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O desequilíbrio entre reservas e passivos monetários é muito grande. As reservas poderão diminuir se pagamos as importações, e os passivos crescerão vertiginosamente.

O cenário internacional se complicou, o real brasileiro está sendo negociado acima de 5 por dólar, o yuan foi desvalorizado para 7,30 por dólar, a taxa de curto prazo nos Estados Unidos está em 5,1% ao ano por 2 anos e 4,7% ao ano em um prazo de 10 anos. Estas taxas de juro comparadas com uma inflação de cerca de 3,7% anuais mostram-nos taxas de juro muito positivas face à inflação.

O Reserva Federal disse que deixaria a taxa alta por muito tempo, mas cuidado, o mercado de trabalho não está mais forte, os gastos do consumidor podem diminuir à medida que as poupanças geradas na pandemia forem consumidas, e não vemos um recrudescimento da inflação. Tudo indicaria que estamos indo para um pouso suave.

Na Argentina vemos um reescalonamento dos vencimentos em pesos que clareia o cenário financeiro pré-eleitoral. Uma arrecadação tributária que cresce 102,3% ao ano, quando estimamos para setembro uma inflação anualizada de 132,5% ao ano. No entanto, a arrecadação do IVA sobre o consumo cresceu 174,4% anualmente, muito mais do que a inflação e é claro que os agentes econômicos continuam a aumentar o stock, o que indica que uma recessão mais profunda nos espera no futuro.

Em questões financeiras vemos uma situação delicada, a base monetária já totaliza $ 6,5 trilhões, crescendo 59,0% ao ano, e o estoque da dívida do Banco Central $ 21,1 trilhões, crescendo a uma taxa de 154,0% ao ano. A esta taxa de crescimento, até ao final do ano a base monetária poderá atingir $ 8 trilhões e os passivos monetários em torno de $ 29 trilhões, o que implica passivos monetários de $ 37 trilhões.

As reservas hoje rondam os US$ 27 bilhões; no melhor cenário, estariam num nível semelhante no final do ano. O dólar para equilibrar passivos e reservas estaria em $ 1.370, um nível que só de pensar dá calafrios.

A Argentina precisa urgentemente trabalhar no equilíbrio fiscal, para isso o próximo governo, ganhe quem ganhar, não tem outra saída senão eliminar uma série de subsídios à economia, à eletricidade, ao gás, aos combustíveis e aos transportes. Isto levará inevitavelmente a uma mudança nos preços relativos da economia.

A primeira coisa que temos que fazer é alcançar o equilíbrio fiscal, para não continuarmos endividando o Banco Central. O estoque de dívida do Banco Central se pode liquidar com uma desvalorização, mas isso deixará danos irreparáveis na sociedade; qualquer desvalorização traz consigo recessão e uma onda de famílias que permanecerão abaixo da linha da pobreza e da indigência.

Os debates presidenciais deverão deixar-nos sinais claros de como vamos trabalhar no cenário econômico do ano 2024, é muito bom definir o horizonte, mas seria muito melhor saber como vamos realizar as reformas estruturais, já que operar essas reformas implicaria um impacto em cada um dos lares do país.

Foi surpreendente que no debate presidencial de domingo não se tenha falado do campo, principal setor que contribui com 65% dos dólares para o funcionamento da economia. Parece que o debate foi mais para a Capital e subúrbios do que para toda a Argentina. Obrigado candidatos.

Atualmente, o sistema financeiro tem depósitos de $ 33,2 trilhões, dos quais apenas $ 12,6 trilhões se destina como empréstimos ao setor privado, um total de $ 22,1 trilhões são atribuídos a empréstimos de dinheiro ao Banco Central via leliq e passes.

Os depósitos em dólares totalizam US$ 17,140 bilhões, dos quais se emprestam ao setor privado US$ 3,182 bilhões, US$ 9,450 bilhões permanecem em reservas no Banco Central e o restante está líquido no caixa dos bancos.

Como se pode verificar, em termos de pesos há pouco dinheiro para financiar o setor privado, e dado o atual esquema financeiro não parece que as empresas estejam num cenário financeiro confortável, acreditamos que nos próximos meses terão pouca oferta de crédito e com taxas muito elevadas.

Em relação aos depósitos em dólares, nota-se claramente a elevada liquidez, os bancos têm disponibilidade de dólares para suprir todos os vencimentos a prazo fixo em moeda forte no mercado.

Conclusões

-Para os meses que restam até o fim do ano, não parece que tenhamos pela frente um cenário financeiro amigável, as taxas de juro continuarão elevadas para as empresas que exigem dinheiro, e serão escassas para os poupadores.

-O câmbio congelado em $ 350 para as exportações revela que as vendas ao exterior perderão competitividade. Não vemos o governo continuando a viabilizar as importações no mesmo ritmo dos primeiros meses do ano. As importações dos últimos três meses ficaram em média em US$ 7 bilhões, e são efetivamente pagas cerca US$ 5 bilhões, acumulando uma dívida futura que deverá ser liquidada no próximo governo.

-Em resumo, as reservas atuais não são as reais, pois no futuro deverá ser liquidada uma dívida com importadores que hoje gira em torno de US$ 15 bilhões. O passivo monetário do Banco Central será muito maior, pois teremos meses em que o déficit fiscal estará presente e as dívidas terão de ser refinanciadas.

-Em resumo, todos os caminhos nos levam a um dólar no atacado e a alternativos mais elevados do que os atuais. Medidas que visam melhorar os programas de exportação por meio da liquidação de 25% no mercado de capitais, como a eliminação de retenções e a chegada de recursos do exterior para liquidação no mercado de capitais, podem amenizar a correção cambial, mas não alteram o fundo da questão. A Argentina tem escassos fluxos de dólares e um fluxo de pesos que cresce a uma taxa superior a 10% ao mês.

Para deixar claro o que estamos a dizer, as reservas em um ano passaram de US$ 37,6 bilhões para US$ 27 bilhões, o passivo monetário total passou de $ 12,4 trilhões para $ 27,7 trilhões. No mesmo período, o dólar atacadista aumentou 137,6%, o dólar azul 177,2% e o dólar de equilíbrio 210%. Ainda há espaço para correção nas taxas de câmbio.

Fonte: Ámbito / análise financeira de Salvador Di Stéfano.

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A infraestrutura rodoviária do Paraná vai ganhar um impulso nos próximos anos com a concessão ao Consórcio Infraestrutura PR do lote 2 de rodovias do estado. A empresa venceu o leilão promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na sexta-feira (29) na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Com o resultado, os motoristas que passarem pelas três rodovias federais e quatro estaduais pagarão em média 40% menor aos valores praticados anteriormente no estado.

Com a concessão, os paranaenses sentirão a diferença a partir dos investimentos de R$ 17,3 bilhões previstos para os próximos 30 anos. Deste total, R$ 10,8 bilhões serão destinados a novas obras e R$ 6,5 bilhões para serviços operacionais. O aporte financeiro vai criar um padrão de vias que conseguirão atender ao crescente fluxo de transporte de cargas e escoamento de produção agrícola na região portuária.

O contrato de concessão prevê uma série de medidas para melhorar as condições de tráfego. Entre elas, a adoção de valores diferentes para pista simples e dupla, inovações estruturais e tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED) em pontos críticos e investimentos em paradas de descanso para caminhoneiros, pontos de ônibus e passarelas para pedestres. A área de influência direta do lote licitado abrange 27 municípios agrupados em dois blocos de rodovias.

Quais são as melhorias previstas com a concessão?

• No primeiro ano, ações emergenciais e de recomposição da sinalização

• Do segundo ao quinto ano, a concessionária fará a recuperação estrutural das rodovias;

• Ampliação de capacidade, melhorias e manutenção nos 604,66 quilômetros de pista;

• Duplicação de 350,2 quilômetros de pistas;

• Implantação de 138,7 quilômetros de faixas adicionais;

• Construção de 72,3 quilômetros de ciclovias;

• Criação de 74 quilômetros de novas vias marginais;

• Instalação de 112 obras de arte especiais, como viadutos, passagens e retornos.

Novidades previstas na concessão

• Desconto para usuário frequente (DUF)

• Desconto Básico de Tarifa (DBT): 5% de desconto na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio;

• Reclassificação tarifária: preços diferentes para pistas simples e dupla

• Aporte progressivo de recursos vinculados, proporcionais ao deságio oferecido, para evitar deságios excessivos no leilão;

• Mecanismo de mitigação de risco de demanda;

• Ponto de parada e descanso para caminhoneiros (PPD);

• Implantação de área de escape;

• Segurança Viária com a aplicação da metodologia iRap de avaliação da qualidade de rodovias.

Praças de pedágio:

• São José dos Pinhais (BR-277)

• Carambeí (PR-151)

• Jaguariaíva (PR-151)

• Sengés (PR-151)ׇ

• Quatiguá (PR-092)

• Jacarezinho (BR-153 e BR-369)

Fonte: Ministério dos Transportes

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O preço do óleo diesel subiu R$ 0,02 por litro no domingo (1º), de acordo com o Instituto Combustível Legal (ICL) e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Esse aumento faz parte da segunda fase de retomada dos impostos PIS e Cofins sobre o diesel, que deverão alcançar a alíquota integral de R$ 0,35 por litro em janeiro de 2024. Até agora, os valores são de R$ 0,11 em setembro e R$ 0,13 em outubro.

Esses recursos são aplicados ao diesel A, produzido nas refinarias, que possui 12% de biodiesel, resultando no diesel B, vendido nos postos. Considerando essa mistura, os impostos somam, aproximadamente, R$ 0,10 em setembro, R$ 0,12 em outubro e R$ 0,33 em janeiro de 2024.

Essas alíquotas de PIS/Cofins estavam zeradas desde 2021 para reduzir o preço do diesel ao consumidor. Porém, em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou a cobrança para financiar o programa de descontos para carros novos do governo. Esse programa foi lançado em junho, e a reoneração do diesel em R$ 0,11 começou em setembro, com um aumento adicional de R$ 0,02 em outubro.

Em setembro, quando os impostos foram retomados, o preço do óleo diesel subiu R$ 0,05 nos postos, passando de R$ 6,13 para R$ 6,18 em média nacional, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na última semana de setembro, o preço médio nos postos foi de R$ 6,22 por litro, representando um aumento de R$ 0,09 em relação ao início do mês, quase igual ao valor do aumento de impostos para o diesel vendido ao consumidor.

A Petrobras, a principal produtora de combustíveis no Brasil, não aumentou os preços nesse período, com seu último reajuste em agosto. No entanto, mais de 20% do diesel consumido no país é importado, e refinarias privadas seguem preços alinhados ao mercado internacional.

Fonte: GZH

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