O preço do óleo diesel subiu R$ 0,02 por litro no domingo (1º), de acordo com o Instituto Combustível Legal (ICL) e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Esse aumento faz parte da segunda fase de retomada dos impostos PIS e Cofins sobre o diesel, que deverão alcançar a alíquota integral de R$ 0,35 por litro em janeiro de 2024. Até agora, os valores são de R$ 0,11 em setembro e R$ 0,13 em outubro.
Esses recursos são aplicados ao diesel A, produzido nas refinarias, que possui 12% de biodiesel, resultando no diesel B, vendido nos postos. Considerando essa mistura, os impostos somam, aproximadamente, R$ 0,10 em setembro, R$ 0,12 em outubro e R$ 0,33 em janeiro de 2024.
Essas alíquotas de PIS/Cofins estavam zeradas desde 2021 para reduzir o preço do diesel ao consumidor. Porém, em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou a cobrança para financiar o programa de descontos para carros novos do governo. Esse programa foi lançado em junho, e a reoneração do diesel em R$ 0,11 começou em setembro, com um aumento adicional de R$ 0,02 em outubro.
Em setembro, quando os impostos foram retomados, o preço do óleo diesel subiu R$ 0,05 nos postos, passando de R$ 6,13 para R$ 6,18 em média nacional, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na última semana de setembro, o preço médio nos postos foi de R$ 6,22 por litro, representando um aumento de R$ 0,09 em relação ao início do mês, quase igual ao valor do aumento de impostos para o diesel vendido ao consumidor.
A Petrobras, a principal produtora de combustíveis no Brasil, não aumentou os preços nesse período, com seu último reajuste em agosto. No entanto, mais de 20% do diesel consumido no país é importado, e refinarias privadas seguem preços alinhados ao mercado internacional.
Fonte: GZH
O Grupo CCR, por meio das concessionárias CCR AutoBAn, CCR ViaOeste e CCR Rodoanel, está informando o início da cobrança da tarifa pela totalidade dos eixos suspensos de todos os veículos comerciais que circularem carregados. A cobrança passou a ser feita desde domingo, 1º de outubro, no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, e na Rodovia Governador Mário Covas, trecho Oeste. A cobrança será feita em todas as praças de pedágio desses trechos.
A cobrança do eixo suspenso está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução CONJUNTA SPI/SEMIL 001, de 04-09-2023, que estabelece os requisitos para que sejam considerados vazios os veículos de transporte de cargas que circularem nas vias terrestres estaduais.
A verificação de cada veículo será feita automaticamente, pela placa, por meio da utilização das câmeras localizadas nas praças de pedágio.
Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) aberto ou não.
Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.
O mesmo acontece com os veículos que utilizam a passagem automática das praças convencionais. Durante a passagem pelo leitor da tag (etiqueta eletrônica), o sistema consulta automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente.
Dessa forma, se faz ainda mais necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas.
Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso.
Fonte: Blog do Caminhoneiro
Estamos perto de um dólar em pânico ou o dólar azul poderá estabilizar? Os economistas apresentam as suas projeções e explicam o que está por trás desta forte recuperação altista.
O dólar azul ultrapassou $ 800 pesos pela primeira vez nesta sexta-feira, 29, e atingiu um novo recorde histórico nominal. Isso acontece enquanto as taxas de bolsa também operam em níveis elevados: com o CCL acima de $ 800 pesos e o MEP (mercado de pagamentos eletrônicos) acima de $ 700 pesos. O contexto eleitoral e a incerteza sobre a economia local (com a retirada do dólar soja, as escassas reservas e as medidas para aliviar a inflação) somados a um contexto internacional desfavorável, geram uma panela de pressão nas taxas de câmbio paralelas.
Para o economista Federico Glustein, a ascensão do azul hoje tem vários aspectos: "Primeiro com os aumentos nominais dos salários e as medidas de promoção do consumo, uma parte dessa massa está inclinada à compra de moeda estrangeira, especialmente aqueles que não o fazem. "Eles conhecem a operação do MEP. Ao mesmo tempo, sente-se a retirada do dólar soja 4 e o contexto de escassez de divisas, sobretudo, somando a dolarização das carteiras antes das eleições, são parte fundamental desta nova disparada."
Por sua vez, a economista Natalia Motyl também destacou o que aconteceu no contexto internacional. "Novos possíveis aumentos na taxa de juros do FED, o fortalecimento do dólar global e as tensões geopolíticas entre a China e Taiwan. Isto ameaça os mercados emergentes como a Argentina e afeta as suas moedas locais", expressou.
Injeção de pesos, fim do dólar da soja e eleições
Para Motyl, a injeção de liquidez teve um impacto negativo nas expectativas e isso leva a um agravamento do problema fiscal. "Também estamos nos aproximando das eleições gerais, o mercado desconta que haverá correção de variáveis pós-eleições e acelera a dolarização das carteiras agora", disse ele e garantiu que o câmbio está atrasado, voltou aos níveis pré Paso, o que gera uma demanda em dólares.
Finalmente, segundo sua visão, a decisão do BCRA de manter a taxa de juros estável abaixo da inflação em agosto e setembro fez com que os investidores abandonassem os instrumentos locais e se voltassem para os instrumentos em moeda estrangeira.
Por sua vez, o economista Gustavo Ber expressou: "Acredito que o processo de dolarização pré-eleitoral está se acelerando, conforme planejado, mas também acrescenta preocupações crescentes sobre a dinâmica do déficit fiscal, da emissão monetária e da queda na demanda de dinheiro. A postura cautelosa dos investidores no atual contexto de incerteza política e econômica também está se refletindo na fraqueza dos ADRs (American Depositary Receipts) e na punição dos títulos tanto em dólares quanto em moeda local."
Existem medidas que possam conter a subida do dólar azul?
Para o analista de mercado, Salvador Di Stéfano, há muitas medidas que o Governo tomou que serão eficazes. "Em primeiro lugar, o mais eficaz será a extensão do dólar soja. O segundo tem a ver com a redução das retenções sobre o leite. E o terceiro, a possibilidade de as empresas poderem fazer um aporte de capital trazendo dólares do exterior à cotação Dinheiro com Liquidação".
Até que ponto o dólar azul poderia subir no curto prazo
Para Di Stéfano, a próxima semana "tenderá à estabilização". Portanto, o dólar azul, na sua visão, não deve ultrapassar a área de $ 830 / $ 850 pesos. Nesse sentido, mencionou que o real no Brasil "deu um salto muito importante nos últimos dias e hoje estamos vendo uma reversão. Chegou a 5,07 e hoje está furando a zona de 5. Então o que temos é isso". Se houver uma revalorização do real, isso ajudará o dólar azul a se segurar na próxima semana, encontrar um teto e começar a buscar um valor abaixo de 800."
"O azul antes das eleições pode chegar a $ 880 pesos e depois das eleições, até o final de outubro, $ 900 pesos no melhor cenário. Se entrarmos em uma dinâmica de forte aceleração da dolarização da carteira, chegará a $ 1.000 pesos na última semana de outubro", Motyl acrescentou.
Por fim, para Gustavo Ber: "Dentro de um processo de inflação elevada, e de nominalidade da economia, os dólares devem continuar a se reorganizar para cima pelo menos nessa taxa, mesmo dentro de um cenário de câmbio elevado que reflita um nível de pânico".
Fonte: Ámbito