
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou na quarta-feira (10/9) o cancelamento da contratação da empresa responsável pela duplicação de 30 quilômetros da rodovia, no trecho que liga Eldorado do Sul a Arroio dos Ratos.
Segundo a autarquia, será necessário abrir uma nova licitação, ainda sem data definida, já que as construtoras inicialmente contratadas desistiram do projeto. Conforme relatado pelo DNIT, a situação se agravou após as enchentes de 2024, que atingiram justamente o segmento mais afetado e demandam adequações técnicas antes do relançamento do processo.
Além do relançamento da licitação, o governo federal precisa negociar a remoção de famílias indígenas que vivem em uma área de 300 hectares localizada no traçado da obra.
A incerteza também atinge a duplicação de outros 30 quilômetros entre Arroio dos Ratos e Butiá. O conjunto neste trecho, segue longe de uma solução definitiva. Estimativas apontam que serão necessários cerca de R$ 800 milhões adicionais para concluir os 115 quilômetros iniciados em 2014. A previsão inicial era de que os trabalhos fossem entregues em 2017, ao custo de R$ 583,55 milhões.
O Dnit rescindiu contratos com as empresas Toniolo Busnello, EC Brasil e Etel, mas ainda estuda alternativas para retomar os trabalhos. As construtoras que atuavam na obra já haviam desistido, e o governo avaliava se repassaria os serviços a outras concorrentes da disputa. Agora, a definição é pelo relançamento da concorrência pública.
No total, a duplicação completa da BR-290, incluindo os 115 km até Pantano Grande, depende de aproximadamente R$ 800 milhões.
Audiência Pública
Uma Audiência pública marcada para o dia 26 de setembro vai discutir o andamento das obras de duplicação da BR-290, no trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O encontro será às 9 horas, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A rodovia é considerada uma das principais demandas de infraestrutura do Estado, devido à importância estratégica para o transporte de cargas.
O debate é iniciativa dos deputados federais Pompeo de Mattos e Afonso Hamm. A ABTI incentiva a participação dos tranportadores associados como forma de fortalecer a visão do setor sobre as obras na BR e seus impactos nas operações.