Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Após o desenvolvimento dos mapeamentos virtuais dos processos de importação e exportação terrestre do Brasil dentro do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) do Mercosul, será dado início ao mapeamento de oportunidades de melhoria e soluções do processo de Exportação e Importação entre Brasil e Uruguai em formato presencial, a ser realizado na fronteira de Chuí/Chuy.

O estudo da Gestão Coordenada de Fronteiras é realizado pelo Instituto Aliança Procomex, que busca o apoio do setor privado para continuar o avanço nos mapeamentos. O encontro ocorre nos dias 27 e 29 de fevereiro de 2024, das 09h00 às 17h00, na Casa da Cultura da Prefeitura de Chui, Rio Grande do Sul.

Estes encontros são essenciais para promover uma colaboração eficaz entre todos os envolvidos na cadeia logística. A ABTI, como membro da Aliança Procomex e colaboradora do projeto, estará presente e convida os associados a contribuírem com este importante estudo.

Clique aqui para se inscrever.

As reuniões ocorrerão da seguinte maneira:

27/2/2024: Reunião exclusiva entre o Setor Privado de Brasil e Uruguai.

Objetivo: Revisar o mapa de processo de exportação e importação entre Uruguai e Brasil (e vice-versa) para agregar o fluxo de atividades correspondente ao setor privado e incorporar os desafios (gargalos) enfrentados pelos atores no dia a dia da atividade em fronteira.

29/2/2024: Reunião entre Setor Público e Privado de Brasil e Uruguai.

Objetivo: Identificar soluções conjuntas/consensuais nos mapas de processos entre Uruguai e Brasil (e vice-versa) com a visão do Setor Público e Privado de ambos os países.

Informações do Evento:

Local das Reuniões: Casa da Cultura da Prefeitura de Chuí, Rio Grande do Sul.

Data e Horário : 27 e 29 de fevereiro de 2024, das 09h00 às 17h00.

Participantes: Transportadores, Despachantes Aduaneiros, Agentes de Carga, Terminais, Recintos, Importadores, Exportadores e demais atores da cadeia logística.

Projeto Gestão Coordenada de Fronteiras

A Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) envolve, através de acordos internacionais, a articulação dos Serviços Públicos e do Setor Privado dos países envolvidos com o objetivo de melhorar pontos como o controle fiscal, a segurança fronteiriça, e garantir maior eficiência no uso de recursos e no trânsito de pessoas e cargas.

Este projeto, conduzido pelo Instituto Procomex e financiado pelo Banco Mundial, busca estudar as fronteiras do Mercosul visando simplificar e automatizar operações, acelerar o comércio e implementar as melhores práticas e padrões internacionais.

Leia Mais

Conforme divulgado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou e publicou neste mês um novo normativo para o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC). A Resolução ANTT nº 6.038, de 8 de fevereiro de 2024, está estruturada em 12 capítulos que atualizam a regulação do setor.

As mudanças entrarão em vigor no dia 1º de março, quando as Resoluções ANTT nº 5.583/2017 e nº 5.840/2019, que atualmente regem o TRIC, serão revogadas e suas principais definições unificadas no novo texto.

Para que se conheçam as principais alterações no normativo, a ABTI estará destacando as mudanças e atualizações trazidas pela Resolução nº 6.038/2024 até a data de sua entrada em vigência.

Para começar, destacamos o escopo regulamentar da medida, que atende a acordos internacionais e disciplina a prestação do serviço por transportador brasileiro ou estrangeiro.

Em suas disposições preliminares, são compiladas outorgas e autorizações que serão definidas pelo texto e dependerão do atendimento aos requisitos estabelecidos em Acordos Internacionais vigentes e na Resolução.

Em conformidade com a legislação atual, constam: a outorga de Licença Originária para transportador brasileiro; a Autorização de Trânsito para transportador brasileiro que detenha Licença Originária; a Autorização de Viagem de Caráter Ocasional para transportador brasileiro; e a Autorização de Transporte Rodoviário Internacional de Carga Própria para pessoa física ou jurídica.

Ademais, acrescendo ao texto anterior, foi estabelecido que além da outorga de Licença Complementar, a ANTT concederá uma Licença Complementar de Trânsito para transportador estrangeiro que detenha Licença Originária e que tenha o Brasil como país de passagem ao invés de destino.

Por fim, a nova Resolução define a necessidade de transportadores estrangeiros apresentarem Autorização de Viagem de Caráter Ocasional, obtida junto ao órgão competente de seu país de origem, para poderem prestar serviço de transporte não regular pelo Brasil.

A ABTI está à disposição das transportadoras em caso de dúvidas ou necessidade de qualquer esclarecimento a respeito do novo normativo.

Temos uma equipe pronta para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as novas regulamentações e possa operar de acordo com as exigências do setor.

Entre em contato com nosso setor de Licenças:

Whatsapp: (55) 98116-0436;

E-mail licencas@abti.org.br.

Leia Mais

Publicada na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial da União, a Portaria Nº 150/2023, elaborada pelo Ministério dos Transportes, institui um grupo técnico para analisar a federalização de rodovias estaduais e definir a Rede de Integração Nacional (Rinter) – que representa o planejamento do sistema rodoviário nacional.

Sob coordenação da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, o grupo tem como objetivo fazer uma ampla revisão das normas e procedimentos que possam trazer mais celeridade e transparência ao processo de incorporação de rodovias estaduais pelo Governo Federal.

Rede de Integração Nacional

Como parte dos trabalhos está a definição da Rede de Integração Nacional (Rinter). Estabelecida por meio da Lei nº 12.379/2011, a rede compõe a parte estratégica da malha rodoviária federal e segue critérios técnicos como por exemplo: ligação entre capitais, integração regional e interestadual, atendimento de fluxo de transporte de grande relevância econômica e promoção de ligações indispensáveis à segurança nacional. Pela primeira vez, em mais de dez anos da publicação da lei, toda a malha rodoviária federal constante no Sistema Nacional de Viação (SNV) será analisada.

"Para entregar uma infraestrutura cada vez melhor aos brasileiros, nós precisamos focar na modernização de normas, como é o caso de todo trabalho que faremos no que diz respeito à federalização de rodovias estaduais. E, quanto à Rinter, que é a definição de um recorte estratégico da malha rodoviária (seguindo critérios técnicos), depois de muitos anos, o GT vai cumprir o que está na lei desde 2011. Tudo isso para que possamos avançar", afirmou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Além da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, integram o grupo a Subsecretaria de Fomento e Planejamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Infra S.A. De acordo com o texto da portaria, também está prevista a participação de outros órgãos e entidades públicas e privadas. O prazo de vigência do grupo técnico é de 90 dias, prorrogáveis por igual período, e a primeira reunião está prevista para a próxima sexta-feira (23).

Fonte: Min. Dos Transportes

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004