabilizar que ele exerça o período completo de cinco anos no cargo como diretor-geral efetivo, na vaga aberta pelo término do mandato de Rafael Vitale.
A indicação anterior, agora retirada, definia que Sampaio, que hoje era diretor da agência, ficasse no comando da ANTT somente até 18 de fevereiro de 2026, data em que acabaria seu mandato de diretor. Os senadores, no entanto, não concordaram com o período estipulado pelo Planalto e exigiram uma retificação da mensagem para que a indicação seja votada. Até sua sabatina, que também deve ocorrer na próxima semana, ele ocupa a função de diretor-geral substituto.
Com informações de Agência Senado.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu, nesta terça-feira (12/8), a Audiência Pública nº 6/2025 para debater a Consolidação e Aperfeiçoamento do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário Internacional de Passageiros.
O evento ocorreu em formato híbrido e contou com a participação virtual da ABTI. A condução foi feita pela ouvidora substituta da ANTT, Refaela Brandão, pelo superintendente da SUPAS, Juliano Samôr, e pelos coordenadores Ismael Silva e Laize Braga.
Samôr destacou a importância do momento, classificando-o como “ímpar para o setor”. Ele observou que, apesar dos avanços no mercado, houve atraso regulatório e que as propostas apresentadas resultam de um amplo debate para modernizar o transporte internacional de passageiros.
“Ainda não sabemos a importância que esse mercado pode ter. Em um universo de 5 empresas brasileiras e 19 estrangeiras, e 65 linhas operadas, temos grande expectativa de que esse cenário possa ser ampliado e aperfeiçoado”, declarou.
Laize Braga prosseguiu com a apresentação de detalhes do projeto da ANTT de regulamentação do transporte. Foi ressaltado o processo para solicitação de linhas e emissão das licenças originárias e complementares.
Apresentou-se como novidade no regulamento a inserção da Lista de Passageiros Web, que permitirá o envio prévio de dados via Webservice para agilizar a fiscalização nas fronteiras. O tema está sendo desenvolvido no SGT-5.
Entre os aspectos operacionais, destacou-se a possibilidade de as empresas solicitarem alterações no quadro de horários por sistema próprio da ANTT, e flexibilizações no processo de encurtamento de linhas e acordos de operação simultânea.
Outro destaques é a adoção de indicadores de desempenho – o Índice de Qualidade do Transporte Internacional (IQTI) – que vai avaliar desde a satisfação dos passageiros (IPU), a idade média da frota (IAV) até a conformidade regulatória (ICR). Operadores com desempenho ruim ou crítico por dois ciclos consecutivos poderão perder a licença.
O setor privado pôde se manifestar após o fim das explanações. Gladys Vinci, vice-presidente executiva da ABTI, questionou a ausência de estudo técnico para justificar o limite de idade máxima de 15 anos para veículos. Ela alertou que essa definição, baseada apenas na regra nacional, pode gerar competição desleal com países vizinhos que permitem veículos mais antigos e criar custos incompatíveis com a demanda, especialmente no transporte semiurbano de curta distância.
“Exigir que um operador do semiurbano que transportará cerca de 10, 15 km utilize um veículo de no máximo 15 anos, requer um estudo consciente de viabilidade para saber se o investimento terá rentabilidade”, declarou. Gladys afirmou que a ABTI realizará um estudo próprio sobre o tema e o apresentará como contribuição até o prazo final.
Além disso, a ABTI apontou que a legislação ainda não estabelece critérios claros para a aplicação de multas impeditivas a transportadoras estrangeiras, item considerado importante para equilíbrio operacional com alguns países que aplicam tais multas a brasileiros.
A Tomada de Subsídios para o texto final segue aberta até 11 de setembro. Contribuições podem ser enviadas pela plataforma ParticipANTT ou pelo e-mail ap006_2025@antt.gov.br. As sugestões recebidas embasarão a nova resolução.
Foto: Divulgação ANTT/Rebeca Takeshi