Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A Confederação Nacional do Transporte – CNT, atualizou na última semana o Painel CNT do Emprego no Transporte com dados de dezembro de 2021. O mercado de trabalho no setor, que vinha em curva ascendente ao longo do ano passado, apresentou uma queda no último mês, ainda assim, no acumulado de janeiro a dezembro foram gerados no transporte um total de 79.796 empregos, o maior saldo dos últimos 10 anos. A análise da CNT tem por base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

"Em um ano ainda marcado pelos efeitos da pandemia, mostramos a resiliência e a força do setor de transporte. Com muito esforço e dedicação, nossas empresas fecharam o acumulado de 2021 com um saldo positivo de mais de 79 mil postos de trabalho. Os desafios permanecem, mas seguimos confiantes para contribuir com o desenvolvimento do país", afirma o presidente da CNT, Vander Costa.

O balanço da evolução de vagas do mercado de trabalho, em 2021, no setor do transporte para as Unidades da Federação aponta que o estado de Sergipe apresentou a maior perda de postos de trabalho (-424), seguido do Piauí (-121) e de Pernambuco (-103). Já o melhor desempenho em termos de geração líquida de empregos formais no transporte foi alcançado pelos estados de São Paulo (+34.472), Minas Gerais (+10.343) e Santa Catarina (+7.210).

Ao considerar os diferentes modais de transporte no acumulado de janeiro a dezembro de 2021, é possível identificar que, majoritariamente, o saldo na criação de empregos ficou por conta do transporte rodoviário de cargas (+94.738).

No Painel, é possível aplicar filtros para as diferentes modalidades de transporte e para todos os estados, além de acessar os mesmos dados por tipos de ocupação. O objetivo da CNT é disponibilizar às empresas do transporte e à sociedade opções para consulta dinâmica sobre emprego, além de proporcionar aos transportadores informações sobre o panorama e a situação de ocupações no setor.

Acesse aqui o Painel CNT do Emprego no Transporte.

Fonte: CNT

Leia Mais

A metodologia iRAP - Programa Internacional de Avaliação Rodoviária implementado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi certificada com o selo inov@BR do Departamento de Infraestrutura. O inov@BR consiste na política federal de modernização da infraestrutura de transporte rodoviário federal que visa garantir a segurança e a eficiência logística das rodovias federais. Essa é a estratégia do governo federal para reduzir o número e a gravidade dos acidentes rodoviários e visa alcançar padrões internacionais de segurança viária e inovação nas rodovias federais.

A Codificação iRAP integra o Programa inov@BR associada ao pilar Segurança Viária. A implantação da metodologia iRAP pelo DNIT tem como base a avaliação da rodovia, a partir de um sistema de classificação da qualidade das vias, com foco na segurança de todos os usuários. Portanto, ela contribui para a redução do número e grau de severidade de acidentes, para a melhoria da segurança de trechos de rodovias em aclive ou declive e para a ampliação das ações que promovam o conforto e segurança dos usuários e motoristas das rodovias.

A metodologia iRAP possibilita o levantamento de dados, a codificação e a classificação de trechos rodoviários federais em estrelas, o que viabiliza a identificação de necessidades de melhorias para tais trechos rodoviários referentes, principalmente, à segurança viária. "A codificação pela metodologia iRAP permite a priorização de investimentos que buscam reduzir os riscos relacionados à infraestrutura", destaca o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.

Em dezembro passado, o DNIT foi agraciado com o prêmio "5 Star Performer Award" (Prêmio 5 Estrelas) do Programa Internacional de Avaliação de Rodovias (iRAP). A premiação é um reconhecimento à liderança do DNIT na implantação do programa BrazilRAP, o Programa Brasileiro de Avaliação de Rodovias, bem como aos seus esforços para fomentar discussões e aplicar a metodologia iRAP extensivamente nas rodovias brasileiras.

Fonte: DNIT

Leia Mais

A convite do Senhor Marcello da Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres/MINFRA, membros da Diretoria da Associação participaram no final da tarde do dia 2 de fevereiro de reunião que teve como principal pauta as consequências dos impasses e entraves que deixarem por quase duas semanas o maior corredor logístico entre a Argentina e o Chile sem operações.

Cada um dos Diretores teve a oportunidade de expor as maiores preocupações com a situação que não tem data certa para normalizar. Glademir Zanette, da Transportes Letsara destacou o alto custo e o represamento de cargas. Fernando Cordenonsi, da Transportes Cordenonsi alertou que há escassez de motoristas para operar nesta linha. Quando um funcionário retorna de uma viagem com tantas restrições e demoras, desiste e opta por ficar no Brasil. Ainda, Lenoir Gral, da Transportes Gral, lembrou que o setor vem sendo acometido por uma série de obstáculos em todos os países, inclusive no Brasil.

Presente no encontro, a Assessoria de Relações Internacionais da ANTT expôs as negociações que vêm sendo realizadas desde o início da pandemia, que contou com a liderança permanente do Itamaraty. Desde os primeiros dias de janeiro tiveram que ser intensificadas, várias rodadas vêm acontecendo, o que serviu de base para o acordo do último final de semana. Noboru Ofugi reconhece que os resultados são mais morosos do que desejado, mas a atividade conseguiu manter-se ativa apesar das restrições e protocolos sanitários.

Francine Roman, da Transportes Silvio, reforçou que 1 (um) dia no transporte rodoviário é tempo demais, por isso, acredita que o empenho e dedicação que estão sendo dispensados terão os resultados tão ansiados.

Marcello da Costa, que contou, durante a reunião, com o apoio de Lorena Cristina Martins B Duarte, Diretora de Planejamento de Gestão e Projetos Especiais e de Daniel de Castro, Coordenador-Geral de Gestão e Transporte Rodoviário de Cargas, agradeceu a participação de todos e reafirmou o compromisso com o setor. Francisco Cardoso, presidente da ABTI, ressaltou a importância de compreender o impacto de tantos gargalos e entraves no mercado, como isso se reflete na economia do Brasil, é a visão macro do negócio.

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004