
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal recebeu nesta quarta-feira (13) os relatórios sobre as indicações de 16 autoridades para assumir diretorias de agências reguladoras, incluindo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Após a leitura dos pareceres, o presidente da CI concedeu vista coletiva e agendou as sabatinas para a próxima semana, provavelmente na terça (19) e quarta-feira (20).
A MSF 38/2025 traz indicação de Alex Antonio de Azevedo Cruz para o cargo de diretor da ANTT, em substituição a Luciano Lourenço, cujo mandato acabou em fevereiro. Alex é bacharel em direito, diretor-presidente da Agência de Água, Irrigação e Saneamento da Paraíba, diretor-chefe do Departamento Nacional de Produção Mineral na Paraíba e secretário de obras da prefeitura de Campina Grande. Desde 2023, é assessor especial da presidência da Infra S.A.
Diretor-Geral
Na mesma data, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o governo oficializou a troca das mensagens de indicação de Guilherme Theo Sampaio para a vaga de diretor-geral da ANTT.
A nova mensagem encaminhada ao Senado vai viabilizar que ele exerça o período completo de cinco anos no cargo como diretor-geral efetivo, na vaga aberta pelo término do mandato de Rafael Vitale.
A indicação anterior, agora retirada, definia que Sampaio, que hoje era diretor da agência, ficasse no comando da ANTT somente até 18 de fevereiro de 2026, data em que acabaria seu mandato de diretor. Os senadores, no entanto, não concordaram com o período estipulado pelo Planalto e exigiram uma retificação da mensagem para que a indicação seja votada. Até sua sabatina, que também deve ocorrer na próxima semana, ele ocupa a função de diretor-geral substituto.
Com informações de Agência Senado.