O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito – DNIT está utilizando mais um meio de comunicação para facilitar o acesso as diferentes informações sobre infrações. Agora é possível através do link consultar as faltas de trânsito, impressão de boleto para pagamento, consulta de andamento do FICI (Formulário de Identificação de Condutor Infrator), defesa de autuação e recursos.
Com esta finalidade será necessário estar de posse das seguintes informações:
No mesmo link, o interessado poderá, no Acesso Cidadão, imprimir as notificações e ainda postar o FICI, Defesa de Autuação e Recursos, mediante um pré-cadastro. Confira os dados necessários:
Na tarde desta sexta-feira, 18/08, o Prefeito Ronnie Mello, a pedido desta entidade, convocou todos os órgãos de segurança pública e representantes dos operadores de comercio exterior (ABTI, SDAERGS e Sindimercosul). Estiveram presentes: o Inspetor Eduardo Amaral Bertão, Chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Delegada Alessandra Xavier, representante da 2ª Delegacia de Polícia Civil e DEFREC; o Major Gerson Mello da Brigada Militar; Aerton Auzani, Secretário de Desenvolvimento Econômico; Irani Fernandes, Secretário de Segurança; Geminiano Pinto, Secretário Adjunto. Acompanharam o encontro ainda, Elton Rocha, Vereador do município; Régis Lima, representante do Deputado Estadual Frederico Antunes; Claudiomiro Pereira, Diretor da Guarda Municipal (ROMU) e Darlan Moura, Diretor de Comercio Exterior.
Mello abriu os trabalhos reforçando a relevância do comercio exterior para a economia de Uruguaiana, que os furtos estão provocando uma comoção social, e com este espírito que o setor privado expôs dados e as consequências dos furtos aos presentes. Bertão destacou que desde a sua chegada em Uruguaiana há três anos, e apesar da quantidade defasada de efetivos, tenta manter no local uma viatura no horário apontado pelo setor como o mais crítico. Ainda, destaca que na última terça-feira foi convocada uma reunião de todas as forças de segurança, e ações conjuntas estão sendo realizadas no local.
O tema será exposto no início da próxima semana na reunião que será organizada pela Prefeitura Municipal com o Poder Judicial. É fundamental que estes atos de vandalismo sejam analisados também pela sua repercussão social.
A Superintendência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definiu um novo procedimento juntamente com a Gerencia de Processamento de Autos de Infração (GEAUT) na conferência de existência de multas impeditivas em processos de solicitação de habilitação ou renovação de licenças.
A partir de agora, a Gerência de Registro e Acompanhamento do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (GERAR), durante a análise, consultará o SISMULTA (mesmo sistema consultado pelo transportador) e emitirá o relatório de Multas Impeditivas no momento da verificação, que constará no processo.
Caso não houver multas, a Agência seguirá com a análise e se houver, será dado um prazo para regularização das respectivas multas que constem no relatório. Salientamos que se surgir quaisquer multas impeditivas a posteriori ou outras fora do sistema Sismultas, as mesmas não serão consideradas.
Este procedimento possibilitará um corte, evitando assim que entanto a transportadora regulariza a sua situação, novas multas migrem e provoquem uma nova restrição.
A equipe da ABTI está à disposição para dúvidas através do telefone +55 (55) 3413-2828 ou pelo do e-mail abti@abti.org.br.