A 40ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) está chegando. Esta edição terá como sede a cidade de Cartagena, na Colômbia, e acontece nos dias 15 e 16 de setembro, com transmissão ao vivo pelo Youtube da CIT.
A Assembleia reúne majoritariamente os membros da Câmara (entidades, empresas, agentes de governos, diplomáticos), divididos por “Capítulos”, como são chamadas as delegações de cada país, para intercâmbio de experiências que visam o aprimoramento de ações, parcerias e serviços, bem como o fortalecimento do networking internacional nas mais diversas áreas do setor.[
A ABTI estará representada no encontro por sua vice-presidente executiva, Gladys Vinci, que ainda comporá o painel do Grupo de Trabalho CIT Cone Sul, com o tema “proposta e análise de unificação de normas para a região”.
O Capítulo brasileiro ainda terá outros destaques no evento como a apresentação do Projeto Educação Digital - Rota de Aprendizagem em Gestão, curso em espanhol totalmente virtual ofertado pelo SEST SENAT em parceria com a CIT. O projeto será apresentado pela Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.
A Assembleia ainda trará painéis como “Fracassos em negócios de transporte: Por que as empresas de logística e transporte quebram?” e “Peculiaridades das Atividades de Logística e Transporte: 10 pontos no século XXI”.
Sobre a CIT - A CIT foi fundada em 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT). É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e abrangência internacional, e tem como objetivo primordial defender e zelar pelos interesses dos transportadores e de suas entidades representativas, além de atuar institucionalmente perante órgãos privados ou públicos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou na quarta-feira (10/9) o cancelamento da contratação da empresa responsável pela duplicação de 30 quilômetros da rodovia, no trecho que liga Eldorado do Sul a Arroio dos Ratos.
Segundo a autarquia, será necessário abrir uma nova licitação, ainda sem data definida, já que as construtoras inicialmente contratadas desistiram do projeto. Conforme relatado pelo DNIT, a situação se agravou após as enchentes de 2024, que atingiram justamente o segmento mais afetado e demandam adequações técnicas antes do relançamento do processo.
Além do relançamento da licitação, o governo federal precisa negociar a remoção de famílias indígenas que vivem em uma área de 300 hectares localizada no traçado da obra.
A incerteza também atinge a duplicação de outros 30 quilômetros entre Arroio dos Ratos e Butiá. O conjunto neste trecho, segue longe de uma solução definitiva. Estimativas apontam que serão necessários cerca de R$ 800 milhões adicionais para concluir os 115 quilômetros iniciados em 2014. A previsão inicial era de que os trabalhos fossem entregues em 2017, ao custo de R$ 583,55 milhões.
O Dnit rescindiu contratos com as empresas Toniolo Busnello, EC Brasil e Etel, mas ainda estuda alternativas para retomar os trabalhos. As construtoras que atuavam na obra já haviam desistido, e o governo avaliava se repassaria os serviços a outras concorrentes da disputa. Agora, a definição é pelo relançamento da concorrência pública.
No total, a duplicação completa da BR-290, incluindo os 115 km até Pantano Grande, depende de aproximadamente R$ 800 milhões.
Audiência Pública
Uma Audiência pública marcada para o dia 26 de setembro vai discutir o andamento das obras de duplicação da BR-290, no trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O encontro será às 9 horas, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A rodovia é considerada uma das principais demandas de infraestrutura do Estado, devido à importância estratégica para o transporte de cargas.
O debate é iniciativa dos deputados federais Pompeo de Mattos e Afonso Hamm. A ABTI incentiva a participação dos tranportadores associados como forma de fortalecer a visão do setor sobre as obras na BR e seus impactos nas operações.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta semana um aviso de licitação abrindo concorrência pública para contratação de empresa responsável por obras de conservação, manutenção e restauração de quatro pontes no Rio Grande do Sul, sob jurisdição da unidade de Uruguaiana, incluindo a Ponte Internacional com Paso de los Libres.
Ainda são objetos da licitação a Ponte sobre a Sanga Sinassina (BR-290), Ponte sobre o Rio Butuí e Ponte sobre o Arroio do Salso (ambas na BR-472).
O valor estimado para as obras nas quatro pontes é de R$ 125,5 milhões. A empresa que oferecer o menor preço será a ganhadora da licitação. O prazo para apresentação de propostas iniciou no dia 9 de setembro e a abertura das propostas será no dia 4 de dezembro.
Conforme o edital, o prazo de execução das obras será de 60 meses. Ainda segundo o texto, as pontes, classificadas como Obras de Arte Especiais (OAE) "são um ponto crítico da malha rodoviária" e constituem importantes vias de ligação com a Região geoeconômica Centro-Sul do país, onde são utilizadas como principais corredores de escoamento do país". As obras visam "redução de custo logístico e promoção da mobilidade de cargas e pessoas.
A empresa ganhadora será responsável por elaborar os estudos das reformas necessárias, e projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras.
A ABTI avalia como positiva a abertura da licitação, uma demonstração do desejo de manter a estrutura da Ponte Internacional adequada ao importante fluxo que recebe.