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A ANTT anunciou os avanços do projeto de inauguração do Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres (CEARTT). Instituído pelo Regimento Interno da ANTT (Resolução ANTT nº 5.976/2022, atualizada pela Resolução ANTT nº 6.061/2025), o CEARTT tem como propósito de fortalecer a atuação técnica e científica da Agência. Entre seus objetivos estão:

  • Promover a imersão da ANTT em debates estratégicos do setor;

  • Incentivar pesquisas aplicadas, estudos e eventos técnico-científicos;

  • Estabelecer diretrizes para o uso de Recursos de Desenvolvimento Tecnológico (RDT) e de Preservação da Memória Ferroviária (RPMF).

A criação do CEARTT busca consolidar um espaço de articulação e produção de conhecimento, voltado à melhoria da qualidade regulatória e à sustentabilidade do setor de transportes terrestres. O Centro atuará como um vetor de inovação, promovendo sinergia entre academia, organizações públicas e privadas.

A atuação do CEARTT será desenvolvida de forma integrada com as demais unidades organizacionais da ANTT, observando suas competências e atribuições. A ideia é somar esforços, potencializar capacidades e construir soluções de forma colaborativa, promovendo uma cultura institucional de aprendizagem contínua e cooperação.

A iniciativa está alinhada ao Planejamento Estratégico da ANTT e inspira-se em boas práticas de centros de referência no Brasil e no mundo, como o Ceadi/Anatel e o IPR/DNIT.

O Espaço CEARTT, na Sede da ANTT, será inaugurado no dia 3 de junho, em um evento que marcará oficialmente o início das atividades do Centro. Na ocasião, será realizada uma apresentação institucional do CEARTT, além de painéis sobre os desafios e oportunidades da regulação moderna e o papel da pesquisa aplicada no setor de transportes terrestres.

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A construção da Ponte Bioceânica, que conectará Carmelo Peralta, no departamento do Alto Paraguai, a Porto Murtinho, no Brasil, atingiu um índice geral de conclusão de 68,92% até abril de 2025, com progresso significativo na construção de pontos de acesso, estruturas principais e elementos complementares, segundo informações do Ministério de Obras Públicas do Paraguai (MPOC).

Quanto ao acesso, o aterro principal já foi totalmente concluído. Além disso, foi iniciado um aterro auxiliar para facilitar a entrada de máquinas pesadas, acompanhado de trabalhos de limpeza nas áreas de extração de solo. Da mesma forma, estão sendo verificados os materiais para as camadas estruturais, que provêm de uma pedreira localizada em Carmelo Peralta.

Por outro lado, os viadutos de acesso estão concluídos em ambas as extremidades da ponte, incluindo a laje do tabuleiro. Atualmente, estão sendo construídas as guias anticolisão e as fundações para instalação das barreiras de segurança no lado direito do viaduto paraguaio, o que aumentará a proteção dos usuários quando a obra estiver concluída.

Fonte: MPOC

Foto: Divulgação/MPOC

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Porto Seco Rodoviário de Foz do Iguaçu atingiu no primeiro quadrimestre do ano um fluxo de 64.926 veículos, 11% maior que o fluxo do primeiro quadrimestre de 2024, que teve movimentação de 58.400 caminhões.

Na comparação com o quadrimestre anterior (setembro, outubro e novembro de 2024) percebe-se estabilidade nas exportações, enquanto as importações, apesar de inferiores, voltam a atingir números semelhantes ao do fim do ano.

Os dados são da concessionária Multilog, responsável pelo recinto.

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Os tempos de médios de permanência por operação, considerando os primeiros quatro meses, ficaram em 38h19 para as importações e 19h31 para as exportações. Abril foi o mês com menor média de permanência até o momento (32h11). Já nas exportações, o menor tempo médio foi registrado em fevereiro (16h51).

Confira os números completos registrados até abril pela Multilog clicando aqui.

Fluxo Comercial 

O fluxo comercial gerado pela movimentação de cargas em Foz totalizou US$ 1,83 bilhões até abril. A exportação gerou US$ 966 milhões e a importação US$ 872,88 milhões. Confira na tabela abaixo os valores e o recolhimento de tributos resultado do fluxo comercial pelas fronteiras terrestres de Uruguaiana, São Borja e Foz do Iguaçu.

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Somente considerando o fluxo comercial com a Argentina, por Foz do Iguaçu foram movimentados US$ 356,59 milhões. Do total, destaca-se os US$ 255,55 milhões em importação.

Entre todas as unidades de despacho, Uruguaiana foi o passo com maior movimentação de valores entre os países, tanto na importação quando na exportação.

Cerca de 45% do fluxo do comércio exterior com a Argentina passou pelas fronteiras terrestres.

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