Em um novo comunicado oficial, o Sindicato Único do Pessoal Aduaneiro da República Argentina (SUPARA) anunciou que realizará uma paralisação em todo o país nos dias 15, 16, 29 e 30 de abril, com horário previsto para das 7h às 19h. Durante esses dias, os trabalhadores permanecerão presentes em seus locais de trabalho, mas não irão realizar tarefas aduaneiras de rotina, podendo gerar diversos atrasos às operações de transporte internacional.
O documento prevê uma série de medidas que incluem uma paralisação nacional do trabalho, um apagão de computadores e reuniões informativas durante os horários de expediente. A decisão é uma resposta à estagnação nas negociações salariais reivindicadas.
O sindicato esclareceu que, por enquanto, as medidas não afetarão o turismo internacional de passageiros nas diversas passagens de fronteira. Da mesma forma, serão isentas as operações vinculadas a motivos humanitários ou de saúde pública.
Passo Cristo Redentor
Além da mobilização, o fluxo pelo passo Cristo Redentor entre Argentina e Chile pode ser afetado pelo fechamento temporário do túnel previsto para esta terça-feira (15/4) para tarefas de manutenção no túnel internacional. O corte de trânsito inicia às 22h desta segunda-feira (14) e segue até às 9h de amanhã.
A iniciativa 'Paso Centauro' incorpora a tecnologia X-ROAD para unificar dados e agilizar procedimentos na passagem de fronteira
Na semana passada, autoridades da Argentina e Chile reunidas no passo Cristo Redentor deram um passo histórico e formalizaram o início do 'Paso Centauro', projeto que permitirá a troca segura de dados entre sistemas aduaneiros, visando reduzir a burocracia e aumentar a eficiência nas travessias de fronteira.
A Universidade Nacional de Cuyo (UNCUYO) e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV) desempenham um papel fundamental no projeto, fornecendo liderança técnica no desenvolvimento da iniciativa.
O projeto implementará o sistema X-Road para agilizar os procedimentos aduaneiros. A tecnologia garante confidencialidade, integridade e interoperabilidade entre as partes que trocam dados. As informações são armazenadas pela pessoa que as gerou, para evitar duplicações e erros, e para facilitar a precisão.
Nesse sentido, ambas as universidades assinaram documentos de intenções nos quais se comprometeram a "unir forças para desenvolver o projeto Paso Centauro, cujo objetivo é melhorar o trânsito de pessoas e os processos de movimentação de cargas por essa fronteira compartilhada, otimizando a interoperabilidade transfronteiriça sob o conceito de confiança digital".
O evento contou com a presença de autoridades nacionais e provinciais, representantes de organizações públicas e privadas envolvidas no ecossistema logístico e de fronteiras, sindicatos, líderes empresariais e universitários da Argentina e do Chile.
Com informações de UNICUYO
Foto: Reprodução/Aprocam
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta sexta-feira (11/4), o resultado do processo seletivo do primeiro Sandbox Regulatório da Agência. Três concessionárias foram habilitadas para desenvolver e testar projetos com uso de tecnologias inovadoras no apoio à inspeção de tráfego nas rodovias federais concedidas.
A Comissão de Sandbox Regulatório, criada pela Portaria DG nº 18, de 30 de janeiro de 2025, analisou as propostas submetidas ao Edital Eletrônico nº 1/2025, com foco na adoção de métodos e ferramentas que contribuam diretamente para a descarbonização, a eficiência operacional e o fortalecimento da segurança.
As empresas habilitadas, com seus respectivos projetos e pontuações, foram:
-Ecovias do Araguaia S.A. – 89 pontos – Projeto Habilitado
-Concessionária Nova Rota do Oeste S.A. – 86 pontos – Projeto Habilitado
-Concessionária Catarinense de Rodovias S.A. – 84 pontos – Projeto Habilitado
O anúncio marca o início de um ciclo transformador na regulação do transporte rodoviário brasileiro. As iniciativas selecionadas irão operar em ambiente experimental supervisionado pela ANTT, com flexibilidade regulatória controlada para que inovações possam ser testadas de forma segura, transparente e mensurável.
Ao abrir espaço para testes controlados, a Agência incentiva a criação de soluções que possam ser incorporadas posteriormente à regulação tradicional – mas com base em evidências concretas, resultados medidos e impacto direto na qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Próximos passos
Com a habilitação publicada, as concessionárias seguem agora para a fase recursal e, após finalizada, serão celebrados os Termos Aditivos, em que serão definidos os marcos, prazos, indicadores e as condições para início e acompanhamento dos testes. A expectativa é de que, ainda em 2025, os primeiros resultados comecem a aparecer nas estradas federais, já com impactos mensuráveis em segurança e redução de emissões.
Fonte: ANTT