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Em reunião realizada na última sexta-feira, 24 de abril, entre os coordenadores nacionais do Mercosul, o Governo da Argentina anunciou sua decisão de deixar de participar das negociações dos atuais e futuros acordos comerciais do bloco.

Conforme nota do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto do país, a medida foi adotada em decorrência da necessidade de priorizar a política interna econômica que tem sido afetada pela pandemia do coronavírus (Covid-19). Mesmo assim, o governo argentino afirmou que continuará acompanhando o andamento dos acordos do Mercosul com a União Europeia (UE), no entanto sem entrar em debates temporariamente.

Diante da saída da Argentina do bloco, inúmeros questionamentos surgiram quanto às decisões referentes as atividades do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas. Com isso, através deste comunicado, a Associação esclarece que o setor não será afetado pela decisão do país, visto que as definições importantes/cruciais ao transporte, são de predominante responsabilidade da Asociación Latinoamericana de Integración (ALADI), através do Acordo sobre o Transporte Internacional Terrestre (ATITI).

Reforçamos que o ATIT trata-se de um instrumento jurídico para a prestação de serviços do transporte terrestre em sete países-membros da ALADI (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai). Sendo assim, é através do Acordo que políticas e medidas de desburocratização e aperfeiçoamento das atividades transportadoras são definidas.

A não participação/atuação da Argentina no Mercosul não deverá interferir em questões pertinentes ao TRIC, visto que o país apesar de sua saída, garante que os demais países tenham autonomia nas decisões. Inclusive, o Paraguai, no exercício da Presidência Pró-Tempore do Mercosul e os demais Estados Partes, avaliarão as medidas legais, institucionais e operacionais mais apropriadas para não afetar os processos em andamento.

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No dia 23 de abril, na seção de economia do Jornal do Comércio, veículo de comunicação do Rio Grande do Sul, foi divulgada a notícia intitulada "Transporte Rodoviário de Cargas cai 45,2%" tratando sobre os impactos da Covid-19 no setor. A matéria que contou com a contribuição do presidente da ABTI, Francisco Cardoso, apresenta um breve levantamento dos reflexos da pandemia no fluxo de mercadorias.

A matéria que se divide em tratar os impasses enfrentados tanto pelo transporte nacional como internacional, reforça a queda brusca visível nas operações deste último setor. De acordo com o presidente Francisco, a situação do deslocamento de mercadorias para a Argentina, principal parceiro do Brasil na América do Sul, começou a ficar mais complicada a partir da última semana de março, sendo assim a exportação do Brasil para a Argentina caiu algo entre 60% e 70%, e as importações sofreram um corte de 70% a 80%.

A fala de Cardoso cita uma parte dos dados coletados pela ABTI, que tem disponibilizado aos seus associados, os números totais semanais das operações de importação/exportação nas principais fronteiras, durante o período de emergência sanitária.

Para conferir a matéria do Jornal do Comércio na íntegra, clique aqui.

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Informamos que na próxima semana, nos dias 30 de abril e 03 de maio, haverá restrição de tráfego na Argentina. Segue abaixo os dias com respectivos horários:

30 de abril

18:00 às 21:59 (saída)

03 de maio

18:00 às 21:59 (retorno)

Lembrando que as restrições se aplicam a veículos com mais de 3.500 kg que circulam nas Rutas Nacionais.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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