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O Índice de Custos de Transporte elaborado pela Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte Rodoviário de Carga (FADEEAC) registrou um aumento de 10% em fevereiro, após o aumento de 5,5% em janeiro, e 121% em 2022 (o maior nos últimos 20 anos).

Desta forma, somente no primeiro bimestre de 2023, os custos operacionais do setor tiveram alta de 16%.

O estudo, produzido pelo Departamento de Estudos Econômicos e Custos da FADEEAC a partir de dados primários e estrutura de custos obtidos de forma independente, e auditados em sua metodologia estatística pelo Centro de Pesquisas em Finanças da Universidade Di Tella, mede 11 itens que impactam diretamente os custos das empresas de transporte de cargas em todo o país, sendo referência em grande parte para a fixação ou reajuste tarifário do setor.

A pesquisa de fevereiro mostra alta na maioria dos itens.

Desta vez, destaca-se o aumento do custo da mão-de-obra, decorrente da segunda parte do acordo assinado em outubro de 2022, com impacto direto na rubrica Condução Pessoal (22,1%, incluindo o adicional da primeira categoria), e na rubrica de itens e componentes relacionados a Reparos (9,95%) e Despesas Gerais (20,2%), impulsionados pelos aumentos em serviços gerais.

Adicionalmente, no segundo mês de 2023 registou-se um novo aumento dos Combustíveis (5%), abrangendo tanto o segmento grossista como retalhista de gasóleo, no âmbito dos acordos de preços estabelecidos entre o Estado Nacional e as petrolíferas, e o item Lubrificantes teve alta de 5,25%.

Depois dos aumentos acentuados ao longo de 2022, os Pneus registaram um aumento de 2,9% em fevereiro.

Quanto aos itens relacionados a Equipamentos, o Material Circulante voltou a apresentar alta expressiva (8,93%), assim como os Seguros (6,22%). O Custo Financeiro, por sua vez, cresceu 9,97%. Os demais itens (Patentes e Taxas e Pedágios) não sofreram alterações em relação a janeiro.

 

Aumento Sustentado

Os aumentos registrados no primeiro bimestre de 2023 confirmam que o aumento dos custos com transporte de carga continua em ritmo sustentado.

Em meio a um contexto inflacionário global (com os maiores valores em 40 anos) e com números recordes de inflação doméstica desde 2002, os custos com transporte de carga superaram em vários pontos a inflação do varejo ao longo de 2022.

O setor de transporte e logística de cargas na Argentina enfrenta essa situação em um quadro de alta inflação nominal local, com aumentos notáveis em insumos essenciais para a atividade, como diesel, pneus e itens relacionados a equipamentos em termos gerais.

 

Evolução nos dois primeiros meses de 2023

Se considerados os aumentos registados em janeiro e fevereiro de 2023, o ranking de aumentos por rubrica é encabeçado por Patentes (72,6%), seguido de Material Circulante (25,4%), Pessoal (25,4%), Despesas Gerais (25%) e Consertos (23,9%).

Se for analisado o que aconteceu ao longo de 2022, os que mais aumentaram foram Material Circulante (154%), Seguros (142%), Reparações (132%), Pneus (124%) e Combustíveis (121%).

 

Fonte: FADEEAC

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A cerimônia de entrega da Medalha JK, concedida pela CNT, foi realizada nessa quarta-feira (8) e homenageou 13 personalidades pelos serviços prestados ao setor. A Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro - Medalha Jk, é a honraria máxima entregue pela Confederação Nacional do Transporte aos que colaboraram de forma relevante com setor de transportes no Brasil.

Em seu discurso, durante o evento, o presidente da CNT, Vander Costa, parabenizou todas as mulheres pelo dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e saudou o grande homenageado da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK, o parlamentar Rodrigo Pacheco.

Costa ainda exaltou os demais agraciados e disse que, a partir do trabalho de cada um deles, "é possível mostrar para toda a sociedade por que o transporte move o Brasil e é, sem dúvida, uma atividade essencial para o nosso progresso enquanto nação."

Outras 12 personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte, nas diferentes modalidades, também foram agraciadas. Entre elas, estão o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, no grau grande oficial; o diretor de relações institucionais da CNT, Valter Souza, no grau grande oficial; e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no grau oficial.

A Associação parabeniza as autoridades homenageadas da cerimônia e incentiva o reconhecimento do segmento no transporte rodoviário de cargas, tanto por parte do Estado e organismos intervenientes, quanto pelos demais atores que usufruem direta ou indiretamente dos serviços prestados pelo transporte internacional, contribuindo, assim, para o fortalecimento do setor.

 

Categoria Grande Oficial

Rafael Vitale

Mestre em Engenharia de Transportes pela Beijing Jiaotong University, possui MBA em Gestão Pública, em Engenharia Ferroviária e em Finanças. Atualmente, é diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Já foi subchefe adjunto executivo da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República e gerente de projetos da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais e Internacionais do Ministério da Infraestrutura.

 

Valter Luís de Souza

Bacharel em engenharia civil pela UnB (Universidade de Brasília), é especialista em Ferrovias pelo IME (Instituto Militar de Engenharia); em Transportes pelo IFIT (Instituto Internacional de Formação de Transporte), na Bélgica; e em Gestão Avançada de Empresa pelo IESE (Business School em Barcelona, na Espanha. Natural de Angical do Piauí (PI), é diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e membro do Conselho de Administração da Tora Transportes Industriais. Anteriormente, foi diretor comercial da ALL - América Latina Logística S/A, diretor comercial da MRS Logística S/A e diretor-presidente da Tora Transportes Industriais.

 

Categoria Oficial

Rui Costa

Natural de Salvador (BA) e graduado em economia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), é o atual ministro da Casa Civil. Foi o 51º governador da Bahia, entre 2015 e 2022. Foi secretário da Casa Civil da Bahia, de 2012 a 2014, e deputado federal de 2010 a 2012 e em 2014. Foi vereador por Salvador, de 2005 a 2007; secretário de Relações Institucionais da Bahia, de 2007 a 2010; e diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, de 1984 a 2000.

 

A Medalha JK

Instituída em 1991, a honraria compreende três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial. O patrono da honraria é o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. JK cortou o país com estradas, investiu em energia, acelerou o processo de industrialização afim de romper o desafio de levar o progresso para o interior do país.

 

Fonte: CNT

Imagem: Divulgação CNT

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informa que - devido às fortes chuvas que atingem alguns estados - está monitorando as ocorrências nas rodovias sob sua administração com o objetivo de garantir a segurança dos usuários.

Desta forma, as equipes do DNIT seguem em alerta e, em conjunto com as empresas que atuam na manutenção das estradas federais, têm atendido prontamente às demandas emergenciais para liberar o quanto antes as rodovias. Quando algum risco aos usuários é detectado pelos técnicos as vias são interditadas e sinalizadas, visando garantir a segurança dos condutores.

 

Confira a situação das rodovias afetadas pelas chuvas:

Bahia

BR-101 – O km 817 está parcialmente liberado. O DNIT executou dois desvios, possibilitando o tráfego em meia pista. As equipes realizam os serviços de recomposição do corpo de aterro que foi danificado em mais de 20 metros de altura. A previsão é concluir a obra no final de março.

Atualmente, os desvios estão liberados. As equipes do DNIT realizaram o serviço de capa asfáltica para melhorar a trafegabilidade dos usuários.

Paraná

BR-277 – A interdição parcial no km 41,5 deve-se à queda de barreira por causa das fortes chuvas que atingiram o estado do Paraná. As equipes do DNIT seguem executando as obras de recuperação no local. Os serviços estão cerca de 60% executados. Os trabalhos no local recomeçaram no dia 23 de fevereiro e a faixa de descida foi novamente interrompida até o dia 15 de março. Após essa data, a terceira pista será liberada em definitivo. A previsão é que os trabalhos continuem até o fim de março.

Já no km 40 e no km 41,4 os serviços de recuperação estão sendo realizados pelo Governo do Estado do Paraná, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica.

No km 33,5 no sentido litoral do Paraná houve um afundamento de pavimento em decorrência das chuvas. Técnicos da Autarquia interditaram a pista e estão aguardando o laudo geológico para definir as ações a serem adotadas no trecho.

Atenção para as rotas alternativas:

Veículos de passeio - Estrada da Graciosa

Veículos pesados - BR-376/PR até o ferryboat em Guaratuba (máximo 26 toneladas)

Alagoas

BR-101 – Entre o km 120 e o km 123, no município de Marechal Deodoro, a rodovia segue totalmente interrompida devido a problemas geológicos registrados no pavimento em decorrência das chuvas. Foi declarada situação de emergência e o local está devidamente sinalizado, alertando para a interrupção do tráfego neste ponto da rodovia. A equipe técnica do DNIT realiza sondagens do solo e está finalizando o relatório de diagnóstico para definir a melhor solução de engenharia para o trecho. Serão três meses de sondagens e a previsão de início dos serviços é para o mês de agosto, após o período das chuvas.

O DNIT recomenda como rota alternativa para quem deseja seguir no sentido Aracaju-Recife acessar a rodovia estadual AL-220 no km 128 da via federal, em seguida ingressar na BR-424/AL até a BR-316/AL e retornar à BR-101/AL no km 101. Já para os usuários que trafegam no sentido oposto (Recife-Aracaju), ao chegar no km 101, a alternativa é acessar a BR-316/AL, em seguida a BR-424/AL até a estadual AL-101 e retornar à BR-101/AL no km 128.

Santa Catarina

BR-280 – A Serra de Corupá, entre o km 84 e o km 111, teve o trânsito liberado nesta terça-feira (7) após dois dias de interdição total. O tráfego só é permitido para veículos leves. Para veículos pesados, que estão proibidos de passar pela serra, a rota alternativa é a BR-470/SC, ligando com a BR-116/SC para acesso ao planalto norte (sentido oeste) e com a BR-101/SC para acesso ao norte de Santa Catarina (sentido leste). O DNIT declarou situação de emergência na rodovia em novembro de 2022, após fortes chuvas danificarem bueiros, romperem aterros e taludes e causarem deslizamentos de materiais sobre a pista;

BR-282 – A Autarquia realiza obras emergenciais no trecho da rodovia na Grande Florianópolis, entre o km 22 e o km 70. Sendo os principais pontos em obras os km 28, 30, 47, 53 e 67, em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Rancho Queimado, onde houve registro de ocorrências como escorregamentos de materiais sobre a pista, queda de árvores e rupturas de taludes. Os trechos em obras funcionam com desvios e operações de PARE e SIGA pontuais, de acordo com a necessidade do serviço. Os trabalhos envolvem construção de muros de gabião, recuperação de taludes e contenção de encostas, dentre outros serviços. Os motoristas devem ficar atentos à movimentação de maquinário e falta de acostamento em alguns pontos. O DNIT declarou situação de emergência na rodovia;

BR-470 – A rodovia possui dois pontos com obras emergenciais após as fortes chuvas que atingiram a região. No km 61,8, em Indaial, o trânsito flui nos dois sentidos, mas com desvio pelo acostamento devido aos trabalhos realizados no lado de fora da pista. A sinalização no local é provisória. Já no km 85,7, em Rodeio, o fluxo segue no sistema de PARE e SIGA para permitir a construção de uma nova galeria. Motoristas devem ficar atentos à movimentação de maquinário e falta de acostamento em alguns pontos. O DNIT declarou situação de emergência na rodovia.

Minas Gerais

BR-262 – A rodovia registra problemas em dois pontos. No km 179 ocorreu uma erosão no acostamento, em direção ao município de Vargem Linda. As equipes sinalizaram o local e orientam aos usuários que trafeguem com cautela na região;

No km 195 o problema se repete e o trânsito está em meia pista. Técnicos da Autarquia estão monitorando a situação até que condições climáticas sejam favoráveis para a realização do reparo;

BR-265 – No km 350 houve erosão em talude/saia de aterro. Neste ponto - que é em pista dupla - a interdição é de uma faixa de rolamento. E no km 429, lado esquerdo, houve uma erosão na pista da terceira faixa. O local está sinalizado e foi declarada situação de emergência. Atualmente, o Departamento está contratando os serviços de manutenção;

BR-354 – Devido à erosão no talude no km 526 da rodovia foi necessário interditar meia faixa de rolamento. Em virtude de a pista possuir acostamento, é possível o tráfego de dois veículos ao mesmo tempo, sem risco aos condutores, mantendo assim o fluxo no trecho. Para garantir a segurança no tráfego foram instalados dois quebra-molas no local para reduzir a velocidade. Para a realização dos serviços de manutenção foi declarada situação de emergência;

No km 549, no município de Campo Belo, técnicos do DNIT detectaram uma erosão adentrando a pista. Equipes foram ao local para analisar a situação e verificar a solução a ser empregada. Rodovia está operando em meia pista;

BR-494 – A rodovia possui quatro pontos de restrição em decorrência das chuvas. No km 175 há uma interdição parcial devido a uma erosão no bordo da pista, o trânsito flui em meia pista. No km 178 devido à erosão em talude/saia de aterro. No local foram implantados quebra-molas e o tráfego flui em meia pista. Já no km 139 e no km 144 no segmento Oliveira, em São João del Rei, o tráfego ocorre em meia pista devido à erosão. Na rodovia foi declarada situação de emergência. Atualmente, o Departamento está contratando empresa para manutenção da rodovia.

Rio Grande do Norte

BR-101 – No km 108, ocorreu o colapso parcial de um bueiro sob a pista da direita (sentido São José do Mipibu). O DNIT liberou um desvio para permitir o tráfego para a pista esquerda (que funcionará em pista simples para os dois sentidos). A equipe técnica começará a realizar o diagnóstico da ocorrência, agora que o tráfego foi desviado para a pista da esquerda e o bueiro poderá ser inspecionado em toda a sua extensão. A Autarquia prevê que será necessário realizar a reconstrução ou substituição do bueiro. O prazo deverá ser definido após a conclusão do diagnóstico.

São Paulo

BR-459 – Na manhã do dia 1 de março, o tráfego foi parcialmente liberado do km 0 ao km 23, na Serra do Piquete, para veículos leves e caminhões de até 3 eixos. A liberação ocorre das 6 às 19 horas, pelo sistema PARE e SIGA, e depende das condições climáticas a cada dia. O DNIT reforça que a rodovia permanece totalmente interditada para o tráfego de veículos pesados (acima de 3 eixos).

Técnicos da Autarquia e da Defesa Civil estão monitorando o trecho, que teve a situação de emergência decretada. A manutenção da interdição ocasional durante o dia de forma parcial e total à noite é uma medida de segurança, uma vez que as chuvas ainda não cessaram na região e o risco de deslizamento de barreira é elevado.

O DNIT ressalta que as obras de recuperação da encosta já estão em andamento.

Os demais motoristas que precisam transitar entre o sul do Estado de Minas Gerais a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, por meio da BR-459, devem ficar atentos às restrições das vias de circulação que integram as rotas alternativas, descritas a seguir:

ROTA 1

Extensão de 138 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 29 toneladas de PBT e comprimento máximo de 14 metros. Na rodovia BR-459/MG, entre os municípios de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, dirigir-se para a rodovia MG-173, passando pelos municípios de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí (em São Paulo, na SP-042) e Sapucaí-Mirim. Prosseguir viagem pela rodovia SP-042 e continuar pela rodovia SP-050, passando pelo município de Monteiro Lobato, chegando ao município de São José dos Campos, de onde é possível seguir viagem pela rodovia BR-116/SP: Via Dutra.

ROTA 2

Extensão de 123 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 29 toneladas de PBT e comprimento máximo de 14 metros. Na rodovia BR-459/MG, no município de Piranguinho, dirigir pela rodovia MG-295, passando pelos municípios de Brazópolis e Paraisópolis até o entroncamento com a rodovia MG-173, prosseguindo em direção aos municípios de São Bento do Sapucaí (em São Paulo, na SP-042) e Sapucaí-Mirim. Depois, prosseguir viagem pela rodovia SP-042 e continuar pela rodovia SP-050 até o entroncamento com a rodovia SP-046. Seguir pela rodovia SP-046, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal. No entroncamento com a rodovia SP-123, prosseguir viagem em direção ao município de Taubaté até o entroncamento com a rodovia BR-116/SP: Via Dutra.

ROTA 3

Extensão de 190 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 33 toneladas de PBT. Esta rota é recomendada para quem vem do Estado do Rio de Janeiro. Pegar a saída 330 da rodovia BR-116/RJ: Via Dutra e seguir viagem pela rodovia BR-354/MG, passando pelos municípios de Itamonte, Santana do Capivari e Pouso Alto, chegando no entroncamento com a rodovia MG-470. Prosseguir viagem pela rodovia MG-470, passando pelos municípios de São Lourenço e Carmo de Minas até o entroncamento com a rodovia MG-347, seguindo viagem em direção ao município de Cristina. No entroncamento com a rodovia MGC-383, seguir em direção ao município de Itajubá até o entroncamento com a rodovia BR-459/MG.

ROTA 4

Extensão de 59,5 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 33 toneladas de PBT e comprimento máximo de 18,6 metros. Esta rota é recomendada para quem está no município de Piquete. O usuário poderá seguir viagem pelas rodovias SP-183 e SP-058, passando pelo município de Cruzeiro, seguindo pela rodovia BR-116/SP: Via Dutra em direção ao Estado do Rio de Janeiro até a saída 330, seguindo em direção ao sul de Minas Gerais pela rodovia BR-354/MG, repetindo-se a orientação da Rota 3.

 

Fonte: DNIT

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