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Qual a importância do operador logístico e da intermodalidade para atender o agronegócio e o setor automotivo? Como impulsionar o ecommerce e implantar o ESG e novas tecnologias? Como ter uma infraestrutura de transporte planejada, que colabore para a ampliação da produtividade e da competitividade das empresas? Essas e outras questões foram debatidas, nesta quarta-feira (12), na sede da CNT, em Brasília (DF), durante o seminário Os Desafios da Logística no Brasil, promovido pela Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos).

O evento contou com a participação de players de diversos modais e de empresas líderes de seus segmentos, além de especialistas e representantes de agências reguladoras e políticos. Eles discutiram e analisaram a necessidade de novos investimentos para que o país possa ter um sistema de transporte e logística planejado e estruturado.

Na abertura do encontro, o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, frisou que, no Brasil, infelizmente, a deficiência em infraestrutura de transporte é histórica e o país convive com uma defasagem de vários anos quando comparado aos países desenvolvidos. "O problema é tão basilar que a CNT estima serem necessários mais de R$ 865 bilhões para viabilizar projetos de destaque em infraestrutura de transporte. Essa condição de precariedade restringe a nossa capacidade de transportar as riquezas produzidas, reduz a produtividade de nossas empresas e dificulta a geração de empregos e a distribuição de renda para a nossa população."

Vander Costa destacou, ainda, que o país necessita de infraestrutura de transporte planejada, moderna e interligada, que contribua para o aumento da produtividade e da competitividade, e que essa deve ser uma agenda prioritária do Estado brasileiro.

O presidente do Conselho Deliberativo da Abol, Djalma Vilela, afirmou que o seminário é uma oportunidade única para apresentar, ao novo governo, a magnitude do segmento dos operadores logísticos. "Queremos contribuir para o crescimento do Brasil, com estímulo à intermodalidade e com uma reforma tributária que traga segurança. Estamos à disposição do governo para construirmos uma logística mais justa", disse.

Também participaram da abertura do evento o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, que representou o ministro dos Transportes, Renan Filho; o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico; e o senador mato-grossense e presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura), Wellington Fagundes (PL).

Operador logístico

O primeiro painel do dia abordou a importância do operador logístico para o grande varejo e no estímulo ao e-commerce — que, durante a pandemia, teve um aumento de 27%. A mesa contou com a presença da diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende; o presidente da DHL Supply Chain, Plínio Pereira; e o diretor de logística da Fedex, Eduardo Araújo.

Durante o painel, Fernanda falou sobre as questões operacionais e de infraestrutura do chamado last mile (mobilidade de último quilômetro), que ainda devem ser superadas nos centros urbanos brasileiros. "Os operadores logísticos têm um grande desafio pela frente. Nós temos, hoje, mais de 213 milhões de habitantes, sendo que 85% deles vivem em áreas urbanas, com características muito distintas. Para se ter uma ideia, 60% dos mais de 5 mil municípios brasileiros têm menos de 20 mil habitantes. Ou seja, são municípios pequenos onde, às vezes, não é possível ter uma estrutura tão grande de centro de distribuição para fazer com que esses produtos cheguem."

Sobre os grandes centros urbanos, Fernanda informou que eles enfrentam dificuldades logísticas tanto para realizar as entregas nas cidades quanto para atender populações que vivem em áreas de difícil acesso. "Esses dois universos, os grandes e os pequenos centros urbanos, têm características muito distintas na operação, e isso é um grande desafio para os operadores, que precisam universalizar essas entregas. Tem que entregar com custo baixo, com tempo reduzido, independentemente do lugar."

Para o presidente da DHL Supply Chain, o varejo mudou durante a pandemia, o que acelerou tendências. "Tivemos um direcionamento para o eletrônico, que demandou uma resposta muito rápida das empresas. O consumidor quer comprar e receber no mesmo dia. O desafio é prestar um bom serviço em áreas remotas. Precisamos aprender a posicionar o estoque e gerenciar as nossas frotas", explica.

Para o diretor de Logística da Fedex, Eduardo Araújo, a tecnologia é extremamente relevante nesse processo. "Os operadores devem estar preparados para atender à expectativa do consumidor, desde o pedido até o last mile. O e-commerce precisa de um sistema que converse com os outros sistemas", disse.

Fonte: CNT
Imagem: Divulgação CNT

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AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou presença no Fórum ABDIB 2023, evento realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) nesta quarta-feira (12/4), em Brasília – DF. Neste ano, o evento abordou o tema "Avanços na infraestrutura e reindustrialização". O diretor-geral da Agência, Rafael Vitale, participou do painel "Transporte e Logística".

No evento, o diretor-geral destacou o amadurecimento dos contratos de concessões rodoviárias e ferroviárias realizados pela ANTT. "Os contratos recentes trazem mecanismos regulatórios que potencializam a performance e mitigam os riscos de inexecuções por parte das concessionárias", afirmou Vitale.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também participou do painel e destacou o volume de investimentos previstos para infraestrutura este ano. "Passamos de 6 bilhões de reais em 2022 para 20 bilhões em 2023. Isso vai permitir a retomada do investimento público e o desenvolvimento das malhas rodoviárias e ferroviárias no país, gerando emprego e apoiando a economia".

Fonte: ANTT
Imagem: Divulação ANTT

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Os novos viadutos no acesso às cidades de Ilhota, Gaspar e Indaial e a liberação de dois novos trechos duplicados facilitarão a vida de usuários e o escoamento da produção agropecuária da BR-470/SC, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As obras concluídas nesta quarta-feira (12) pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, tiveram investimento de R$ 100 milhões também vão beneficiar mais de 20 mil motoristas que usam a rodovia diariamente.

Considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, a BR-470/SC faz a ligação entre as regiões Oeste e Meio-Oeste com o litoral do estado. Pela rodovia é realizado o transporte de produtos de exportação e importação, que movimentam a economia catarinense. A estrada também oferece acesso a diversos atrativos turísticos da região da Foz do Rio Itajaí-Açu e do Vale do Itajaí, como parques temáticos, festas típicas, praias e outras belezas naturais.

O viaduto concluído na altura do km 22 da rodovia oferece novo acesso a Ilhota e à Rodovia Jorge Lacerda. Em Gaspar, na altura do km 42, encontra-se o segundo viaduto entregue, que melhorará o acesso a diversos atrativos turísticos da região, como parques aquáticos e estabelecimentos de turismo rural. Por fim, o terceiro viaduto, na altura do km 67, faz a ligação da rodovia com o município de Indaial com acesso aos bairros de Mulde e Carijós.

As três interseções receberam serviços de pavimentação, drenagem, instalação de barreiras, infraestrutura, sinalização vertical e horizontal, construção de alças ou acesso, marginais e acostamento assim como intervenções específicas, de acordo com a necessidade de cada localidade.

Duplicação

Também foram duplicados 6,2 quilômetros na BR-470/SC nos trechos que vão do km 7,5 ao km 11,2, em Navegantes, e do km 66,5 ao km 69, em Indaial. Ambos os trechos receberam serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de dispositivos de drenagem, sinalização vertical e horizontal, sarjetas, meio-fio, instalação de barreiras de proteção, entre outros.

"Qualquer obra para ser entregue precisa cumprir um cronograma que tem duas palavras: o cronograma é físico e financeiro. Se não tem o financeiro, o físico não anda. No caso da BR-470/SC, nós tivemos o financeiro e a obra foi entregue dentro do prazo para beneficiar toda a população da região Norte de Santa Catarina", ressaltou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Fonte: MINFRA
Imagem: Divulgação MINFRA

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