O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que estão em andamento três operações de PARE e SIGA na BR-163/SC para andamento das obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. As operações seguem até 20 de janeiro.
Em Guaraciaba:
km 86 ao km 88 - PARE e SIGA 24 horas, com tempo de espera de aproximadamente 30 minutos e duração estimada até 20 de janeiro.
Em Dionísio Cerqueira:
km 113 - PARE e SIGA diurno, com tempo de espera de aproximadamente 20 minutos e duração estimada até 20 de janeiro.
km 2 ao km 3 (acesso ao porto seco) - PARE e SIGA diurno, com tempo de espera de aproximadamente 20 minutos e duração estimada até 20 de janeiro.
Para que os serviços sejam executados de forma adequada e segura para todos os envolvidos, o trânsito nos locais está fluindo em uma pista com sentidos alternados.
Fonte: DNIT
A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 9,36 bilhões em dezembro, o que levou o País a fechar com R$ 98,838 bilhões de saldo positivo em 2023 - resultado recorde, 60,6% maior que o registrado em 2022. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o valor do ano passado foi alcançado com exportações de US$ 339,673 bilhões - alta de 1,7% ante 2022 - e importações de US$ 240,835 bilhões - recuo de 11,7% ante o ano anterior.
Em dezembro, as exportações somaram US$ 28,839 bilhões e as importações alcançaram US$ 19,479 bilhões.
Os dados foram divulgados no período da tarde da última sexta-feira (5).
Resultado supera expectativas do mercado financeiro
O resultado para o ano superou todas as expectativas da pesquisa do Projeções Broadcast, cujo intervalo de US$ 96,2 bilhões a US$ 98,4 bilhões, com mediana em US$ 97,1 bilhões.
Para dezembro, o dado também ficou maior que todas as estimativas: as projeções iam de US$ 7,10 bilhões a US$ 9,10 bilhões, com consenso de US$ 7,80 bilhões.
Comparações e desempenhos
No acumulado do ano em relação às exportações, comparando-se com igual período de 2022, houve crescimento de US$ 6,7 bilhões (9,0%) em Agropecuária, alta de US$ 2,64 bilhões (3,5%) em Indústria Extrativa e queda de US$ 4,21 bilhões (-2,3%) em produtos da Indústria de Transformação.
Já nas importações, houve queda de US$ 1,2 bilhões (-21,0%) em Agropecuária, recuo de queda de US$ 5,95 bilhões (-27,0%) em Indústria Extrativa e redução de US$ 24,18 bilhões (-10,0%) em produtos da Indústria de Transformação.
Em relação a dezembro, as exportações registraram alta de 9,5% se comparado a igual período de 2022, com crescimento de US$ 630 milhões (13,7%) em Agropecuária, elevação de US$ 620 milhões (8,9%) em Indústria Extrativa e aumento de US$ 1,26 bilhão (8,6%) em produtos da Indústria de Transformação.
Já as importações caíram 10,7%, com queda de US$ 100 milhões (-21,7%) em Agropecuária, recuo de US$ 1,06 bilhão (-54,1%) em Indústria Extrativa e redução de US$ 1,15 bilhão (-6,0%) em produtos da Indústria de Transformação.
Fonte: Jornal do Comércio.
Conforme divulgado na semana passa, em 1º de janeiro de 2024 entrou em vigor o reajuste das tarifas dos pedágios administrados pela Ecosul, na região sul do estado do Rio Grande do Sul, com um aumento de 28,9%. Com isto, o estado passou a ter as tarifas de pedágios mais caras das rodovias federais do país.
Entendendo que o caminho para a solução do problema está no diálogo, o Sistema Fetransul estará realizando nesta terça-feira (9), às 19h15, no auditório do Sicredi em Pelotas/RS, um Fórum de Debates para discutir sobre o futuro das rodovias federais do Sul do Rio Grande do Sul.
A ABTI participará do encontro representando os interesses de seus associados na busca por uma resposta positiva para o setor, mas reforça o convite a todos, pois é extremamente importante o apoio do transporte internacional neste tema.
A situação desta concessão rodoviária afeta além do setor produtivo da zona sul do estado e as comunidades ali envolvidas, mas também o custo logístico por conta da oneração nas exportações. O porto de Rio Grande, por exemplo, com sua significativa contribuição na exportação a nível nacional, será muito impactado.
Com esta tarifa, um caminhão de 6 eixos passou a pagar R$1,41 por km rodado neste trecho, o que se assemelha ao valor gasto com combustível no mesmo percurso. O mesmo veículo no pedágio na concessão da CCR Viasul, na BR-386, também no estado do Rio Grande do Sul, paga de R$0,41 por km rodado.
A Ecosul administra 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado. Na BR-116, o trecho fica entre Camaquã e Jaguarão. Na BR-392, entre Rio Grande e Santana da Boa Vista.