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A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) está convocando seus membros para a 37ª Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro em Buenos Aires, Argentina. A 37ª edição do evento está sendo organizada pela Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte Rodoviário de Cargas (FADEEAC), Capítulo Argentina.

A Assembleia Geral é uma oportunidade única de reunir os membros da Rede de Transporte Internacional e discutir questões relevantes para o setor, por isso é esperada a participação dos Capítulos da CIT, entidades afiliadas, diretores regionais e diretores coordenadores na proposição de temas até 31 de agosto.

Para informar sua participação, é necessário fazer a inscrição pelo link a seguir: https://bit.ly/3qL7XzB.
O evento terá um número limitado de vagas. Assim, terão prioridade os membros filiados da CIT e diretivos dos Capítulos.

Data do evento: 22 e 23 de novembro

Local: Buenos Aires, Argentina

1º dia de atividades (sede da FPT - traslado em ônibus particular a partir dos hotéis localizados em El Retiro, Buenos Aires)

2º dia de atividades (sede da FADEEAC em Buenos Aires – traslado em ônibus particular dos hotéis localizados em El Retiro).

As últimas Assembleias da CIT ocorreram em abril na Sede da Organização das Nações Unidas – ONU, na cidade de Nova York, e, mais recentemente, em Maputo, Moçambique, no mês passado.

Imagem: Assembleia em Nova York, CIT.

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Empresas argentinas de diversos setores esperam que o desembolso de cerca de US$ 7,5 bilhões pelo Fundo Monetário Internacional seja concluído e que isso ajude a descomprimir o setor externo. Especificamente, a preocupação das indústrias hoje é o acesso ao mercado de câmbio para importações e eles acreditam que com a chegada de novos dólares as compras no exterior poderão ser aceleradas. Neste contexto, o Governo está a preparar medidas para compensar o impacto da desvalorização no consumo e na produção.

O INDEC (Instituto Nacional de Estadística y Censos) publicou seu relatório sobre o comércio argentino na terça-feira e, de acordo com esses dados, as importações caíram 10,1% ano a ano nos primeiros sete meses do ano. Embora seja verdade que o item que mais cai é energia (durante 2022 houve preços recordes devido à guerra entre Rússia e Ucrânia), carros, bens de capital, intermediários e de consumo também tiveram perdas.

A tendência piorou principalmente nos últimos três meses. Quatro industriais com quem o jornal Ámbito falou explicaram que as dificuldades se acentuaram particularmente a partir de junho. O primeiro trimestre foi relativamente tranquilo em termos de acesso a insumos. Mais tarde, com a implementação do pagamento aos fornecedores com yuan, muitos encontraram uma janela para agilizar as compras, mas agora isso diminuiu.

"O funcionamento nas últimas semanas foi muito complexo porque, além disso, havia problemas com o sistema AFIP", explicou o dono de uma metalúrgica que exporta mais do que importa. "Em alguns casos, as licenças foram aprovadas mas sem data de pagamento, pelo que também não se sabe onde calcular os custos", disse o responsável de uma empresa de venda de eletrodomésticos e sustentou que "o cenário de incerteza nas importações também impacta a inflação porque todos nós precisamos nos cobrir."

A expectativa partilhada entre empresários e funcionários públicos é que com a chegada de novos fundos o setor externo irá descomprimir parcialmente. Esta terça-feira, o ministro da Economia, Sergio Massa, anunciou dos Estados Unidos 1,3 bilhões de dólares em financiamento adicional do Banco Mundial (BM) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. As conversações com o Banco Mundial incluem um financiamento de US$ 200 milhões que funcionará através do BICE e que, segundo o responsável do Palácio da Fazenda, terá como objetivo pré-financiamento o comércio externo.

Nas próximas horas, perto do meio-dia, Massa terá uma reunião presencial com Kristalina Georgieva e espera-se que o conselho do FMI aprove o acordo alcançado a nível técnico pela a quinta e sexta revisão do acordo de facilidades estendidas, o que deverá resultar em um desembolso de US$ 7,5 bilhões, que deve ser usado em parte para pagar empréstimos "ponte" com a CAF e o Catar.

O restante corresponde a recursos próprios utilizados pelo Banco Central da República Argentina com Direitos Especiais de Saque (DEG) e yuans do swap com a China. Em qualquer caso, o reembolso desses pagamentos feitos pela Argentina dará alívio às reservas e provavelmente à frente comercial. O próprio ministro da Economia apontou ontem que o acúmulo de participações na entidade monetária não pode ser construído sobre um maior estrangulamento da importação de insumos produtivos.

Enquanto as indústrias recebem notas com pedidos de compensação por "diferença cambial", o Governo prepara uma série de medidas para atenuar o impacto da desvalorização no sector. Fontes oficiais adiantaram ao Ámbito que os anúncios vão incidir sobre novos instrumentos de financiamento, apoios via garantias e "simplificação fiscal".

Fonte: Ámbito

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (22/8), a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 19/2023 estabelece novos coeficientes de pisos mínimos de frete em decorrência de reajuste no preço do Diesel S10 ao consumidor de 9,13%.

O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 14.445/2022 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de "gatilho".

Segundo levantamento da ANP, entre 13/8/2023 e 19/8/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,50 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado de 9,13%, desde quando ocorreu o último reajuste na tabela frete.

Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:

Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: 3,38%

Tabela B – veículo automotor de cargas: 3,88%

Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: 4,19%

Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: 4,77%

Histórico - Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho.

A Lei nº 14.445/2022, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas.

Fonte: ANTT

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