Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

 

 

As entidades brasileiras (ABTI e NTC & Logístíca) e paraguaias (Capatit e Agetrapar) que compõem o Conselho Empresarial de Transporte Internacional de Cargas por Rodovias do Mercosul e Chile (Condesul) apresentaram manifestações e demandas pertinentes ao setor privado durante a Reunião de Prosseguimento da Bilateral Brasil – Paraguai, entre os órgãos de aplicação do ATIT, que ocorreu nesta quarta-feira (23/10).

O evento ocorreu em Brasília, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduziu o encontro. Entre outras entidades públicas presentes estiveram a Receita Federal, Senatran, DNIT e Polícia Rodoviária Federal. O Paraguai foi representado pela Dirección Nacional de Transporte (Dinatran).

A intervenção do Conselho, feita presencialmente pela vice-presidente executiva da ABTI, Gladys Vinci, iniciou com a manifestação de repúdio ao projeto do Governo brasileiro de conceder à iniciativa privada as 12 pontes internacionais que conctam o país às nações vizinhas.

Entre as pontes relacionadas estão as que ligam Foz de Iguaçu/BR a Ciudad del Este/PY (Ponte da Amizade) e a Presidente Franco/PY (Ponte da Integração), que ainda sequer está habilitada, infraestruturas estratégicas para o transporte internacional, com fluxo de até mil veículos diários.

"Em uma economia globalizada, onde a integração regional é fundamental para o crescimento, essa medida poderá comprometer a competitividade e a harmonia no mercado regional sem o consenso do setor privado e estudos públicos amplos que embasem esta iniciativa", destacaram as entidades.

Ademais, foi afirmado que, com Foz do Iguaçu já possuindo recinto alfandegado concessionado, a agilidade não depende de privatização da ponte, mas de conclusão das obras de acesso a Ponte da Integração, previstas só para 2026.

As autoridades do Dinatran também manifestaram preocupação com o projeto e informou já ter encaminhado o tema ao Ministério de Relações Exteriores do país na busca por maiores esclarecimentos. 

Além disso, foi apresentada e demandada pelas entidades solução para a decisão unilateral da Prefeitura de Ciudad del Este que, excedendo a sua jurisdição, recentemente impôs norma que bloqueia o fluxo de veículos de PY para BR a partir das 6h da manhã e só permite a sua retomada no final do dia, desrespeitando acordos bilaterais. Isso força os transportadores a aguardarem em locais sem infraestrutura, expondo os motoristas a condições inseguras, sem acesso a alimentação ou instalações sanitárias básicas.

Por fim, foi reforçada a necessidade de eliminação de taxas cobradas de forma unilateral pelo Paraguai, em especial a taxa de fiscalização (Resolução Dinatran 471/2008) e modificação de frota/emissão de licenças (Resolução Dinatran 150/2006), como forma de reciprocidade ao Brasil, que não cobra tais valores.

Qaunto a estes temas, a Dinatran informou que dará encaminhamento para que se evite maiores riscos aos motoristas lidam com as dificuldades causadas no cruze para o Brasil e destacou a importância de garantir o funcionamento da Ponte da Integração de forma a melhor atender o fluxo de veículos na fronteira. Também afirmaram estar realizando estudo para avaliar quais impactos uma possível suspensão das taxas contidas nas resoluções causaria ao orçamento nacional e do órgão antes de tomar decisão sobre o tema. 

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004