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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informa que - devido às fortes chuvas que atingem alguns estados - está monitorando as ocorrências das rodovias sob sua administração com o objetivo de garantir a segurança dos usuários.

Desta forma, as equipes do DNIT seguem em alerta e, em conjunto com as empresas que atuam na manutenção das estradas federais, têm atendido prontamente às demandas emergenciais para liberar o quanto antes as rodovias. Quando algum risco aos usuários é detectado pelos técnicos as vias são interditadas e sinalizadas, visando garantir a segurança dos condutores.

Confira a situação das rodovias afetadas pelas chuvas:

Bahia

– BR-101 – O km 817 está parcialmente liberado. No dia 19 de janeiro a passagem de veículos pesados foi interditada no trecho como medida de segurança. O DNIT executou dois desvios para possibilitar o tráfego em meia pista. Porém, um dos desvios foi afetado devido às fortes chuvas na região. As equipes da Autarquia seguem alertas e com serviços para liberação total do trecho.

Paraná

– BR-277 – Está liberada uma faixa em cada sentido da pista na via para o litoral, entre o km 41 e o km 41,9. A interdição parcial ocorreu em decorrência da queda de barreira por conta das fortes chuvas que atingiram o Paraná. As equipes do DNIT seguem executando as obras de recuperação no km 41,5, sempre que as condições climáticas são favoráveis.

Já no km 40 e no km 41,4 os serviços de recuperação estão sendo realizados pelo Governo do Estado do Paraná, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica.

Alagoas

– BR-101 – Entre o km 120 e o km 123, no município de Marechal Deodoro, a rodovia segue totalmente interrompida devido a problemas geológicos registrados no pavimento após as chuvas. O local está devidamente sinalizado, alertando para a interrupção do tráfego neste ponto da rodovia. A equipe técnica do DNIT realizou sondagens do solo e está finalizando o relatório de diagnóstico para definir a melhor solução de engenharia para o trecho.

O DNIT recomenda como rota alternativa para quem deseja seguir no sentido Aracaju-Recife acessar a rodovia estadual AL-220 no km 128 da via federal, em seguida ingressar na BR-424/AL até a BR-316/AL e retornar à BR-101/AL no km 101. Já para os usuários que trafegam no sentido oposto (Recife-Aracaju), ao chegar no km 101, a alternativa é acessar a BR-316/AL, em seguida a BR-424/AL até a estadual AL-101 e retornar à BR-101/AL no km 128.

Maranhão

– BR-230 – No km 392 a rodovia federal está operando em meia pista. As equipes da Autarquia sinalizaram o local e os serviços de reconstrução do bueiro foram iniciados na última segunda-feira (23).

Santa Catarina

– BR-280 – A Serra de Corupá, entre o km 84 e o km 111, segue fechada para o trânsito de veículos pesados. No trecho está autorizada a circulação apenas de veículos leves e de serviços essenciais.

A interdição para veículos pesados iniciou ainda em dezembro, após as fortes chuvas que atingiram a região. O volume de água comprometeu o aterro da rodovia em alguns pontos, que estão sendo reconstruídos de forma emergencial pelas equipes do DNIT.

Aos veículos pesados, que estão proibidos de circular entre o km 84 e o km 111 da rodovia federal, a rota alternativa indicada é a BR-470/SC ligando com a BR-116.

Minas Gerais

– BR-116 – O km 278 está totalmente interditado no sentido aeroporto de Teófilo Otoni, devido à erosão na pista. As equipes do DNIT sinalizaram o local e atuam para a liberação do trecho. Como rota alternativa, acessem o retorno na FAC;

– BR-262 – No km 179 ocorreu uma erosão no acostamento da rodovia federal, em direção ao município de Vargem Linda. As equipes sinalizaram o local e orientam aos usuários que trafeguem com cautela na região;

– BR-265 – No km 350 houve erosão em talude/saia de aterro. Neste ponto - que é em pista dupla - a interdição é de uma faixa de rolamento;

– BR-354 – Devido à erosão no talude do km 526 da rodovia foi necessário interditar meia faixa de rolamento. Em virtude de a pista possuir acostamento, é possível o tráfego de dois veículos ao mesmo tempo, sem risco aos condutores, mantendo assim o fluxo no trecho. Para garantir a segurança no tráfego foram instalados dois quebra-molas no local para reduzir a velocidade;

– BR-356 – No km 218 o tráfego opera por meio de desvio e no km 244 (ponte da Embaúba - município de Muriaé) entre Ervália e Muriaé, quando há grandes volumes de chuva há interdição do tráfego devido ao aumento do nível do rio. Como rota alternativa, o tráfego de Ervália para Muriaé deve seguir o seguinte trajeto: Ervália - Coimbra - Visconde do Rio Branco - Guiricema - Muriaé.

– BR-494 – A rodovia possui três pontos de restrição em decorrência das chuvas. No km 178 devido à erosão em talude/saia de aterro. No local foram implantados quebra-molas e o tráfego flui em meia pista. Já no km 139 e no km 144 no segmento Oliveira, em São João del Rei, o tráfego ocorre em meia pista devido à erosão.

São Paulo

– BR-459 – A rodovia está totalmente interditada desde a tarde de sexta-feira (20), no município de Piquete, entre o km 0 e o km 14. A interrupção é necessária para avaliação das medidas a serem adotadas para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Equipes do DNIT e da Defesa Civil estão monitorando o trecho e a Autarquia decretou situação de emergência para executar os serviços.

O motorista que precisar transitar entre o sul do Estado de Minas Gerais a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, por meio da BR-459, deverá utilizar as rotas alternativas, descritas a seguir:

ROTA 1

Extensão de 138 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 29 toneladas de PBT e comprimento máximo de 14 metros. Na rodovia BR-459/MG, entre os municípios de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, dirigir-se para a rodovia MG-173, passando pelos municípios de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí (em São Paulo, na SP-042) e Sapucaí-Mirim. Prosseguir viagem pela rodovia SP-042 e continuar pela rodovia SP-050, passando pelo município de Monteiro Lobato, chegando ao município de São José dos Campos, de onde é possível seguir viagem pela rodovia BR-116/SP: Via Dutra.

ROTA 2

Extensão de 123 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 29 toneladas de PBT e comprimento máximo de 14 metros. Na rodovia BR-459/MG, no município de Piranguinho, dirigir pela rodovia MG-295, passando pelos municípios de Brazópolis e Paraisópolis até o entroncamento com a rodovia MG-173, prosseguindo em direção aos municípios de São Bento do Sapucaí (em São Paulo, na SP-042) e Sapucaí-Mirim. Depois, prosseguir viagem pela rodovia SP-042 e continuar pela rodovia SP-050 até o entroncamento com a rodovia SP-046. Seguir pela rodovia SP-046, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal. No entroncamento com a rodovia SP-123, prosseguir viagem em direção ao município de Taubaté até o entroncamento com a rodovia BR-116/SP: Via Dutra.

ROTA 3

Extensão de 190 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 33 toneladas de PBT. Esta rota é recomendada para quem vem do Estado do Rio de Janeiro. Pegar a saída 330 da rodovia BR-116/RJ: Via Dutra e seguir viagem pela rodovia BR-354/MG, passando pelos municípios de Itamonte, Santana do Capivari e Pouso Alto, chegando no entroncamento com a rodovia MG-470. Prosseguir viagem pela rodovia MG-470, passando pelos municípios de São Lourenço e Carmo de Minas até o entroncamento com a rodovia MG-347, seguindo viagem em direção ao município de Cristina. No entroncamento com a rodovia MGC-383, seguir em direção ao município de Itajubá até o entroncamento com a rodovia BR-459/MG.

ROTA 4

Extensão de 59,5 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 33 toneladas de PBT e comprimento máximo de 18,6 metros. Esta rota é recomendada para quem está no município de Piquete. O usuário poderá seguir viagem pelas rodovias SP-183 e SP-058, passando pelo município de Cruzeiro, seguindo pela rodovia BR-116/SP: Via Dutra em direção ao Estado do Rio de Janeiro até a saída 330, seguindo em direção ao sul de Minas Gerais pela rodovia BR-354/MG, repetindo-se a orientação da Rota 3.

Fonte: DNIT
Imagem: Divulgação DNIT

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Argentina

Haverá restrição de circulação na Argentina nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, para veículos das categorias N2, N3, O, O3 e O4, devido ao reordenamento do trânsito e segurança viária em virtude de fins de semana prolongados ou com aumento considerável no fluxo de veículos.

Nos dias 27 e 29 será das 18h às 20h59min, e no dia 28 das 7h às 09h59min. Confira mais informações, como rotas e regiões, na página da Agencia Nacional de Seguridad Vial.

Chile

O Governo Regional de Ñuble informou sobre restrições de tráfego de todo o tipo de veículo no município de Quillón, pela rua San Martin, entre as ruas Carrera e El Roble, nos dias 2, 9, 10, 16 e 23 de fevereiro. As restrições acontecerão das 16h até às 22h30 com finalidade de realizar "Actívate Quillón Verano 2023". No entanto, no dia 10 de fevereiro, o horário das restrições será das 8h até às 20h na mesma localidade.

Neste mês estão acontecendo restrições para qualquer veículo automotor na rua O'Higgins, entre as ruas San Martín e Baquedano no município de Portezuelo, desde às 17h30 do dia 16 de janeiro até às 23h59 do dia 24 de fevereiro. Essa restrição de tráfego se dá devido as "Actividades Artísticas y Recreativas de Verano".

 

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Os caminhoneiros que passarem pela rota entre as capitais Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) vão ter direito a um Ponto de Parada e Descanso (PPD). A ANTT participou, nesta quarta-feira (25/1), da cerimônia de lançamento do primeiro PPD do sul do país. A concessionária Arteris Litoral Sul vai começar a construir 39 mil m2 na altura do km 220 da BR-101/SC, em Palhoça. A concessionária irá investir R$ 15 milhões e as obras têm duração prevista de 12 meses.

A edificação fica na margem sul da rodovia e terá dois pavimentos com copa, sala de descanso, sanitários, instalações com chuveiros e vestiários, academia a céu aberto, playgrounds para crianças, entre outros benefícios. Além disso, haverá espaço para instalação de mini-mercados automatizados, lavanderia automatizada, farmácia e comércio de itens essenciais aos caminhoneiros.

No lado norte, haverá também uma edificação com instalações sanitárias, incluindo banheiros femininos e masculinos, equipados conforme as normas de acessibilidade. A edificação norte é integrada ao prédio principal por meio da passarela sobre a rodovia.

O estacionamento do PPD irá oferecer espaço para 59 vagas, sendo 33 para carretas com comprimento de até 30 metros, e outras 26 vagas para caminhões com comprimento de até 12 metros. As vagas estarão alocadas para possibilitar o estacionamento em ambos os sentidos da BR-101/SC.

Tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e bem-estar. No interior do edifício, a acústica e a iluminação também devem reduzir o ruído externo da rodovia, possibilitando também conforto visual – incluindo a proteção das janelas com películas e iluminação com lâmpadas de LED.

Confira como será o PPD.

Contorno de Florianópolis - Outra obra de extrema importância para a região é o Contorno Viário de Florianópolis, que será um corredor expresso de 50 km, com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A ANTT realizou visita técnica na manhã desta quarta-feira, a fim de acompanhar o cumprimento do contrato e do cronograma das obras.

A Arteris Litoral Sul já investiu R$2,1 bilhão na construção do Contorno Viário de Florianópolis, cujo investimento total será de R$ 3,9 bilhões até 2023, prazo final para conclusão da futura rodovia.

Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 18km de pavimentação. Avanços nos dois últimos anos: três dos quatro túneis já foram completamente perfurados e o quarto está em fase final de escavação subterrânea.

Em toda a extensão da obra, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e trevos, além dos trabalhos nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto.

Fonte: ANTT
Imagem: Divulgação ANTT

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