O Tribunal de Contas da União (TCU) está realizando uma consulta pública nacional para avaliar a qualidade e a segurança das pontes brasileiras. O objetivo é entender como os usuários percebem essas estruturas, identificando situações de risco que possam comprometer sua integridade e segurança.
Os dados coletados vão apoiar a fiscalização realizada pelo Tribunal para avaliar a gestão da manutenção da malha rodoviária federal, responsabilidade do Ministério dos Transportes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A auditoria abrangerá tanto as rodovias sob administração direta da União quanto os trechos concedidos à iniciativa privada.
A ABTI convida os transportadores rodoviários internacionais a participarem ativamente desta iniciativa. É uma oportunidade fundamental para que quem vive o dia a dia das estradas contribua com informações relevantes, incluindo sobre as pontes internacionais, que exercem papel estratégico na logística e integração regional.
Como participar?
Basta preencher um breve questionário on-line, acessível por celular ou computador, por meio do link: https://ir.tcu.gov.br/aus
O participante irá indicar:
Nos dias 22 e 23 de abril, ocorre, em Buenos Aires, a VI Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) do Mercosul.
De interesse do setor, o encontro terá novas discussões sobre pesos e dimensões dos veículos de transporte terrestre no bloco.
O encontro abre espaço para manifestação do setor privado e, para embasar a contribuição da ABTI enquanto entidade representativa, a Associação convida os associados a se fazerem presentes e contribuírem para defesa dos interesses dos operadores.
Data: 22 e 23 de abril
Horário: Início às 9h em ambos os dias
Local: Avenida Roque Saenz Peña 777, piso 11, Buenos Aires - Argentina.
Confira o temário completo:
1. PESOS E DIMENSÕES DOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE TERRESTRE
1.1.Uso de pneus super largos nos eixos dianteiros com suspensão a ar para todos os tipos de transporte
1.2. Ônibus do MERCOSUL
1.3. Acoplados de quatro eixos
1.4. Status da proposta de revisão das Resoluções do GMC nº 65/08 e 26/11 (Pesos e dimensões)
1.5. Comprimento de Cegonheiras
1.6. Comprimento máximo do conjunto trator e semi-reboque
2. INFORMAÇÕES DOS GRUPOS E COMISSÕES AD HOC DO SGT N° 5
2.1. Grupo – Ad Hoc para Veículos Especiais e Limitadores de Velocidade (GAHCITV)
2.2. Grupo Ad Hoc de Agilização Fronteiriça (GAHAF)
23. Comissão de Especialistas em Transporte Marítimo do MERCOSUL (CETM)
2.4. Comissão de Transporte Ferroviário (CTF)
2.5. Grupo de Trabalho sobre Transporte Terrestre de Mercadorias Perigosas no MERCOSUL (GTMP).
2.6. Comissão para a Harmonização dos Procedimentos de Controlo do Transporte Internacional por rodovia (CF)
2.7. Comissão para a Integração de Informações sobre Transporte de Passageiros e Cargas – Sistematização de Dados (CIIT)
3. RASTREABILIDADE DE BAGAGEM – RESOLUÇÃO GMC Nº 54/18 “Regime de Bagagem
Identificação de bagagem aplicável aos serviços de transporte internacional passageiros por rodovia”
4. SUSTENTABILIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS EM TRANSPORTES
5. ATORES NO TRANSPORTE INTERNACIONAL
6. SUB-ROGAÇÃO E REPETIÇÃO DO SEGURO DE CARGA
7. SGT Nº 14 “INFRAESTRUTURA”
8. MONITORAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO REGULAMENTAR DO MERCOSUL
9. CONTRIBUIÇÕES DO SETOR PRIVADO
10. OUTROS TÓPICOS
O setor transportador conquistou uma importante vitória na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (2), com a rejeição pela CVT (Comissão de Viação e Transportes) do Projeto de Lei nº 3.569/2024, que pretendia proibir o uso de pneus recapados (ou ressolados) em ônibus e caminhões que circulam em rodovias federais e estaduais.
A proposta, de autoria do deputado Capitão Augusto (PL/SP), contrariava uma prática amplamente consolidada e sustentável no setor: a recapagem de pneus, certificada pelo Inmetro e essencial para a redução de custos, o estímulo à economia circular e a preservação ambiental.
O Sistema Transporte, por meio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), atuou ativamente, junto ao relator da matéria, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL/SP), e aos demais membros da Comissão, destacando os impactos negativos do projeto para as empresas de transporte e para o meio ambiente. A substituição obrigatória dos pneus recapados por novos poderia elevar em até 30% os custos operacionais, com reflexo direto no valor do frete e nas tarifas do transporte público.
A recapagem é um processo industrial seguro e regulado que substitui apenas a banda de rodagem desgastada, prolongando a vida útil do pneu. Além disso, o setor de reforma de pneus é responsável por mais de 7 mil empregos diretos no Brasil e contribui significativamente para a redução de resíduos sólidos, já que um pneu pode levar mais de 600 anos para se decompor na natureza.
Com a rejeição do projeto em sua única Comissão de mérito, a proposta deve ser arquivada.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Foto: Agência Senado/Pedro França