Desde a semana passada, a ABTI tem manifestado indignação e cobrado providências urgentes diante dos recentes furtos de cargas no Complexo Terminal de Cargas (Cotecar), em Paso de Los Libres, Província de Corrientes. Os casos, que chegaram ao conhecimento da Associação, evidenciam a fragilidade na segurança do recinto.
A mobilização teve início no dia 19 de março, após a circulação de um vídeo mostrando um indivíduo violando o precinto da carga e subtraindo mercadorias de um veículo dentro do próprio pátio do Cotecar. Relatos de associados demonstraram que este não foi um caso isolado. Para reforçar a gravidade da situação, outro vídeo de furto no recinto foi recebido pela ABTI nesta quarta-feira (26/3).
A Associação formalizou a denúncia junto a diversas autoridades argentinas, incluindo a Agencia de Recaudación y Control Aduanero (ARCA), Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Culto, Ministério do Interior e Coordenação argentina do Subcomitê Técnico de Controles e Operações Fronteiriças (SCTCOF). Além disso, foram acionados o chefe de fronteira do Cotecar, a Gendarmeria e solicitado apoio a entidades representativas do setor privado, como a Fadeeac.
Nos ofícios, a ABTI classificou os incidentes como inaceitáveis, evidenciando falhas graves na atuação das autoridades, especialmente considerando a natureza estratégica das cargas movimentadas no local. A ausência de medidas eficazes tem gerado desconfiança entre transportadores e operadores logísticos.
A Associação também destacou fatores agravantes, como as paralisações da Aduana argentina, que realiza períodos de greve das 10h às 16h, aumentando a retenção de caminhões no pátio e dificultando a identificação de pessoas não autorizadas no recinto. Além disso, a morosidade no atendimento da Justiça Federal gera prejuízos aos transportadores e desestimula a categoria a registrar ocorrências.
O setor não pode operar sob risco constante. Os impactos vão além dos prejuízos financeiros, colocando em vulnerabilidade todos os profissionais que utilizam o recinto. A ABTI cobra um esforço conjunto e a responsabilidade compartilhada para garantir um ambiente seguro.
Para reforçar o pleito, a ABTI pede que transportadores, motoristas e operadores em geral que tenham conhecimento de outros crimes no Cotecar entrem em contato e compartilhem informações. Isso fortalecerá as denúncias e pressionará por medidas efetivas para garantir a segurança no local.
A Transpocred, cooperativa de crédito que atua no segmento de transportes, logística e correios, reforça seu compromisso com a transparência e compromisso social, e anuncia o início de suas assembleias anuais, que ocorrerão de 12 de março a 15 de abril de 2025. Os eventos são um marco importante para a cooperativa, pois oferecem aos cooperados e à comunidade uma visão detalhada das atividades realizadas em 2024 e os planos estratégicos para 2025.
As assembleias são uma oportunidade importante para a Transpocred demonstrar sua transparência, apresentando números e resultados de forma clara e acessível. No entanto, o grande diferencial deste momento é o impacto social que as assembleias geram. Para cada pessoa que participar das assembleias a cooperativa doará R$ 15,00 para uma instituição de caridade. Em 2024 essa ação resultou na doação de mais de 190 mil reais. Em 2025 a cooperativa pretende dobrar o valor doado e, ao todo, serão beneficiadas 38 instituições que estão localizadas nas cidades em que a cooperativa tem unidades de atendimento. Este gesto reforça o compromisso da Transpocred com o desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades onde atua.
Para colaborar com as instituições e aumentar o valor a ser doado pela cooperativa, basta assistir ao vídeo completo do boletim de votos, que é um vídeo produzido, de maneira reduzida, com todas as informações apresentadas na assembleia e que já está disponível em assembleias.transpocred.coop.br.
As assembleias são o principal evento do cooperativismo e um importante momento em que a cooperativa reforça o seu propósito de transformar vidas. Por isso é essencial a participação da comunidade e cooperados. Para mais informações, acesse o site da Transpocred: transpocred.coop.br
SOBRE A TRANSPOCRED
A Transpocred é uma cooperativa financeira especializada nos segmentos de transporte, logística e correios, com 18 anos de atuação e presente nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, com 38 pontos de atendimento. Além de atender de forma digital, todo o Brasil, abrangendo cooperados em mais de 1400 municípios. A Transpocred oferece soluções financeiras como crédito, seguros, gestão de frotas e muitos outros produtos. É uma cooperativa que se destaca por transformar vidas através de consultoria de investimentos, cursos abertos para a comunidade e atendimento personalizado.
CONHEÇA AS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE
Confira a relação completa das instituições que serão atendidas pela Transpocred em 2025:
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Por inciativa do deputado estadual Zé Nunes, que preside a Frente Parlamentar para Nova Modelagem do Polo de Pelotas, ocorreu na quinta-feira, 20 de março, uma audiência pública da Assembleia Legislativa do RS, na cidade de Pelotas. O evento contou com a presença de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças da região, além de entidades do setor como ABTI, Fetransul e o Setcesul.
A rejeição à possibilidade de qualquer prorrogação do contrato da Ecosul foi percepção unânime na audiência. A secretária nacional do Transporte Rodoviário, Viviane Esse, foi tácita ao garantir que não haverá nenhuma prorrogação da concessão ao término do contrato. Segundo ela, caso o leilão não seja feito a tempo de uma nova operação, o DNIT assumirá as rodovias pelo prazo que for necessário.
As manifestações das autoridades se encaminharam para que a região tenha um período de vacância de pelo menos dois anos, para proporcionar um tempo de recuperação da economia regional, fortemente impactada pelas altas tarifas de pedágios. Dirigentes empresariais apontam que a Zona Sul passa por um ciclo de desindustrialização decorrente do alto custo logístico.
Paulo Ziegler, representando a ABTI, assinalou que os altos custos do pedágio da BR-116 e da BR-392 impactam o transporte rodoviário internacional de cargas para o Uruguai. Segundo ele, a certeza do fim do contrato da Ecosul é a oportunidade de se construir uma nova concessão condizente com a realidade regional, e que ao mesmo tempo, volte a impulsionar a economia.
Já Rudimar Pulcinelly, ex-presidente do Setcesul, e vice-presidente da Fetransul, questionou a demora do Ministério dos Transportes em desenvolver um novo projeto de concessão: "sabiam há muito tempo que o contrato terminaria em março de 2026", acrescentou.
Foto: Divulgação/Setcesul