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O governo argentino, através da Secretaría de Calidad em Salud, publicou algumas recomendações sobre a aplicação da Decision Administrativa 342/2021, e o Ministério de Transporte da Argentina emitiu um comunicado aos países signatários do ATIT a respeito da exigência de testes aos tripulantes que ingressarem no país.

Desde a última terça-feira, 20 de abril, estão acontecendo bloqueios na fronteira de Paso de los Libres e Uruguaiana, onde transportadores estão reclamando da obrigatoriedade da apresentação de resultado negativo do teste RT-PCR, no máximo 72h antes do ingresso na Argentina, para tripulantes estrangeiros, e exigindo tratamento igualitário para os motoristas argentinos.

Diante da atual situação, o governo argentino decidiu que após o dia 30 de abril de 2021, prazo estabelecido para aplicação da Decisão Administrativa nº 342/2021, a autoridade fiscalizadora competente reconhecerá os testes PCR em tempo real ou LAMP para SARS - CoV-2, com um prazo de até sete (7) dias a partir da coleta. A decisão trata-se de um tratamento isonômico, os testes deverão ser realizados por qualquer tripulante que ingressar no território argentino, independentemente da nacionalidade ou do ponto de fronteira.

A respeito dos motoristas que estavam com as cargas paradas na fronteira e que já realizaram os testes, mesmo que estejam vencidos, estes estão autorizados a cruzar, para amenizar o impacto das mobilizações.

A decisão parte de uma reunião ocorrida ontem no final do dia, com os organismos de aplicação do ATIT – Acordo de Transporte Internacional Terrestre, em que solicitavam a flexibilização das medidas adotadas pelo governo argentino. Apesar de não terem sido atendidas todas as demandas, entende-se que o governo está buscando alternativas para que o transporte internacional consiga continuar em atividade sem sofrer ainda mais prejuízos.

A ABTI agradece o apoio da Agência Nacional de Transporte Terrestre, da Casa Civil, do Itamaraty e das entidades coirmãs, ATACI, CATAMP, FADEEAC, FETRA, NTC&LOGÍSTICA, AGETICH, CHILETRANSPORTE AG, AGETRAPAR, CAPATIT e CATIDU, que não mediram esforços em prol da agilidade e desburocratização do transporte rodoviário internacional de cargas.

Confira os documentos emitidos:
• Ministerio de Salud
Ministerio de Transporte

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A Confederação Nacional de Transporte – CNT, está realizando uma pesquisa sobre a comercialização do Biodiesel no Brasil para avaliar a percepção dos empresários em relação aos impactos do uso do biodiesel no transporte.

A pesquisa está sendo realizado com os representantes do transporte rodoviário de cargas e passageiros, buscando analisar eventuais problemas mecânicos e econômicos relacionados à composição do diesel comercial, a partir da elevação dos teores de biodiesel aplicados nos últimos anos.

Atualmente o Brasil utiliza 13% de biodiesel no óleo diesel mineral, muito superior ao praticado em países desenvolvidos, como Europa (7%), Japão (5%), Estados Unidos (5%) e Canadá (4%). E, apesar da importância para a redução de emissões de gases, estudos apontam que teores elevados de biocombustível geram, além de problemas mecânicos nos veículos, elevação no valor do combustível.

Participe da pesquisa, sua opinião é fundamental!
Acesse: https://www.cnt.org.br/CNT_Biodiesel

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Em reunião realizada ontem, 21 de abril, o Condesul – Conselho Empresarial do Transporte Rodoviário de Cargas do Mercosul, Bolívia e Chile, preparou um outro documento ao Subgrupo de Trabalho nº 5 – Transporte, do Mercosul, solicitando apoio para as dificuldades enfrentadas pelo setor.

No documento o Condesul reforça a necessidade da realização de uma Reunião Extraordinária do SGT-5, para tratar sobre a situação crítica nos passos de fronteira do Mercosul e Chile. Além disso, solicitou uma resposta para os documentos enviados aos Coordenadores Nacionais do SGT-5 "Transporte MERCOSUL", nos dias 5 e 10 de abril, respectivamente, pois até o momento não houve retorno quanto ao seu posicionamento.

O Conselho demanda que haja uma harmonização das normas sanitárias para a prevenção da COVID-19 no Mercosul e Estados Associados, unificando o tipo de exames solicitados aos tripulantes do transporte rodoviário internacional de cargas. Ainda, que os testes sejam realizados no prazo de 15 dias, ou enquanto durar a viagem (origem-destino-volta à origem), permitindo o funcionamento normal dos trânsitos internacionais. E que este custo seja a cargo do Estado ou importador/exportador, análogo ao acordo com o Uruguai.

Por fim, o Condesul, como frente representativa do setor, reiterou seu posicionamento quanto à prioridade dos motoristas do transporte internacional nas campanhas de vacinação de todos os países. Segundo o entendimento do Conselho, quando os motoristas em atividade estiverem vacinados, diminuirá a possibilidade de disseminação do vírus, assim como a necessidade de atendimento médico no exterior, portanto, as restrições impostas pelos países não serão mais tão relevantes.

A ABTI agradece o apoio das entidades coirmãs, ATACI, CATAMP, FADEEAC, FETRA, NTC&LOGÍSTICA, AGETICH, CHILETRANSPORTE AG, AGETRAPAR, CAPATIT e CATIDU, pelo trabalho incansável em prol da agilidade e desburocratização do transporte rodoviário internacional de cargas.

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