Para amparar e permitir conhecer o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, a ANTT lançou o Anuário Estatístico TRIIP 2024, publicação que consolida os principais dados do setor no último ano, que tem como destaque a apresentação dos impactos práticos do novo Marco Regulatório (Resolução nº 6.033/2023), em vigor desde janeiro.
A nova edição traz dados sobre a movimentação de passageiros, a abrangência dos serviços, o desempenho das operadoras, os indicadores de avaliação e qualidade, bem como o alcance social do transporte rodoviário de passageiros.
Entre alguns destaques, o anuário mostra que, considerando as três categorias de transporte - regular rodoviário, fretamento e semiurbano -, foram transportados mais de 100 milhões de passageiros em 2024.
No panorama da habilitação, houve um total de 9.812 habilitações em 2024, sendo 9.435 para o serviço fretado, 359 para o serviço regular e 18 para o serviço semiurbano. Foi identificado 27 empresas autorizadas a prestar serviço de transporte internacional, sendo 13 estrangeiras e 14 brasileiras.
Destas 27, 18 empresas estavam habilitadas somente para o transporte regular, 6 empresas somente para o transporte semiurbano e 3 empresas para ambos.
Em 2024, mais de 51 mil passageiros utilizaram o transporte rodoviário internacional com destino a outros países. Observou-se uma mudança significativa no comportamento dos viajantes em comparação com anos anteriores. Enquanto em 2023, os destinos mais buscados incluíam a Argentina, este cenário se alterou em 2024, quando Uruguai e Bolívia passaram a liderar como os principais destinos internacionais.
Em relação aos veículos, no ano de 2024, foram identificados, através da contagem distinta de placas, mais de 33 mil habilitados para o transporte coletivo rodoviário, o que representa um aumento de aproximadamente 4% em relação a 2023, ano em que este número estava próximo dos 31 mil veículos.
O perfil da frota habilitada mostrou que em 2024 aproximadamente 58,1% dos veículos no serviço fretado tinham idade máxima de 10 anos. Desse percentual, 32% da frota tinha até 5 anos de idade e 26% entre 6 e 10 anos.
Apesar do aumento da frota, houve ligeira queda nos motoristas profissionais habilitados: eram 89.063 em 2023, e identificou-se 88.463 em 2024.
Confira aqui os dados completos do anuário
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
Segundo a Coordenação Geral do Passo Internacional Cristo Redentor, a passagem será aberta nesta quarta-feira (18/6), a partir das 10h30 (horário da Argentina).
O Passo Internacional, principal conexão terrestre entre Argentina e Chile, estava fechado desde o dia 12/6, por conta das condições climáticas.
Fechamento de barreiras:
Em Uspallata (Argentina): 19h
Em Guardia Vieja (Chile): 20h
Acompanhe o status do Passo pelo site https://www.argentina.gob.ar/interior/centros-de-frontera/cristo-redentor, ou pela conta oficial no X (Twitter): https://x.com/PasoCRMza
Foto: @VALLEOVA
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está alertando para bloqueios totais e parciais em rodovias no Rio Grande do Sul gerado por conta das chuvas.
BR-290
Há bloqueio total sobre a ponte do Arroio Bossoroca, localizada no km 353,9 da BR-290/RS, entre o entroncamento com a BR-392/RS e o município de Vila Nova do Sul, na manhã desta terça-feira (17).
O nível da água subiu, chegando até a estrutura principal da ponte. A intervenção tem a finalidade de garantir a segurança dos usuários da rodovia. Como rota alternativa, recomenda-se a utilização das BR-158/RS e BR-392/RS, passando por Santa Maria.
BR-287
Na BR-287/RS, na rota que abrange os municípios de Santa Maria e São Borja, a ponte sobre o Arroio Divisa, localizada no km 337 está totalmente bloqueada. A interrupção é em decorrência do rompimento da cabeceira da travessia.
A previsão é de que até a noite desta terça-feira o trânsito seja liberado.
Como rota alternativa, o DNIT orienta utilizar a RS-241 e a RS-377, retornando para BR-287/RS, passando por São Francisco de Assis.
Na Várzea do Rio Toropi, km 312,4 da BR-287/RS, entre os municípios de São Pedro do Sul e São Vicente do Sul, o tráfego de veículos opera em sistema de Pare e Siga devido ao elevado nível da água sobre a várzea. Equipes monitoram o local.
Ambos os pontos estão devidamente sinalizados.