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O médico Drauzio Varella, mais uma vez, se junta ao SEST SENAT para conversar com os motoristas brasileiros. Agora, na websérie Vida na Estrada, ele foi conhecer, de perto, o dia a dia de caminhoneiros e caminhoneiras de cidades e rotinas diversas, mas com uma paixão que os une: a vida na estrada.

Em três episódios, o médico descobre o que três motoristas de caminhão fizeram para alcançar o sonho de ganhar a vida atrás do volante. Eles relatam os desafios e o apoio do SEST SENAT na busca por mais qualificação profissional e qualidade de vida.

 

O primeiro episódio já está no ar. Assista no nosso canal do YouTube.

 

Ele conta a história de Yuri, um jovem caminhoneiro de Santos, no litoral paulista, que descobriu, na profissão, um meio de vida para realizar os seus sonhos. Ele conta como é o papel do SEST SENAT no seu dia a dia de estudos e na sua qualificação.

 

Novos episódios
O segundo episódio, que será lançado em março, mostra como Flávio, apesar da sua experiência internacional dirigindo caminhões, teve bastante dificuldade para comprová-la a fim de se inserir no mercado de trabalho brasileiro. Ao longo do relato, é possível entender como Flávio conseguiu superar esse desafio com a assistência e os cursos do SEST SENAT.

Já no último episódio da série, previsto para abril, o Dr. Drazio Varella fala sobre Lidiane, que tinha um sonho de infância que muitos consideraram impossível: ser motorista de carreta. Apesar de todas as dificuldades, ela conseguiu, com a ajuda do SEST SENAT, trilhar essa estrada e conquistar o seu lugar na boleia do caminhão.

 

Valorização dos motoristas
Essa websérie é mais uma iniciativa do SEST SENAT para valorizar a profissão de motoristas profissionais e, assim, contribuir para a redução do déficit de mão de obra no setor.

Além da oferta de cursos de capacitação e reciclagem profissional, o SEST SENAT tem desenvolvido outros projetos relacionados ao reconhecimento da importância desses profissionais.

O programa Valoriza Transporte, por exemplo, busca envolver todos os que fazem parte do ecossistema do transporte em torno de um grande objetivo: melhorar a qualidade de vida dos motoristas do transporte rodoviário de cargas nas estradas.

Ele contribui para que as condições que os caminhoneiros encontram nos pontos de espera, para carregamento e descarregamento de mercadorias, e nos pontos de parada sejam mais adequadas. Uma das iniciativas do programa é a disponibilização de banheiros limpos para atenderem os caminhoneiros enquanto aguardam o carregamento e o descarregamento de mercadorias. Essa é uma medida básica que faz a diferença no dia a dia de quem vive nas estradas. Além disso, uma cartilha sobre as boas práticas para a valorização dos motoristas do transporte rodoviário de cargas também está sendo distribuída.

 

Conheça mais sobre o Valoriza Transporte.

 

Já o Emprega Transporte é a nossa plataforma de ofertas e procura de vagas para o setor de transporte e seus interessados. Com ele, o SEST SENAT busca facilitar a interação entre profissionais e empregadores e, assim, contribuir para a inserção de profissionais no mercado de trabalho e para os processos de recrutamento das empresas.

 

Conheça o Emprega Transporte.

 

Fonte: SEST SENAT

Imagem: Divulgação SEST SENAT

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A Alfândega da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre informou que está marcada para o dia 23 de março a 3ª Reunião da Comissão de Facilitação do Comércio - COLFAC de Porto Alegre, o encontro acontecerá no formato de videoconferência, pela Plataforma Teams, a partir das 10h.

As Comissões Locais de Facilitação de Comércio, disciplinadas pela Portaria Conjunta RFB/SDA/Anvisa nº 61/2021, têm o objetivo de tratar de temas relacionados à exportação, importação e ao trânsito aduaneiro em âmbito local, de forma coordenada com os trabalhos do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac), e como cumprimento do compromisso assumido pelo País de implementação de medidas decorrentes do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para participar é preciso se inscrever até o dia 12 de março através do link: https://forms.office.com/r/e0PHkEDhTZ. Nesse formulário, disponibiliza-se também um espaço para que apresentem, caso desejem, sugestões de temas a serem tratados durante a reunião, de forma a ser elaborada a pauta de forma participativa.

Conforme a regra estabelecida na já citada Portaria, a agenda da reunião será divulgada dez dias antes do evento, quando também será disponibilizado o link do encontro aos inscritos.

A ABTI reforça que poderá apresentar os impasses encontrados pelo setor privado, assim como sugestões de melhorias para o processo, para isso as sugestões de pautas devem ser encaminhadas com justificativa ou material de apoio para o e-mail comunicacao@abti.org.br.

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A Confederação Nacional do Transporte (CNT) alerta a sociedade sobre a grave ampliação da poluição atmosférica na hipótese de se aumentar o percentual de biodiesel no combustível de ônibus e caminhões no Brasil.

Ao contrário do que se propaga, o aumento do percentual do biodiesel na mistura obrigatória ao diesel prejudica o meio ambiente, já que diminui a eficiência energética dos motores, aumentando o consumo. Isso faz com que os veículos passem a emitir mais poluentes, especialmente óxido de nitrogênio.

A experiência da utilização de 13% de biodiesel ocorrida no passado já comprovou isso. Há diversos relatos de panes súbitas em ônibus e caminhões, que se desligaram sozinhos durante funcionamento em rodovias. Isso pode provocar acidentes com vítimas fatais, o que preocupa todo o setor de transporte no Brasil.

O eventual acréscimo do teor do biodiesel irá gerar custos adicionais ao valor do frete, que serão transferidos a toda população, traduzindo-se em acréscimos inflacionários e encarecendo ainda mais o transporte e, por consequência, os produtos consumidos e exportados.

A CNT, dessa forma, convida os representantes da indústria do biodiesel, dos órgãos governamentais, da sociedade civil e da imprensa a participarem de estudos independentes que apontem o teor mais favorável da mistura para o meio ambiente e para o funcionamento dos motores, de forma a garantir segurança aos transportadores e aos usuários das rodovias Brasil afora.

 

Fonte: CNT

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