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A ABTI, a Câmara Chileno-Brasileña de Comércio Exterior e o Programa Exporta Brasil, darão continuidade no dia 03 de maio, às 17h, à 2ª etapa do Workshop agilizando a liberação de cargas no Chile. A primeira abordou sobre documentação e o segundo será sobre processos e procedimentos. O evento integra a proposta da Associação de apresentar aos seus associados conteúdos relevantes para o desenvolvimento do transporte rodoviário internacional de cargas.

O primeiro evento buscou discutir a correta emissão dos documentos de exportação ao Chile, evitando-se discrepâncias dos mesmos, com vistas à maior celeridade da liberação de mercadorias pelas autoridades alfandegárias chilenas. Já o segundo tem como objetivo analisar os processos e procedimentos, entre eles o fluxo documental para a importação de mercadorias no Chile, considerando as diferentes Incoterms.

Workshop agilizando a liberação de cargas no Chile – processos e procedimentos:

Tópicos principais

I. Etapas do processo de importação;

· EXW – Ex works no território brasileiro;
· FCA – Free Carrier em Uruguaiana em estabelecimento permitido pela legislação brasileira
· DPU – Delivered at Place Unloaded em Santiago do Chile.

II. Fluxo Documental;
Importador chileno recebe os documentos de embarque pelo banco local e os entrega ao seu Agente de Aduanas. Este apresenta os documentos originais a seguir indicados e registra a "Declaración de Ingreso".

III. Contratação do transporte e do seguro pelo importador a partir do local em que assume a responsabilidade pela mercadoria;

IV. Conferência e desembaraço aduaneiro.

· Conferência física e/ou documental;
· Recolhimento de impostos de importação;
· Contratação do transporte da last mile.

O evento acontecerá de forma virtual, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 03 de maio, às 17h. As inscrições estão sendo feitas através de um formulário e o link para acesso ao evento será enviado mais próxima à data. Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/3JspO1H

O evento é gratuito! Inscreva-se e participe!

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No último dia 12 de abril, a ABTI representada pela sua diretora executiva Gladys Vinci, esteve presente no jantar alusivo aos 30 anos da associada Interlink Cargo.

Fundada em 1992, a transportadora associada e integrante da diretoria da ABTI há mais de 15 anos, tornou-se referência em logística e comércio exterior no Sul do Brasil.

Foi preservando valores de união e determinação, almejando o sucesso, que a empresa se especializou como Integrador Logístico e regularmente é reconhecida por sua brilhante atuação no comércio exterior, recebendo inclusive, premiações por se destacar entre as demais.

Para a ABTI, é um orgulho ter a Interlink como parceira na caminhada em busca pelo desenvolvimento do setor. Por isso, reconhecendo o trabalho e a competência de todos os envolvidos no crescimento da transportadora, que durante a cerimônia de comemoração, a ABTI prestou uma singela homenagem com a entrega do troféu "Transportar é desenvolver", simbolizando a ascensão da Interlink que há 30 anos atende a maior parte dos países do Mercosul.

Parabéns, Interlink Cargo!

 

Imagem: Interlink Cargo

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A pandemia da Covid – 19 trouxe consigo a necessidade de avançar ainda mais rápido e intensificar o desenvolvimento do e-commerce. O Procomex, em parceria com a Receita Federal, está organizando o VIII seminário para discutir como avançar os modelos de negócios existentes no e-commerce e explorar a oportunidade de utilizar o OEA no e-commerce. O evento acontecerá de forma presencial nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Renaissance – São Paulo, e contará com representantes do setor privado e público dos países da região.

O oitavo seminário OEA em parceria com a RFB trará as mais importantes novidades para os avanços da Integração Regional, o programa OEA e seu crescimento e expansão além da importância do E-commerce que hoje já é uma realidade para todos. A proposta do evento é apresentar soluções conjuntas e o esforço regional para a integração dos programas OEA por meio da gestão coordenada das fronteiras e o crescimento do e-commerce nos países da região.

No primeiro dia, o evento será dividido em 05 momentos:
• Oportunidades e desafios no comércio exterior: e-commerce;
• E-commerce, novo modelo de negócio em expansão;
• Centros de distribuições regionais: Free Trade Zone como base para as operações do e-commerce;
• O CBP e o programa CTPAT - desafios no comércio internacional, oportunidades e visão de futuro; e
• Apresentação e assinatura do Acordo de Reconhecimento Mútuo Regional.

No segundo dia, serão 08 tópicos:
• Gestão Coordenada de Fronteiras: um desafio para a região;
• A integração dos países das Américas na Coordenação de Fronteiras;
• Integração dos órgãos de controle e novos países na Declaração de São Paulo;
• A visão do setor privado na utilização dos ARMs firmados;
• Como preparar-se para as validações virtuais? Visão prático-operacional;
• OEA SECEX;
• Resultados preliminares do estudo sobre o Programa OEA brasileiro; e
• Aperfeiçoamento dos critérios de segurança;

Inscreva-se: Formulário de Inscrição VIII Seminário Internacional OEA: "Gestão Coordenada de Fronteiras: O programa OEA e o E-Commerce"

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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