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Na tarde desta terça-feira, 05 de maio, foram recepcionados no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana, pelo Gerente de Operações da Multilog, Darlan Souza, o Exército do município, a Secretária de Saúde Liliam Stumm, a diretora executiva da ABTI, Gladys Vinci e Fábio Ciocca do SDAERGS. Durante a visita, foi tratada a possibilidade do Exército realizar uma desinfecção das áreas comuns do PSR-URA que possuem grande circulação de pessoas e veículos. Com isso, se for viável, posteriormente, a limpeza poderá ser realizada semanalmente.

Ainda, durante a passada pela sala dos representantes de transporte, foi constatado que apesar da redução de pessoal, o ambiente ainda não possui a ventilação adequada, sendo solicitado desse modo, uma melhora nas condições do espaço (instalação de janela para circulação do ar).

Durante a visita também foi observado que parte dos motoristas que circulavam no local não estavam realizando o uso de máscara. Reclamação também recebida de recintos alfandegados da Argentina. Sendo assim, a Associação reforça que o uso do dispositivo é obrigatório para todos que estiverem circulando em áreas comuns. A máscara é uma das medidas de proteção mais eficazes para enfrentamento da pandemia.

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No último dia 30 informamos que motoristas estariam sendo alertados pela Gendarmería Argentina sobre a proibição de transitar pela região sem duas placas identificatórias no semirreboque. Considerando as prescrições contidas na Nota 2017-09217075 da Subsecretaria de Transporte Automotor da Argentina que contraria a exigência citada acima, a Associação solicitou que providências fossem tomadas.

Com mediação da ANTT, a Subsecretaria de Transporte da Argentina foi informada sobre o problema e reforçou às autoridades de fiscalização que conforme a Nota 2017-09217075, reboques e semirreboques de origem brasileira devem portar uma única placa traseira.

Tendo em vista que o impasse foi imediatamente solucionado, orientamos a todos que os demais itens que constam na Nota da Subsecretaria sejam seguidos, sendo eles:

Luzes Três Marias: as luzes dianteiras devem ser brancas ou âmbar e as luzes traseiras vermelhas;

Aplicação de faixas retrorrefletivas laterais: devem ser aplicadas apenas no reboque e semirreboque;

Círculo refletivo indicador de velocidade máxima de circulação: as dimensões e cor do círculo devem ser

Brasil: fundo branco com números em vermelho.

Sinalização especial de advertência traseira para configurações de veículos com dimensões especiais ou excedentes:
Brasil: Resoluções Nº 368/2010 y Nº 610/2016.

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Em decorrência da pandemia do coronavírus, para preservar a saúde e bem-estar dos condutores que operam no transporte internacional, no Complexo Terminal de Cargas – Cotecar, como procedimento preventivo foram implementadas ações de higienização de veículos, controle dos sinais vitais e realização de testes rápidos da Covid-19.

Sem custos, os caminhões que ingressam no território argentino passam pelo processo de limpeza exterior e interior, mediante a aplicação de produtos químicos desinfetantes. Ainda e principalmente, os condutores que já devem estar fazendo uso de máscara (dispositivo obrigatório), são submetidos a procedimento sanitário para detecção de sintomas compatíveis da Covid-19, através da verificação da temperatura corporal e aplicação de testes rápidos.

Desde o início das ações preventivas, em 18 de abril, são aplicados diariamente mais de 300 testes rápidos da Covid-19 entre grande parte dos condutores que transitam no Cotecar. A ação é de responsabilidade do Hospital Cabecera San José, que se mantém empenhado em colaborar com a disponibilização e aplicação do exame. A equipe do hospital também realiza o controle com pessoas que circulam pela AFIP e SENASA (servidores públicos e privados).

Conforme o diretor do hospital San José, Juan Manuel Ferrer, a iniciativa surgiu da preocupação de que alguém com Covid-19, contamine outras pessoas por não tomar as medidas de prevenção necessárias. Com isso, o diretor alerta a importância dos motoristas estarem atentos aos sintomas de febre, tosse, dor de garganta e falta de ar, em que é necessário procurar ajuda médica. "Usted es importante para su familia y para todos nosotros por su importancia en la cadena de abastecimiento", finaliza.

No Centro Unificado de Fronteiras – CUF de São Borja/Santo Tomé, também está sendo realizada a higienização dos veículos do transporte internacional que estiverem ingressando no território argentino.

O procedimento que é destinado aos operadores do Comércio Exterior, Empresas de Transporte e Logística que atuam no CUF, tem como objetivo contribuir para a prevenção de contaminação pelo coronavírus (Covid-19).

A limpeza é realizada em duas etapas, sendo elas:

• limpeza exterior do caminhão e semirreboque de até 1,80 m de altura, realizada com uma solução de 2 mg de cloro por cada litro de água;
• solicitando que o condutor deixe a cabine do veículo, é feita a desinfetação do interior com uma solução de álcool 70%. Após o procedimento, será recomendado que o motorista não fume ou acenda qualquer fogo dentro da cabine, pelo período mínimo de 1 (uma) hora.

A operação de higienização dos veículos é realizada antes do acesso dos veículos a guarita brasileira de ingresso ao pátio aduaneiro. Após a limpeza, os motoristas recebem um certificado comprovando a desinfetação realizada.

20200430 Mercovia  202004303 Mercovia

 (Imagem: Mercovia S.A) 

 

 

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