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A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informou nesta segunda-feira, 20/11, que foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de construção da 2ª Unidade de Polícia Pacificadora Municipal – UPPM.

Esta nova Unidade é um pleito antigo de nossa Associação, que ainda no fim de 2019 participou conjuntamente com os órgãos municipais tanto na escolha do local como na configuração do projeto.

A 2ª UPPM ficará localizada no acesso ao Porto Seco, na Av. Perimetral Oeste, s/n - Distrito Industrial, fomentando o crescimento das operações de comércio exterior, garantindo mais segurança para todos os que por lá circulam, não somente para veículos de transporte e suas cargas, como para todos os operadores (públicos e privados), além dos moradores da região.

Depois de cinco licitações sem avanço, no fim de setembro foi anunciada que a Construtora Henzek havia sido a ganhadora do novo edital e aguardava apenas a assinatura da ordem de serviço.

Conforme o cronograma oficial do município, a Unidade deve ser entregue em fevereiro.

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A ABTI, representada pela vice-presidente executiva, Gladys Vinci, participa da LXIV Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho "Transporte" SGT-5, nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, em Brasília/DF, exercendo seu papel representativo em prol do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas - TRIC. Participarão do encontro presencialmente as delegações do Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, do setor público e privado, e da Argentina o setor público participa por videoconferência.

O temário de interesse do transporte de cargas para discussão será:

1. Transporte de produtos perigosos

• Estado de situação da Incorporação da Decisão CMC Nº 15/19 "Acordo para Facilitação do Transporte de Produtos Perigosos no MERCOSUL";

• Harmonização dos procedimentos de controle do transporte de produtos perigosos – Ficha de Fiscalização;

• Atualização da Ficha informativa sobre Transporte Terrestre de Produtos Perigosos;

• Tabela de Incompatibilidades de Produtos Perigosos;

• Harmonização do formato das habilitações para os condutores de transporte de produtos perigosos;

2. Pesos e dimensões de veículos do transporte terrestre

• Utilização de pneus super largos em eixo dianteiro com suspensão pneumática para todo tipo de transporte;

• Acoplados de quatro eixos;

3. Temas derivados do Subgrupo de Trabalho nº 3 "Regulamentos Técnicos" e avaliação da conformidade – Comissão da Indústria Automotriz;

• Seguimento da Internalização da Resolução GMC Nº25/22 sobre Parachoques Traseiro dos Veículos de Carga (Revogação da Res. GMC Nº23/02);

4. Integração da informação de transporte de passageiros e de Cargas

5. Outros assuntos

• Questões de Transporte e desenvolvimento sustentável

• Questões de gênero e transporte

• Informações dos Grupos AD HOC

• Informações das Comissões do SGT nº5

6. Contribuição do setor privado

Tendo em vista a participação da Vice-Presidente Executiva da ABTI, Gladys Vinci, nos dois dias do evento, a Associação solicita compreensão pela demora no retorno de algumas informações que necessitam ser verificadas com ela, assim que possível serão respondidos todos os questionamentos.

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Continuando a divulgação das palestras realizadas durante o 5º Congresso Itinerante do Transporte Rodoviário Internacional (ITRI), realizado no dia 25 de outubro, em Uruguaiana, trazemos agora o resumo da palestra "Inovações do RNTRC – Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas", ministrada pelo Superintendente da SUROC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Amaral Filho.

Acesse o material da apresentação de José Amaral Filho aqui ou a palestra na íntegra em nosso canal no Youtube clicando aqui.

O palestrante iniciou relembrando o desenvolvimento do Registro, que antes possuía função limitada à coleta de estatísticas relativas aos transportadores e frotas e evolui para uma autorização para realização da atividade.

Diante de sua evolução, José detalhou que uma das principais preocupações da ANTT é em agregar valor ao RNTRC, fazendo dele algo além de uma autorização, mas uma ferramenta que contribua para o desenvolvimento geral do setor. Neste sentido, o Registro foi inserido pela ANTT dentro do Ciclo ESG (Environment, Social and Governance), uma iniciativa que objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança nos serviços da Agência.

No âmbito do transporte rodoviário de cargas, o trabalho da Agência busca transformar o RNTRC em uma ferramenta que fomente a descarbonização do transporte e o alinhamento do setor aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a resolução de problemas em parceria com o setor privado; melhor prestação de serviço; e promover novas regulamentações e políticas setoriais.

José Amaral explicou o porquê esses objetivos foram destacados trazendo dados sobre os níveis de emissão antrópica produzidas pelo transporte e a baixa adesão a fontes de energia renovável, além da necessidade de renovação da força de trabalho no setor. As pesquisas apresentadas mostram que a idade média dos motoristas é de 45 anos e os níveis de interesse na carreira estão baixos. Entre os empresários do transporte, 65% afirmam ter dificuldade em contratar motoristas.

Para aplicar os princípio do ESG no Registro, a Agência pretende incluir novos parâmetros de avaliação na ferramenta. José listou algumas das ideias que estão sendo aventadas. São elas:

Avaliações ambientais: abrangendo emissões de gases, idade da frota, substituição da frota por veículos que utilizem combustíveis menos poluentes, etc.

Avaliações de aspectos sociais: contratação de mulheres e igualdade de gênero, jornada dos motoristas e qualidade dos locais de espera.

Avaliações de aspectos de governança: aderência às normas do TRC (RNTRC, VPO, PEF), gestão de riscos e contratação de seguros.

Estas avaliações permitiriam a criação e emissão de selos RNTRC que evidenciem a adesão das empresas aos valores ambientais, sociais e de governança, contribuindo para que o Registro se torne também um padrão de qualidade.

Acesse a playlist com todas as palestras do 5º Congresso ITRI.

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