A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Uruguaiana, foi reassumida por José Clemente, neste sentido, na tarde de segunda-feira, 31 de outubro, entidades reuniram-se com o secretário para reforçar a importância do setor do transporte e discutir estratégias de melhorias para intensificar a segurança nos arredores do porto seco. Participaram do encontro, Gladys Vinci, Gerente Executiva da ABTI, Darlan Ribeiro, Gerente de Operações, Everson Martins, Supervisor de Operações, ambos da Multilog, Breno Luz pelo Sdaergs, Marcos Rocha e Vilmar Maurer da Associação Gaúcha de Caminhoneiros.
Na oportunidade foi colocada em pauta a necessidade de reforçar a segurança, principalmente nas filas de acesso ao PSR. O SETRAN irá buscar soluções junto a Polícia Rodoviária Federal, com o intuito de proporcionar maior segurança no local.
A Ronda Ostensiva Municipal Urbana – ROMU, com o apoio das representações do transporte, desenvolvem um trabalho no porto seco coibindo furtos aos motoristas e veículos que trafegam pelo local. Clemente, reforça que "o trabalho da Administração Pública Municipal será permanente, com o objetivo de atender as demandas da comunidade".
A ABTI e demais representantes do setor continuarão acompanhando o processo para maior segurança as cargas.
Comunicação ABTI
Com o objetivo de agilizar o processo do fluxo de veículos e o tempo de espera para a verificação física das cargas, a ABTI, juntamente com a Receita Federal do Brasil, Multilog, Sdaergs, Sindimercosul, SETAL, AGC, Ajudantes de Transporte e Despachante, reuniram-se durante os dias 26 e 27 de outubro no porto seco em Uruguaiana, quando foram definidas algumas alternativas de melhoria na comunicação que serão postas em prática a partir de hoje.
Umas das novidades é a criação de um grupo no WhatsApp que informará a programação (por estimativa) dos próximos 30 (trinta) veículos para deslocamento a conferência física duas vezes ao dia. O grupo, que já conta com os ajudantes de transportadores e despachantes, será administrado pela Multilog. As empresas, que passarão por um recadastramento nos próximos dias, poderão indicar um número para receber esta informação.
Outro destaque é a pesagem do cavalo mecânico em casos de divergência de peso, que será solicitada pela Multilog assim que receber o alerta da RFB com a discrepância. A aferição será analisada por um Auditor Fiscal, que poderá optar por não efetuar a conferencia física da mercadoria, se a diferença foi sanada com a pesagem do caminhão trator.
Todos os outros novos procedimentos poderão ser visualizados através do anexo, que contém todas as informações, orientações e benefícios para o usuário do porto.
A ABTI estará acompanhando os resultados que serão apresentados e discutidos na próxima reunião de trabalho. A entidade está à disposição para coletar propostas, receber reclamações e esclarecer dúvidas sobre os novos procedimentos.
É preocupante o alto índice de encaminhamentos para verificação de 100% em decorrência da diferença de peso. Somente na última sexta-feira, 28 de outubro, 6,5% dos veículos foram encaminhados a conferência física por divergência superior a 1 tonelada no porto seco em Uruguaiana.
Este índice é duas vezes superior a porcentagem no canal vermelho de parametrização. Os procedimentos para controle estão acumulados, chegando, em média, a 7 dias para autorização de deslocamento e de 8 a 12 horas para realização, após encostar o veículo na doca. Pedimos atenção redobrada dos transportadores e seus representantes, desta forma evitando tempos ociosos nos recintos alfandegados e consequentemente contribuindo para agilidade do fluxo nos portos.
Verifique e atualize a TARA seguindo os procedimentos definidos por cada recinto alfandegado e evite custos e demoras!