Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

Na última sexta-feira (21), a ABTI promoveu a 1ª Reunião de Transportadores Associados, um encontro essencial para alinhar as principais demandas do setor e definir as pautas prioritárias para as reuniões bilaterais e multilaterais ao longo do ano.

Com a presença do Presidente da ABTI, Glademir Zanette, o evento ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de transportadores que atuam nos países do Mercosul e Chile. Foram debatidos desafios e oportunidades para o transporte rodoviário internacional, com levantamento de pautas prioritárias para tratamento e busca de resolução com cada país.

Todas as demandas expostas pelos associados foram anotadas e serão levadas pela entidade aos encontros internacionais e articulados perante as autoridades competentes.

Um tema destacado por sua abrangência foi a harmonização de pesos e dimensões. A partir dessa discussão, foi definida a criação de um grupo de trabalho específico sobre o tema, que buscará aprofundar os debates entre os transportadores e estruturar propostas que atendam as necessidades do setor.

Este grupo será aberto aos associados. Caso haja interesse em participar, entre em contato: (55) 98156-0000.

A ABTI agradece a todos os associados que participaram presencialmente e online, reforçando a importância da colaboração do setor para garantir um transporte mais ágil, seguro e competitivo.

Leia Mais

O ITL (Instituto de Transporte e Logística) está com inscrições abertas para uma série de capacitações voltadas a gestores do setor de transporte e logística. São cursos executivos, especializações e certificações internacionais, ministrados por instituições de ensino renomadas no Brasil e no exterior.

Essas qualificações integram o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, uma iniciativa coordenada pelo ITL e promovida pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O objetivo é preparar os profissionais para os desafios do mercado, desenvolvendo competências estratégicas que contribuam para o fortalecimento e a competitividade das empresas do setor.

Especialização em Gestão de Negócios

A Especialização em Gestão de Negócios está com inscrições abertas para duas turmas: em São Paulo, até este domingo (23); e em Campinas (SP), até 6 de abril. O curso é direcionado a gestores de empresas de transporte associadas ao Sistema Transporte, oferecendo uma formação estratégica para aprimorar a gestão e a competitividade no setor.

O currículo do curso abrange temas como liderança adaptativa, gestão estratégica de cadeia de suprimentos, ESG aplicado aos negócios, inteligência artificial e inovação, com o objetivo de preparar os alunos para liderarem com visão e agilidade.

Com carga horária de 370 horas, sendo 80% presenciais e 20% a distância, a Especialização busca equilibrar teoria e prática, proporcionando uma visão empreendedora e inovadora para os profissionais do setor. A duração é de, aproximadamente, 14 meses.

Saiba mais e inscreva-se.

Certificação Internacional em Inovação para o Transporte

Em parceria com a Nova School of Business & Economics, o ITL e o SEST SENAT oferecem a Certificação Internacional em Inovação para o Transporte. Trata-se de um curso inédito, com aulas em São Paulo, que está com inscrições abertas até 9 de março.

O programa foi desenvolvido para capacitar executivos e gerentes do setor de transporte rodoviário de cargas e de passageiros nas mais modernas técnicas de inovação, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo, além de aprimorar o sistema de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

Com carga horária de 225 horas, a capacitação inclui módulos presenciais, em São Paulo, e um módulo internacional, em Portugal, no campus da Nova SBE. O curso tem duração aproximada de seis meses.

Saiba mais e inscreva-se.

Especialização em Gestão de Finanças

A Especialização em Gestão de Finanças, ministrada pelo Ibmec Educacional, é uma pós-graduação lato sensu voltada a gestores financeiros de empresas de transporte. As inscrições estão abertas até 26 de março.

O programa tem como objetivo aprimorar a capacidade de gestão financeira das empresas de transporte, preparando os gestores financeiros para desafios cada vez mais complexos. Para isso, conta com conteúdo aderente ao contexto e às demandas que são impostas à gestão financeira das empresas do setor.

O curso tem carga horária total de 370 horas, divididas entre 80% de aulas presenciais e 20% a distância. A duração da pós-graduação é de 16 meses.

Saiba mais e inscreva-se.

Sucessão nas Empresas Familiares do Transporte

O curso executivo Sucessão nas Empresas Familiares do Transporte visa aproximar as diferentes gerações familiares para alinhar visões complementares. As famílias empresárias serão apoiadas no processo de sucessão e análise do modelo de governança, visando contribuir para a perenidade de seus negócios. Recomenda-se que ao menos dois integrantes da mesma família façam o curso. As inscrições estão abertas até 23 de abril.

A formação, ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), tem uma metodologia dinâmica e prática que incentiva a troca de experiências, proporcionando uma visão estratégica e estruturada para o futuro dos negócios. O curso aborda estratégias para um planejamento sucessório eficaz, promovendo a clareza na transição de liderança e minimizando riscos. Além disso, os participantes terão acesso a conhecimentos essenciais sobre governança corporativa, estruturação de conselhos de administração e gestão de conflitos de interesses, fortalecendo a tomada de decisão e a transparência nas empresas familiares do setor de transporte.

O curso tem carga horária total de 180 horas, divididas entre 138 horas de aulas presenciais e 42 horas a distância.

Saiba mais e inscreva-se.

Masterclass gratuita

Também estão abertas as inscrições gratuitas para a masterclass "Os Desafios para o Crescimento e a Perpetuidade das Empresas Familiares do Transporte", com a professora Maria Teresa Roscoe, da FDC. O evento será online e ao vivo, às 17h, no dia 26 de fevereiro.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Fonte: CNT

Leia Mais

A ABTI compartilha com os associados os expedientes informados pela Receita Federal nas principais fronteiras durante o Carnaval.

Conforme a Portaria MGI Nº 9.783/2024, o Carnaval (3 e 4 de março) é ponto facultativo, ficando a cargo de cada unidade a definição de seus horários. A Quarta-Feira de Cinzas (5 de março) é ponto facultativo até as 14 horas.

*A Associação atualizará este comunicado conforme outras unidades da RFB definirem e divulgarem seus horários de atuação.

FOZ DO IGUAÇU

Receita Federal - Porto Seco:

-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Sem expediente.

-5 de março (quarta-feira): operação volta à normalidade a partir das 8h.

Multilog: Sem expediente. Portaria e solicitação de senhas para exportação disponíveis 24 horas.

DIONÍSIO CERQUEIRA

Porto Seco:

-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Sem expediente.

-5 de março (quarta-feira): Expediente a partir das 14 horas.

PFA – Ponto de Fronteira Alfandegado: Expediente Normal das 8h às 20h.

JAGUARÃO

Receita Federal:

-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): sem expediente.

-5 de março (quarta-feira): expediente será retomado às 13h

Multilog: Sem expediente; portaria 24h para entrada e saída de veículos.

GUAÍRA

-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Sem expediente.

-5 de março (quarta-feira): expediente no porto seco será retomado às 14h.

CORUMBÁ

-De 1º a 4 de março (domingo a terça-feira): Sem expediente.

-5 de março (quarta-feira): expediente será retomado às 13h.

ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DE URUGUIANA E JURISDIÇÃO

URUGUAIANA

Data Dia da semana ALF/URA Sede Porto Seco SACIT - TABR290 Gerenciamento de Risco Bagagem
01/03/2025 Sábado Sem expediente 08 às 14h 08h às 21h Sem expediente 24h
02/03/2025 Domingo Sem expediente Sem
expediente
03/03/2025 Segunda-feira 08 às 14h 08h às 21h
04/03/2025 Terça-feira Sem expediente
05/03/2025 Quarta-feira 14h às 18h 14h às 20h 14 às 18h

 

Multilog: 

Dia 03/03:

Exportação: 07h40 às 18h00.

Importação: 07h00 às 21h00.

Faturamento (caixa): 07h00 às 17h00.

Aduaneiro: 07h00 às 17h00.

Armazém: 08h00 às 13h00.

Dia 04/03: Sem expediente 

SÃO BORJA

Data Dia da semana IRF/SBA Sede CUF - Despacho CUF - Bagagem
01/03/2025 Sábado Sem expediente 24h
02/03/2025 Domingo
03/03/2025 Segunda-feira
04/03/2025 Terça-feira
05/03/2025 Quarta-feira 14h às 18h

 

ITAQUI

Data Dia da semana IRF/ITQ Sede Porto
01/03/2025 Sábado Sem Expediente Apenas liberação de caminhões
02/03/2025 Domingo
03/03/2025 Segunda-feira
04/03/2025 Terça-feira
05/03/2025 Quarta-feira 14h às 18h

 

QUARAÍ

Data Dia da semana IRF/QUA Sede Aduana
01/03/2025 Sábado Sem Expediente 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30
02/03/2025 Domingo
03/03/2025 Segunda-feira
04/03/2025 Terça-feira
05/03/2025 Quarta-feira 14h às 18h

 

BARRA DO QUARAÍ

Data Dia da semana  
01/03/2025 Sábado IRF/BQI Sede
02/03/2025 Domingo 8h às 20h
03/03/2025 Segunda-feira
04/03/2025 Terça-feira
05/03/2025 Quarta-feira

 

PORTO XAVIER

Data Dia da semana IRF/PXR Sede Aduana
01/03/2025 Sábado Sede Porto
02/03/2025 Domingo Sem Expediente

8h às 12h e das 14h às 18h (expediente)


9h às 11h e das 16 às 18h (atendimento/travessias)

03/03/2025 Segunda-feira
04/03/2025 Terça-feira
05/03/2025 Quarta-feira 14 às 18h

 

PORTO MAUÁ

Data Dia da semana IRF/PMA
01/03/2025 Sábado 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas e Caminhões
02/03/2025 Domingo 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas
03/03/2025 Segunda-feira 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas e Caminhões
04/03/2025 Terça-feira
05/03/2025 Quarta-feira

14 às 18h - atendimento ao público na Inspetoria.

8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas e Caminhões.

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004