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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informa que - devido às fortes chuvas que atingem alguns estados - está monitorando as ocorrências nas rodovias sob sua administração com o objetivo de garantir a segurança dos usuários.

Desta forma, as equipes do DNIT seguem em alerta e, em conjunto com as empresas que atuam na manutenção das estradas federais, têm atendido prontamente às demandas emergenciais para liberar o quanto antes as rodovias. Quando algum risco aos usuários é detectado pelos técnicos as vias são interditadas e sinalizadas, visando garantir a segurança dos condutores.

Confira a situação das rodovias afetadas pelas chuvas:

Rio de Janeiro

BR-393 – Devido às fortes chuvas que atingem a região de Barra Mansa no sábado (11), houve o levantamento do acostamento e de parte da pista de rolamento no km 297,7. Técnicos da Autarquia sinalizaram o local e já iniciaram os reparos de recomposição da rodovia e desobstrução do sistema de drenagem.

Bahia

BR-101 – O km 817 está parcialmente liberado. O DNIT executou dois desvios, possibilitando o tráfego em meia pista. As equipes realizam os serviços de recomposição do corpo de aterro que foi danificado em mais de 20 metros de altura e a construção de uma nova galeria;

Nos desvios, as equipes do DNIT realizaram o serviço de capa asfáltica para melhorar a trafegabilidade dos usuários.

Paraná

BR-277 – A interdição parcial no km 33 e no km 41,5 deve-se à queda de barreira por causa das fortes chuvas que atingem o estado do Paraná. A rodovia está operando com desvio, sendo uma faixa de descida e uma de subida. As equipes do DNIT seguem executando as obras de recuperação no km 41,5. Os serviços estão cerca de 60% executados. A expectativa é que os trabalhos de recuperação continuem até o fim de março;

No km 33,5, no sentido litoral do Paraná, houve um afundamento de pavimento em decorrência das chuvas. O DNIT informa que realizou a interdição da pista de descida em uma extensão de 1,1 quilômetro. No sábado (11), as equipes do Departamento realizaram a instalação de tachões no eixo do desvio. As trincas maiores foram vedadas com massa asfáltica. Já as trincas menores foram fechadas com Grout (massa especial mais resistente). A vedação das trincas é uma medida preventiva necessária para evitar que não infiltre água das chuvas pelo pavimento e isso provoque mais danos ao aterro;

Em relação ao afundamento, o DNIT salienta que os técnicos já iniciaram os levantamentos de topografia e devem realizar ensaios e sondagens do solo em diversos pontos do local. Após essa etapa, será elaborado estudo de alternativas para o projeto de contenção para definir a melhor solução de engenharia para resolver o problema;

Já no km 40 e no km 41,4 os serviços de recuperação estão sendo realizados pelo Governo do Estado do Paraná, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica.

BR-376 – Há interdição no km 136 da rodovia, em Nova Esperança, devido às fortes chuvas na região que acarretaram danos do dispositivo de drenagem. Equipes do DNIT já foram acionadas e, assim que as condições climáticas forem favoráveis, será realizado o reparo.

Alagoas

BR-101 – Entre o km 120 e o km 123, no município de Marechal Deodoro, a rodovia segue totalmente interrompida devido a problemas geológicos registrados no pavimento em decorrência das chuvas. Foi declarada situação de emergência e o local está devidamente sinalizado, alertando para a interrupção do tráfego neste ponto da rodovia. A equipe técnica do DNIT realiza sondagens do solo e está finalizando o relatório de diagnóstico para definir a melhor solução de engenharia para o trecho. Serão três meses de sondagens e a previsão de início dos serviços é para o mês de agosto, após o período das chuvas;

O DNIT recomenda como rota alternativa para quem deseja seguir no sentido Aracaju-Recife acessar a rodovia estadual AL-220 no km 128 da via federal, em seguida ingressar na BR-424/AL até a BR-316/AL e retornar à BR-101/AL no km 101. Já para os usuários que trafegam no sentido oposto (Recife-Aracaju), ao chegar no km 101, a alternativa é acessar a BR-316/AL, em seguida a BR-424/AL até a estadual AL-101 e retornar à BR-101/AL no km 128.

Santa Catarina

BR-280 – A Serra de Corupá, entre o km 84 e o km 111, está com trânsito totalmente bloqueado devido a deslizamentos. A rota alternativa é a BR-470/SC, ligando com a BR-116/SC para acesso ao planalto norte (sentido oeste) e com a BR-101/SC para acesso ao norte de Santa Catarina (sentido leste). O DNIT declarou situação de emergência na rodovia em novembro de 2022, após fortes chuvas danificarem bueiros, romperem aterros e taludes e causarem deslizamentos de materiais sobre a pista;

BR-282 – A Autarquia realiza obras emergenciais no trecho da rodovia na Grande Florianópolis, entre o km 22 e o km 70. Sendo os principais pontos em obras os km 28, 30, 47, 53 e 67, em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Rancho Queimado, onde houve registro de ocorrências como escorregamentos de materiais sobre a pista, queda de árvores e rupturas de taludes. Os trechos em obras funcionam com desvios e operações de PARE e SIGA pontuais, de acordo com a necessidade do serviço. Os trabalhos envolvem construção de muros de gabião, recuperação de taludes e contenção de encostas, dentre outros serviços. Os motoristas devem ficar atentos à movimentação de maquinário e falta de acostamento em alguns pontos. O DNIT declarou situação de emergência na rodovia;

BR-470 – A rodovia possui pontos em obras entre o km 61, em Indaial, e o km 88, em Ascurra, com PARE e SIGA pontuais. No segmento, o DNIT realiza recuperação do aterro da rodovia, reconstrução de bueiros e galerias, além de melhorias em sarjetas e equipamentos de drenagem danificados pelas fortes chuvas que atingiram a região. Motoristas devem ficar atentos à movimentação de maquinário e falta de acostamento em alguns trechos. O DNIT declarou situação de emergência na rodovia.

Minas Gerais

BR-262 – A rodovia registra problemas em dois pontos. No km 179 ocorreu uma erosão no acostamento, em direção ao município de Vargem Linda. As equipes sinalizaram o local e orientam aos usuários que trafeguem com cautela na região;

No km 195 o problema se repete e o trânsito está em meia pista. Técnicos da Autarquia estão monitorando a situação até que as condições climáticas sejam favoráveis para a realização do reparo;

BR-265 – No km 350 houve erosão em talude/saia de aterro. Neste ponto - que é em pista dupla - a interdição é de uma faixa de rolamento. E no km 429, lado esquerdo, houve uma erosão na pista da terceira faixa. O local está sinalizado e foi declarada situação de emergência. Atualmente, o Departamento está contratando os serviços de manutenção;

BR-354 – Devido à erosão no talude no km 526 da rodovia foi necessário interditar meia faixa de rolamento. Em virtude de a pista possuir acostamento, é possível o tráfego de dois veículos ao mesmo tempo, sem risco aos condutores, mantendo assim o fluxo no trecho. Para garantir a segurança no tráfego foram instalados dois quebra-molas no local para reduzir a velocidade. Para a realização dos serviços de manutenção foi declarada situação de emergência;

No km 549, no município de Campo Belo, técnicos do DNIT detectaram uma erosão adentrando a pista. As equipes da Autarquia retornaram nesta quinta-feira (9) ao local para realizar reforço na sinalização e iniciar a implantação de quebra-molas. O trecho está sendo monitorado pelo Departamento, visando a segurança dos condutores, até que as condições climáticas sejam favoráveis para iniciar a recuperação do trecho. A rodovia está operando em meia pista;

BR-494 – A rodovia possui quatro pontos de restrição em decorrência das chuvas. No km 175 há uma interdição parcial devido a uma erosão no bordo da pista, o trânsito flui em meia pista. No km 178 devido à erosão em talude/saia de aterro. No local foram implantados quebra-molas e o tráfego flui em meia pista. Já no km 139 e no km 144 no segmento Oliveira, em São João del Rei, o tráfego ocorre em meia pista devido à erosão. Na rodovia foi declarada situação de emergência. Atualmente, o Departamento está contratando empresa para manutenção da rodovia.

Rio Grande do Norte

BR-101 – No km 108, ocorreu o colapso parcial de um bueiro sob a pista da direita (sentido São José do Mipibu). O reparo do bueiro já foi iniciado. O DNIT liberou um desvio para permitir o tráfego para a pista esquerda (que funciona em pista simples para os dois sentidos). O reparo do bueiro e a reconstrução da plataforma devem durar pelo menos 10 dias (a depender da ocorrência ou não de chuvas), quando o desvio deverá ser desfeito e o tráfego retomado nas duas pistas.

São Paulo

BR-459 – Na manhã do dia 1 de março, o tráfego foi parcialmente liberado do km 0 ao km 23, na Serra do Piquete, para veículos leves e caminhões de até 3 eixos. A liberação ocorre das 6 às 19 horas, pelo sistema PARE e SIGA, e depende das condições climáticas a cada dia. O DNIT reforça que a rodovia permanece totalmente interditada para o tráfego de veículos pesados (acima de 3 eixos);

Técnicos da Autarquia e da Defesa Civil estão monitorando o trecho, que teve a situação de emergência decretada. A manutenção da interdição ocasional durante o dia de forma parcial e total à noite é uma medida de segurança, uma vez que as chuvas ainda não cessaram na região e o risco de deslizamento de barreira é elevado;

O DNIT ressalta que as obras de recuperação da encosta já estão em andamento;

Os demais motoristas que precisam transitar entre o sul do Estado de Minas Gerais a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, por meio da BR-459, devem ficar atentos às restrições das vias de circulação que integram as rotas alternativas, descritas a seguir:

ROTA 1

Extensão de 138 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 29 toneladas de PBT e comprimento máximo de 14 metros. Na rodovia BR-459/MG, entre os municípios de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, dirigir-se para a rodovia MG-173, passando pelos municípios de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí (em São Paulo, na SP-042) e Sapucaí-Mirim. Prosseguir viagem pela rodovia SP-042 e continuar pela rodovia SP-050, passando pelo município de Monteiro Lobato, chegando ao município de São José dos Campos, de onde é possível seguir viagem pela rodovia BR-116/SP: Via Dutra.

ROTA 2

Extensão de 123 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 29 toneladas de PBT e comprimento máximo de 14 metros. Na rodovia BR-459/MG, no município de Piranguinho, dirigir pela rodovia MG-295, passando pelos municípios de Brazópolis e Paraisópolis até o entroncamento com a rodovia MG-173, prosseguindo em direção aos municípios de São Bento do Sapucaí (em São Paulo, na SP-042) e Sapucaí-Mirim. Depois, prosseguir viagem pela rodovia SP-042 e continuar pela rodovia SP-050 até o entroncamento com a rodovia SP-046. Seguir pela rodovia SP-046, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal. No entroncamento com a rodovia SP-123, prosseguir viagem em direção ao município de Taubaté até o entroncamento com a rodovia BR-116/SP: Via Dutra.

ROTA 3

Extensão de 190 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 33 toneladas de PBT. Esta rota é recomendada para quem vem do Estado do Rio de Janeiro. Pegar a saída 330 da rodovia BR-116/RJ: Via Dutra e seguir viagem pela rodovia BR-354/MG, passando pelos municípios de Itamonte, Santana do Capivari e Pouso Alto, chegando no entroncamento com a rodovia MG-470. Prosseguir viagem pela rodovia MG-470, passando pelos municípios de São Lourenço e Carmo de Minas até o entroncamento com a rodovia MG-347, seguindo viagem em direção ao município de Cristina. No entroncamento com a rodovia MGC-383, seguir em direção ao município de Itajubá até o entroncamento com a rodovia BR-459/MG.

ROTA 4

Extensão de 59,5 quilômetros - Permitida a circulação de veículos de até 33 toneladas de PBT e comprimento máximo de 18,6 metros. Esta rota é recomendada para quem está no município de Piquete. O usuário poderá seguir viagem pelas rodovias SP-183 e SP-058, passando pelo município de Cruzeiro, seguindo pela rodovia BR-116/SP: Via Dutra em direção ao Estado do Rio de Janeiro até a saída 330, seguindo em direção ao sul de Minas Gerais pela rodovia BR-354/MG, repetindo-se a orientação da Rota 3.

Fonte: DNIT

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A partir de amanhã, 15 de março, será obrigatório o uso do ticket com QR CODE para exportação do tipo em lastre, no Terminal Aduaneiro da BR-290, sentido Brasil - Argentina.

Em fevereiro a Alfândega da Receita Federal de Uruguaiana comunicou a aquisição de três cancelas inteligentes para automatizar o fluxo de cargas no Terminal Aduaneiro da BR-290, fazendo parte do Sistema Vigilância Aduaneira Inteligente – Sistema VAI.

A liberação das cancelas inteligentes funciona através da apresentação de um QR CODE, registrado no sistema VAI com as informações necessárias para a operação, fazendo com que o gerenciamento dos veículos que entram e saem do terminal da BR-290 ocorra de maneira automática.

Desde o dia 1º de março até hoje o sistema estava funcionando como Projeto Piloto na saída dos veículos vazios com destino ao Exterior (exportação do tipo em lastre), a partir de amanhã, o uso do ticket será obrigatório para exportação do tipo em lastre.

O ticket nessa modalidade pode ser agendado com 72h de antecedência, contudo, uma vez agendado, o ticket deve utilizado em 4 horas, sob pena de cancelamento, neste caso, somente poderá ser agendado novamente no dia seguinte.

 

Clique aqui para conferir o Manual do Transportador

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Na noite de ontem (13), durante a Assembleia de Núcleo do Sicredi de Uruguaiana, a Associação teve o Projeto Formação de Condutores para o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas contemplado para o investimento do Fundo Social em 2023.

O Fundo Social, que antes levava o nome de Valor "S", foi criado em 2018 e é um recurso financeiro do Sicredi que tem como objetivo alavancar e apoiar entidades em prol do desenvolvimento da sua região de atuação.

A Associação, em parceria com a unidade do SEST SENAT de Uruguaiana, desenvolveu um projeto que busca ser uma fonte de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho do transporte, mais especificamente, na função de condutor de transporte rodoviário internacional de cargas.

Uruguaiana possui atualmente o maior Porto Seco Rodoviário em representação de movimentação de cargas da América Latina, isso requer uma alta demanda de profissionais qualificados para atuar na área. Contudo, as organizações encontram uma certa dificuldade para contratar mão de obra especializada na condução de veículos para o Mercosul, por isso, para suprir essa necessidade, a Associação propôs desenvolver essa capacitação.

O Projeto Formação de Condutores para o Transporte Rodoviário Internacional de Cargas será financiado pelo Sicredi, organizado pela Associação e desenvolvido pelo SEST SENAT. A parceria entre as instituições capacitará 30 alunos da própria comunidade, gerando assim, mão obra qualificada para operar nas empresas locais e possibilitando o giro da economia no município.

O curso terá carga horária total de 48h/aula por aluno e mais palestras e visitas técnicas. Entre as temáticas contidas na proposta de qualificação profissional estão: legislação de transporte, noções de transporte rodoviário internacional de cargas no Mercosul e países associados, aperfeiçoamento prático na condução de veículos de carga e motorista SmartDriver. As inscrições serão abertas no mês de maio, para profissionais do transporte e motoristas da comunidade entre 25 a 50 anos.

A Associação agradece a todos os envolvidos no Projeto, e espera que esta iniciativa não pare na primeira turma, a proposta é que os(as) profissionais que concluírem o curso com êxito sejam encaminhados(as) para empresas do ramo do transporte internacional para participarem de seus processos seletivos, e assim, gerando demanda de novas turmas e mais profissionais para serem qualificados(as).

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Na imagem os diretores da Associação, Gladys Vinci e Flávio dos Santos, e a associada Greice Schwanck.

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Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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