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Fadeeac completa 50 anos

No dia 14 de dezembro de 2017, a Federación Argentina de Entidades Empresarias del Autotransporte de Cargas – Fadeeac, comemorou seus 50 anos de história e trabalho em prol do transporte de cargas. O evento que ocorreu no prédio La Rural na capital de Buenos Aires, reuniu autoridades nacionais e internacionais de diversos países.

O presidente da ABTI, Francisco Cardoso e a Gerente Executiva, Gladys Vinci participaram da comemoração que marcou as cinco décadas desta importante Federação. Na oportunidade, Cardoso homenageou a Fadeeac através de uma singela placa que expressa o reconhecimento pelo honroso trabalho desenvolvido.

Entre as autoridades presentes, Guillermo Dietrich, Ministro de Transporte de la Nación, Paulo Vicente Caleffi, Secretário Geral da Câmara Interamericana de Transportes (CIT) e Christian Labrot, presidente da União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU).

Daniel Indart, presidente da Fadeeac relembrou quando a Federación assumiu o compromisso de trabalhar na regulamentação e organização do setor no ano de 1967 e ressaltou "Los transportistas enfrentamos hoy una enorme presión de nuestros costos, que no siempre podemos trasladar a las tarifas y que afecta a la rentabilidad. Necesitamos de una ambiciosa reforma impositiva que premie al que invierte y que no lo castigue con mayores impuestos".

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A Portaria Conjunta nº 65, de 22 de dezembro de 2017 publicada no Diário Oficial no final do ano passado, altera a Portaria Conj nº 61/2017, que dispõe sobre o controle do acesso aos sistemas informatizados da Secretaria da Receita Federal do Brasil por responsáveis legais de pessoas jurídicas, representantes legais de pessoas físicas e jurídicas, ajudantes de despachantes aduaneiros e pela própria pessoa física interessada para efetuar operações no comércio exterior.

Em novembro de 2017 a entidade oficiou a Receita Federal do Brasil, apresentando justificativas e argumentos para a alteração da referente portaria. A partir de agora o transportador poderá escolher seu representante em fronteira e credenciá-lo junto a RFB.

Como entidade entendemos que a alteração atende as necessidades do setor:

Art. 1º O controle do acesso aos sistemas informatizados da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) por usuários interessados em efetuar operações no comércio exterior obedecerá o disposto nesta portaria.

§ 1º O controle de que trata o caput refere-se às solicitações de habilitação, desabilitação, troca de senha, reativação, desbloqueio, alteração e exclusão de conta para acesso aos sistemas do comércio exterior da RFB.
§ 2º Para os efeitos desta Portaria, entende-se por usuário:
I – o próprio interessado, no caso de operação do comércio exterior efetuada por pessoa física;
II – o responsável legal de pessoa jurídica: pessoa física habilitada junto à RFB como responsável por pessoa jurídica que atue em operações do comércio exterior, para credenciar representantes legais.
III – o representante legal de pessoa física e jurídica:
a) despachante aduaneiro;
b) preposto de pessoa jurídica representante de Transportador Estrangeiro de Trânsito Internacional (TETI), ou procurador de TETI que não possua pessoa jurídica representante no país;
c) dirigente, preposto ou empregado com vínculo empregatício exclusivo com o representado, munido de mandato que lhe outorgue plenos poderes para o mister, sem cláusulas excludentes da responsabilidade do outorgante mediante ato ou omissão do outorgado, no caso de operações efetuadas por pessoas jurídicas de direito privado que atuem como importadoras, exportadoras ou internadoras da Zona Franca de Manaus;
d) dirigente, preposto ou empregado, munido de mandato que lhe outorgue plenos poderes para o mister, sem cláusulas excludentes da responsabilidade do outorgante mediante ato ou omissão do outorgado, no caso de operações efetuadas pelas demais pessoas jurídicas de direito privado;
e) funcionário ou servidor, especialmente designado, no caso de operações efetuadas por órgão da administração pública direta ou autárquica, federal, estadual ou municipal, missão diplomática ou repartição consular de país estrangeiro ou representação de órgãos internacionais.
IV – o ajudante de despachante aduaneiro.

É importante ressaltar que foram substituídos o Anexo I e Anexo II da Portaria Conjunta Cotec/Coana nº 61, de 2017.

Confira na íntegra a Portaria Nº 65/2017.

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Retrospectiva 2017

O ano de 2017 foi marcado por várias conquistas! Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que juntos possamos vencer os desafios e buscar cada vez mais a agilização do Transporte Internacional.

A participação da entidade em reuniões bilaterais, SGT-5, grupos de trabalho entre outros encontros de discussões, foram fundamentais para as conquistas do setor. A representatividade da ABTI junto aos órgãos intervenientes do Mercosul, auxilia para que as problemáticas do setor sejam levadas até os organismos responsáveis e posteriormente monitoradas.

Preparamos alguns tópicos que demostram parte do nosso trabalho durante o ano:

  • Palestras e treinamentos como DU-E, CIOT, Canal Verde Brasil, Reforma Trabalhista, Segurança no Trânsito, entre outros eventos, oportunizaram aos associados conhecimento e preparação para as constantes mudanças do Transporte Internacional.
  • ABTI é intitulada oficialmente como entidade filiada a CIT por aceitação unânime.
  • Taxa migratória ou isenção: O trabalho em conjunto com as entidades coirmãs e organismos responsáveis, tem como objetivo a isenção de valor, mas como conquista inicial manteve-se em $ 100,00.
  • Aprovação do Marco Regulatório do TRC e a Constitucionalidade da terceirização da atividade-fim de empresas. Este resultado faz parte do trabalho realizado na Seção II do Transporte Rodoviário de Cargas da CNT, da qual o presidente da ABTI, Francisco Cardoso ocupa o cargo de Diretor.
  • Mandado de Segurança da ABTI para evitar suspensão das atividades no Porto Seco em Uruguaiana foi atendido em abril deste ano, desta forma evitando prejuízos irrecuperáveis para o comércio exterior.
  • MAPA apresenta avanços em Uruguaiana: Por solicitação da entidade, o protocolo eletrônico de atendimento foi reabilitado no mês setembro. Com isto é possível mapear o fluxo do processo, e poder apresentar propostas para redução do tempo no porto, diminuindo tempo ocioso.
  • ABTI é ponto de atendimento para Certificação Digital

Nada disso seria possível sem a sua ajuda! Nosso muito obrigado a todos que contribuíram para o nosso setor!
Em 2018 a ABTI continuará trabalhando, dedicando-se em prol dos interesses dos seus associados!

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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