
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta semana um aviso de licitação abrindo concorrência pública para contratação de empresa responsável por obras de conservação, manutenção e restauração de quatro pontes no Rio Grande do Sul, sob jurisdição da unidade de Uruguaiana, incluindo a Ponte Internacional com Paso de los Libres.
Ainda são objetos da licitação a Ponte sobre a Sanga Sinassina (BR-290), Ponte sobre o Rio Butuí e Ponte sobre o Arroio do Salso (ambas na BR-472).
O valor estimado para as obras nas quatro pontes é de R$ 125,5 milhões. A empresa que oferecer o menor preço será a ganhadora da licitação. O prazo para apresentação de propostas iniciou no dia 9 de setembro e a abertura das propostas será no dia 4 de dezembro.
Conforme o edital, o prazo de execução das obras será de 60 meses. Ainda segundo o texto, as pontes, classificadas como Obras de Arte Especiais (OAE) "são um ponto crítico da malha rodoviária" e constituem importantes vias de ligação com a Região geoeconômica Centro-Sul do país, onde são utilizadas como principais corredores de escoamento do país". As obras visam "redução de custo logístico e promoção da mobilidade de cargas e pessoas.
A empresa ganhadora será responsável por elaborar os estudos das reformas necessárias, e projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras.
A ABTI avalia como positiva a abertura da licitação, uma demonstração do desejo de manter a estrutura da Ponte Internacional adequada ao importante fluxo que recebe.