Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

De 19 a 21 de março Brasília foi sede do Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, promovido pelo SEST SENAT e pelo mediaX, programa da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, em parceria com a CNT e o ITL.

Durante dois dias e meio, os participantes do workshop assistiram a palestras que apresentaram tendências e metodologias capazes de contribuir para a construção de soluções inovadoras e de novos processos para o setor. Além disso, foram debatidos os principais desafios para que o transporte brasileiro avance e incorpore as transformações sociais, econômicas e tecnológicas atuais.

O diretor do escritório da CNT na Alemanha, Thiago Ramos, abriu o evento apresentando o projeto Um Roadmap para o Transporte, iniciado no ano passado, e que visa desenvolver um plano de ação setorial para o setor de transporte e logística brasileiro. Entre os pontos considerados essenciais, estão a gestão empresarial e o pensamento estratégico, uma vez que, segundo ele, o setor precisa de novas ideias.

O sistema ferroviário brasileiro é um dos exemplos da necessidade de dinamismo frente às tecnologias que surgem em velocidade exponencial. Enquanto a malha nacional ainda precisa de cerca de 30 anos para funcionar em condições favoráveis, especialistas começam a falar na tecnologia do hyperloop, sistema de transporte de alta velocidade que corre por meio de um tubo de baixa pressão.

A diretora-executiva do mediaX, Martha Russel, destacou o uso das tecnologias para a direção automática ou autônoma, com investimento no capital humano nesse processo. Segundo ela, as tecnologias são fabricadas para que as pessoas as utilizem a fim de compreender os desafios futuros.

Os aprendizados e as dinâmicas desenvolvidas durante o evento deverão ser multiplicados pelos participantes, no âmbito das organizações e dos segmentos que representam, de modo que todo o transporte busque promover a transformação e a inovação.

A gerente executiva da ABTI, Gladys Vinci participou do Workshop e destaca a importância das novas tecnologias para o setor, no entanto, afirma que o mesmo ainda encontra dificuldades em relação a pessoas qualificadas e que vejam o setor como atrativos para ingressar.

O workshop integra as atividades decorrentes da adesão do SEST SENAT ao mediaX, programa da Universidade de Stanford que promove parcerias setoriais e acadêmicas para analisar o impacto das tecnologias sobre a sociedade.

 

fabe7e5a d91f 4380 8a73 496666a0a969

 

fc9a27bb 73ea 4887 8408 8817e2ba7b4d

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004