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O Porto Seco Rodoviário (PSR) de Foz do Iguaçu registrou, em outubro, um fluxo de 16.394 veículos, o segundo maior do ano até o momento, atrás apenas de agosto, com 17.983. É o que mostra os dados operacionais do PSR do mês passado, divulgados pela concessionária Multilog.

Este fluxo de outubro representa aumento ao registrado em setembro, que teve 15.809 veículos passando pelo Porto. É menor, porém, na comparação com o mesmo mês de 2022, que teve fluxo de 17.629 veículos.

Quanto aos tempos médios de permanência dos veículos, aqueles destinados à importação somaram média de 34:28:11, para exportação, a média foi de 19:28:20. Comparados a outubro 2022, os tempos de importação apresentaram aumento de 18,3% , e exportação teve queda de -10,8%.

O tempo médio de permanência no acumulado deste ano até outubro é de 36:38:44 para operações de importação e 16:35:52 para exportações.

As importações da Argentina registradas na tríplice fronteira somaram fluxo de 2.725 veículos e exportações 871 veículos. O Paraguai registrou 2.262 importações normais e 3.859 operações noturnas no Porto Seco. Já o fluxo de exportações do Paraguai somou 6.677.

A divulgação desses dados busca fornecer recursos necessários que podem auxiliar os operadores do transporte nas tomadas de decisões, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados assim como para o fluxo do comércio exterior.

Para conferir as informações na íntegra, clique aqui.

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O Ministério de Transporte da Argentina, por meio da "Resolución MTR N° 582/2023", prorrogou até o dia 30 de novembro de 2023 o prazo de adesão ao regime de pagamento voluntário de multas, que podem chegar a uma redução de 60% do valor originário, dependendo da forma de quitação escolhida.

A Associação reforça este tema em consideração aos processos de renovação de permissos que estão em andamento ou por iniciar, uma vez que, para dar continuidade e finalização do processo, as empresas não podem possuir multas impeditivas.

Quem pode tramitar?

Somente o representante legal da transportadora perante CNRT - Comisión Nacional de Regulación del Transporte da Argentina, que deverá solicitar um usuário e senha de acesso para ingresso no "Portal de Regimen de Presentación Voluntaria"

Como acessar o benefício?

1 - Entre no sistema

Você precisará do seu nome de usuário e senha do Mi Argentina e terá sua identidade validada. Não tem uma conta? Saiba como criá-la.

2 - Verifique a situação atual da sua dívida

Se você está cadastrado para administrar mais de uma empresa, escolha aquela que deseja operar. Caso contrário, escreva para mesa-ayuda-rpv@cnrt.gob.ar para se registrar.

3 - Acesse o simulador de pagamento

Configure o plano de pagamento desejado com o simulador.

4 - Aceite os Termos e Condições

5 - Gere seu plano

6 - Acesse a plataforma de pagamento para pagar e imprimir seus comprovantes

Ainda está somente permitido efetuar o pagamento através de VEP (Volante de pago electronico), mas perante a dificuldade de tal modalidade, poderá ser autorizado a emissão de boletos bancários para quitação.

O que considerar?

• Desconto de até 60% (caso quitação à vista) ou de 40% se parcelado.

• Financiamento em até 48x (parcelas fixas em pesos).

• Pagamento de adiantamento de 5% da dívida em até 2 (dois) dias úteis após a assinatura do plano.

• Além das multas impeditivas (expedientes obrigatórios) poderão incluir no parcelamento outras multas que ainda estão em processo (expedientes optativos)

Confira o procedimento clicando aqui.

Para demais esclarecimentos a respeito do tema, entre em contato com a ABTI.

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Na terça-feira (31), cinco empresas participaram da concorrência realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para construção da nova ponte que ligaria a cidade gaúcha de Jaguarão com a uruguaia Rio Branco. A licitação, porém, fracassou pois os valores apresentados não se adequaram ao orçamento previsto pela autarquia.

As cidades gaúcha de Jaguarão e a uruguaia Rio Branco já são ligadas pela ponte Barão de Mauá, inaugurada em 1930 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Porém, a estrutura não dá mais conta do fluxo de veículos e mercadorias.

A nova ponte terá 450 metros e mais 12 quilômetros de acessos, desafogando o fluxo da estrutura atual.

Para construção desta nova travessia o Dnit estimou orçamento de R$ 252,54 milhões para um contrato de 4 anos para finalização das obras. Contudo, o valor mais próximo oferecido pelas construtoras foi de R$ 284,5 milhões, levando ao fracasso da licitação.

Por falta de proposta adequada, o Dnit terá que realizar um terceiro processo licitatório para entregar a nova ponte. O departamento havia realizado uma primeira disputa em 2015, que também não teve êxito.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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