Na última sexta-feira (21), a ABTI promoveu a 1ª Reunião de Transportadores Associados, um encontro essencial para alinhar as principais demandas do setor e definir as pautas prioritárias para as reuniões bilaterais e multilaterais ao longo do ano.
Com a presença do Presidente da ABTI, Glademir Zanette, o evento ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de transportadores que atuam nos países do Mercosul e Chile. Foram debatidos desafios e oportunidades para o transporte rodoviário internacional, com levantamento de pautas prioritárias para tratamento e busca de resolução com cada país.
Todas as demandas expostas pelos associados foram anotadas e serão levadas pela entidade aos encontros internacionais e articulados perante as autoridades competentes.
Um tema destacado por sua abrangência foi a harmonização de pesos e dimensões. A partir dessa discussão, foi definida a criação de um grupo de trabalho específico sobre o tema, que buscará aprofundar os debates entre os transportadores e estruturar propostas que atendam as necessidades do setor.
Este grupo será aberto aos associados. Caso haja interesse em participar, entre em contato: (55) 98156-0000.
A ABTI agradece a todos os associados que participaram presencialmente e online, reforçando a importância da colaboração do setor para garantir um transporte mais ágil, seguro e competitivo.
O ITL (Instituto de Transporte e Logística) está com inscrições abertas para uma série de capacitações voltadas a gestores do setor de transporte e logística. São cursos executivos, especializações e certificações internacionais, ministrados por instituições de ensino renomadas no Brasil e no exterior.
Essas qualificações integram o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, uma iniciativa coordenada pelo ITL e promovida pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O objetivo é preparar os profissionais para os desafios do mercado, desenvolvendo competências estratégicas que contribuam para o fortalecimento e a competitividade das empresas do setor.
Especialização em Gestão de Negócios
A Especialização em Gestão de Negócios está com inscrições abertas para duas turmas: em São Paulo, até este domingo (23); e em Campinas (SP), até 6 de abril. O curso é direcionado a gestores de empresas de transporte associadas ao Sistema Transporte, oferecendo uma formação estratégica para aprimorar a gestão e a competitividade no setor.
O currículo do curso abrange temas como liderança adaptativa, gestão estratégica de cadeia de suprimentos, ESG aplicado aos negócios, inteligência artificial e inovação, com o objetivo de preparar os alunos para liderarem com visão e agilidade.
Com carga horária de 370 horas, sendo 80% presenciais e 20% a distância, a Especialização busca equilibrar teoria e prática, proporcionando uma visão empreendedora e inovadora para os profissionais do setor. A duração é de, aproximadamente, 14 meses.
Certificação Internacional em Inovação para o Transporte
Em parceria com a Nova School of Business & Economics, o ITL e o SEST SENAT oferecem a Certificação Internacional em Inovação para o Transporte. Trata-se de um curso inédito, com aulas em São Paulo, que está com inscrições abertas até 9 de março.
O programa foi desenvolvido para capacitar executivos e gerentes do setor de transporte rodoviário de cargas e de passageiros nas mais modernas técnicas de inovação, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo, além de aprimorar o sistema de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.
Com carga horária de 225 horas, a capacitação inclui módulos presenciais, em São Paulo, e um módulo internacional, em Portugal, no campus da Nova SBE. O curso tem duração aproximada de seis meses.
Especialização em Gestão de Finanças
A Especialização em Gestão de Finanças, ministrada pelo Ibmec Educacional, é uma pós-graduação lato sensu voltada a gestores financeiros de empresas de transporte. As inscrições estão abertas até 26 de março.
O programa tem como objetivo aprimorar a capacidade de gestão financeira das empresas de transporte, preparando os gestores financeiros para desafios cada vez mais complexos. Para isso, conta com conteúdo aderente ao contexto e às demandas que são impostas à gestão financeira das empresas do setor.
O curso tem carga horária total de 370 horas, divididas entre 80% de aulas presenciais e 20% a distância. A duração da pós-graduação é de 16 meses.
Sucessão nas Empresas Familiares do Transporte
O curso executivo Sucessão nas Empresas Familiares do Transporte visa aproximar as diferentes gerações familiares para alinhar visões complementares. As famílias empresárias serão apoiadas no processo de sucessão e análise do modelo de governança, visando contribuir para a perenidade de seus negócios. Recomenda-se que ao menos dois integrantes da mesma família façam o curso. As inscrições estão abertas até 23 de abril.
A formação, ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), tem uma metodologia dinâmica e prática que incentiva a troca de experiências, proporcionando uma visão estratégica e estruturada para o futuro dos negócios. O curso aborda estratégias para um planejamento sucessório eficaz, promovendo a clareza na transição de liderança e minimizando riscos. Além disso, os participantes terão acesso a conhecimentos essenciais sobre governança corporativa, estruturação de conselhos de administração e gestão de conflitos de interesses, fortalecendo a tomada de decisão e a transparência nas empresas familiares do setor de transporte.
O curso tem carga horária total de 180 horas, divididas entre 138 horas de aulas presenciais e 42 horas a distância.
Masterclass gratuita
Também estão abertas as inscrições gratuitas para a masterclass "Os Desafios para o Crescimento e a Perpetuidade das Empresas Familiares do Transporte", com a professora Maria Teresa Roscoe, da FDC. O evento será online e ao vivo, às 17h, no dia 26 de fevereiro.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Fonte: CNT
A ABTI compartilha com os associados os expedientes informados pela Receita Federal nas principais fronteiras durante o Carnaval.
Conforme a Portaria MGI Nº 9.783/2024, o Carnaval (3 e 4 de março) é ponto facultativo, ficando a cargo de cada unidade a definição de seus horários. A Quarta-Feira de Cinzas (5 de março) é ponto facultativo até as 14 horas.
*A Associação atualizará este comunicado conforme outras unidades da RFB definirem e divulgarem seus horários de atuação.
FOZ DO IGUAÇU
Receita Federal - Porto Seco:
-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Sem expediente.
-5 de março (quarta-feira): operação volta à normalidade a partir das 8h.
Multilog: Sem expediente. Portaria e solicitação de senhas para exportação disponíveis 24 horas.
DIONÍSIO CERQUEIRA
Porto Seco:
-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Sem expediente.
-5 de março (quarta-feira): Expediente a partir das 14 horas.
PFA – Ponto de Fronteira Alfandegado: Expediente Normal das 8h às 20h.
JAGUARÃO
Receita Federal:
-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): sem expediente.
-5 de março (quarta-feira): expediente será retomado às 13h
Multilog: Sem expediente; portaria 24h para entrada e saída de veículos.
GUAÍRA
-3 e 4 de março (segunda e terça-feira): Sem expediente.
-5 de março (quarta-feira): expediente no porto seco será retomado às 14h.
CORUMBÁ
-De 1º a 4 de março (domingo a terça-feira): Sem expediente.
-5 de março (quarta-feira): expediente será retomado às 13h.
ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DE URUGUIANA E JURISDIÇÃO
URUGUAIANA
Data | Dia da semana | ALF/URA Sede | Porto Seco | SACIT - TABR290 | Gerenciamento de Risco | Bagagem |
01/03/2025 | Sábado | Sem expediente | 08 às 14h | 08h às 21h | Sem expediente | 24h |
02/03/2025 | Domingo | Sem expediente | Sem expediente |
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03/03/2025 | Segunda-feira | 08 às 14h | 08h às 21h | |||
04/03/2025 | Terça-feira | Sem expediente | ||||
05/03/2025 | Quarta-feira | 14h às 18h | 14h às 20h | 14 às 18h |
Multilog:
Dia 03/03:
Exportação: 07h40 às 18h00.
Importação: 07h00 às 21h00.
Faturamento (caixa): 07h00 às 17h00.
Aduaneiro: 07h00 às 17h00.
Armazém: 08h00 às 13h00.
Dia 04/03: Sem expediente
SÃO BORJA
Data | Dia da semana | IRF/SBA Sede | CUF - Despacho | CUF - Bagagem |
01/03/2025 | Sábado | Sem expediente | 24h | |
02/03/2025 | Domingo | |||
03/03/2025 | Segunda-feira | |||
04/03/2025 | Terça-feira | |||
05/03/2025 | Quarta-feira | 14h às 18h |
ITAQUI
Data | Dia da semana | IRF/ITQ Sede | Porto |
01/03/2025 | Sábado | Sem Expediente | Apenas liberação de caminhões |
02/03/2025 | Domingo | ||
03/03/2025 | Segunda-feira | ||
04/03/2025 | Terça-feira | ||
05/03/2025 | Quarta-feira | 14h às 18h |
QUARAÍ
Data | Dia da semana | IRF/QUA Sede | Aduana |
01/03/2025 | Sábado | Sem Expediente | 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 |
02/03/2025 | Domingo | ||
03/03/2025 | Segunda-feira | ||
04/03/2025 | Terça-feira | ||
05/03/2025 | Quarta-feira | 14h às 18h |
BARRA DO QUARAÍ
Data | Dia da semana | |
01/03/2025 | Sábado | IRF/BQI Sede |
02/03/2025 | Domingo | 8h às 20h |
03/03/2025 | Segunda-feira | |
04/03/2025 | Terça-feira | |
05/03/2025 | Quarta-feira |
PORTO XAVIER
Data | Dia da semana | IRF/PXR Sede | Aduana |
01/03/2025 | Sábado | Sede | Porto |
02/03/2025 | Domingo | Sem Expediente |
8h às 12h e das 14h às 18h (expediente)
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03/03/2025 | Segunda-feira | ||
04/03/2025 | Terça-feira | ||
05/03/2025 | Quarta-feira | 14 às 18h |
PORTO MAUÁ
Data | Dia da semana | IRF/PMA |
01/03/2025 | Sábado | 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas e Caminhões |
02/03/2025 | Domingo | 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas |
03/03/2025 | Segunda-feira | 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas e Caminhões |
04/03/2025 | Terça-feira | |
05/03/2025 | Quarta-feira |
14 às 18h - atendimento ao público na Inspetoria. 8h às 12h e das 14h às 18h - Turistas e Caminhões. |