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Após a decisão da SUROC da efetivação de mais um avanço no caminho da desburocratização através da emissão de documentos digitais, a ABTI verificou que ocorre um retrocesso e um aumento de burocracia e custos, principalmente na Argentina, com a implementação de novas exigências para apresentar licenças originárias e os comunicados de inclusão de trânsito pelos diferentes países.

Com a emissão de documentos digitalizados, os representantes legais devem apresentar as licenças originárias e comunicados com a descrição de trânsito apostilados. Antes, por exemplo, devido ao acordo existente com a Argentina, o selo do MRE em licenças originárias era suficiente e os comunicados com os trânsitos por terceiro país, não necessitavam de nenhuma validação ou autenticação. Agora, o entrave ocorre não apenas pela tramitação que deve ser realizada junto ao cartório, mas por conta da elevação do custo do processo.

Para solucionar o problema, a ABTI apresentou à ANTT as seguintes sugestões: acordar com a Argentina o mesmo tratamento dado a empresas de seu país no Brasil com base na reciprocidade e levar como pauta para a próxima Reunião do SGT-5, um procedimento que evite a necessidade de apostilamento de licenças, trânsitos, relações de frota e/ou certificados de plena vigência, visando a desburocratização e agilidade dos processos para a redução de custos.

Ainda, a Associação esclarece que, até que os sistemas estejam integrados, a veracidade do documento pode ser constatada se cumpridos os seguintes passos:
• Assim que o documento for emitido em um país, que ele seja enviado por e-mail aos países destino/trânsito, como já ocorre com as modificações de frota
• Em caso de dúvida, o país destino/trânsito poderá consultar por e-mail a veracidade e/ou validade do documento.

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Na última quinta-feira, 18 de agosto, aconteceu a cerimônia de premiação da 13ª edição Top do Transporte, certificação conferida às empresas do transporte rodoviário de cargas. Neste ano, o Top do Transporte certificou um total de 81 transportadoras, em 16 especialidades.

A empresa Braspress, associada da ABTI recebeu o prêmio de 1º lugar na categoria 'Preferência Nacional', pela quarta vez. Para o presidente da empresa, Urubatan Helou, o resultado é fruto de muito trabalho. "Temos alta tecnologia e automação, mas nosso maior patrimônio reside na nossa gente; uma gente comprometida com a logística do nosso país", ressalta.

Outras empresas associadas da ABTI também conquistaram colocações nos rankings, entre elas: TNT Brasil, em 1º lugar na categoria de Transporte Internacional; TW Transportes; JSL e Transportes Cavalinho.

O ranking do Top do Transporte é resultado da Pesquisa Nacional de Desempenho dos Fornecedores de Serviços, que consultou mais de 5.000 empresas embarcadoras de cargas de todo o país.

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Após longa análise da documentação apresentada pelas empresas participantes do processo licitatório 81-0010-LPU19, e constatando que nenhuma destas apresentou ofertas que cumprissem os parâmetros mínimos exigidos, a Comissão Avaliadora optou por dar como fracassada a primeira chamada de licitação para concessão do Complexo Terminal de Cargas (CoTeCar), de Paso de los Libres, na Argentina.

A iniciativa da abertura de licitação para administração e manutenção do CoTeCar tem como objetivo promover: a otimização do transporte rodoviário de cargas; redução nos tempos e nos custos; aperfeiçoamento da infraestrutura, entre outros serviços que proporcionem mais segurança e melhorias ao complexo.

Sendo assim, para concretizar a concessão do CoTeCar, se solicita convocar uma segunda chamada de licitação, a fim de encontrar uma empresa que atenda aos requisitos para administrar e explorar o local.

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Cep: 97502-360
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