A Comissão de Infraestrutura (CI) promove na terça-feira (1º), a partir das 9h, audiência pública para debater o descanso de motoristas profissionais de veículos pesados previsto em lei.
O debate foi solicitado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) por meio do requerimento REQ 11/2025-CI.
Em seu requerimento, o senador afirma que há uma contradição entre o que a legislação e o Estado exigem — que motoristas profissionais que dirigem em rodovias descansem durante seu trabalho — com as condições práticas oferecidas para que isso seja possível.
"Ao mesmo tempo em que o Estado determina a obrigatoriedade do descanso, o que é correto ao pensarmos na segurança do motorista, mas é preciso garantir os meios para que o motorista profissional possa descansar com a devida segurança e o mínimo de conforto", ressalta. Ele reitera que há uma "precariedade da infraestrutura de pontos de repouso e descanso nas rodovias do país".
— Os pontos de parada e descanso dos motoristas não foram construídos [conforme deveria ocorrer, considerando-se a legislação]. Há uma absoluta controvérsia entre o legal e o real. No meu estado, por exemplo, só existe um ponto de parada em rodovia federal, construído há menos de um ano — declarou Esperidião Amin durante reunião da CI em 18 de março.
Além disso, ele destaca que "os caminhoneiros sofrem com a aplicação de multas e penalidades administrativas, como a retenção do veículo. A falta de infraestrutura de locais de descanso traz impactos negativos justamente àqueles que deveriam ser beneficiados pela lei".
Fonte: Agência Senado
Foto: Agência Senado/Pedro França
Encerramos o Mês da Mulher celebrando quem participa com a força, resiliência e coragem que o transporte rodoviário internacional requer, mas enriquecida pela sua sensibilidade e delicadeza. No dia 27 de março, a ABTI realizou o #happyhour #PorqueElasMerecem! para a legião feminina que desenvolve suas atividades profissionais no transporte, um evento especial que marcou o encerramento das atividades no Mês da Mulher.
Realizado na Casa Bento, o encontro reuniu dezenas de mulheres que atuam em diferentes frentes do setor, em uma noite pensada para proporcionar diálogo, acolhimento, leveza e reconhecimento.
Mais do que um momento de confraternização, o evento foi um espaço de escuta, troca e inspiração. Reunir mulheres em um ambiente sem formalidades é também uma forma de reforçar que pertencem a todos os espaços – inclusive aos mais desafiadores.
A presença feminina no transporte carrega histórias de superação, competência e dedicação. O #happyhour foi uma pausa simbólica para olhar ao redor, reconhecer a força de cada trajetória e reforçar o que acreditamos: não há limites para quem está preparada, conectada e determinada.
As participantes foram recebidas em um ambiente cuidadosamente preparado, com música ao vivo, lembranças, sabores especiais e muitos momentos para guardar na memória. As fotos do evento estão disponíveis no Flickr da ABTI. As imagens da cabine de fotos, por sua vez, podem ser solicitadas pelo WhatsApp: (55) 98156-0000 – embora, como já diz a brincadeira, o que aconteceu na cabine, fica na cabine.
A ABTI agradece a todas que participaram e reforça seu compromisso de seguir promovendo espaços de valorização e visibilidade do setor. Nos vemos em 2026, com ainda mais vozes, encontros e força feminina.
#PorqueElasMerecem!
Foi recebido e aberto na manhã da última sexta-feira o edital de licitação para a construção da via de acesso à Ponte Rodoviária Internacional sobre o Rio Paraguai, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil). Três licitantes enviaram suas propostas.
A abertura de documentos foi conduzida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, responsável pelo Edital nº 03/2025, com ID nº 460.755. As empresas interessadas são: Benito Roggio E Hijos S.A, que apresentou uma cotação de G. 133 bilhões; Consórcio Rodoviário de Integração, constituído pela Tecnoedil S.A Constructora e LT S.A, pelo valor de G. 125,9 bilhões; e Concret-Mix S.A, que ofereceu G. 128,5 bilhões.
O evento aconteceu no Auditório do MOPC e foi presidido por Natalia Rodríguez, da Unidade de Operações de Contratação (UOC). Também participaram os advogados José Martínez e Andrea Sosa, ambos da Diretoria Jurídica, além de representantes da Dirección de Vialidad e da Prefeitura de Carmelo Peralta.
O objetivo deste projeto é facilitar as ligações rodoviárias e consolidar o Corredor Rodoviário Bioceânico. O contrato terá validade de 12 meses, contados a partir da sua assinatura até que a empresa vencedora cumpra integralmente com suas obrigações, ou seja, até que o MOPC aprove a aceitação final das obras.
Obras e investimentos
A iniciativa inclui não apenas a construção do acesso à Ponte Bioceânica, mas também obras complementares na área urbana de Carmelo Peralta, incluindo melhorias na avenida principal, Avenida Costanera, e portos de embarque. Este esforço é resultado de um convênio firmado entre a Itaipu Binacional, a Prefeitura Municipal de Carmelo Peralta e o Ministério de Obras Públicas e Transportes (MOPC), com o objetivo de melhorar a infraestrutura rodoviária e fortalecer a integração regional.
Os itens a serem executados incluirão pavimentação asfáltica de 3,8 km de estrada de acesso, da Ponte Bioceânica até a Rodovia PY15, terraplenagem, construção de bueiros celulares de concreto armado e melhorias na sinalização e iluminação, entre outros aspectos, tudo apoiado por estudos técnicos.
Fonte: MPOC
Foto: Divulgação/MPOC