Slide background

O Presidente Francisco Cardoso está participando da XXVII Assembleia Geral da Câmara Interamericana de Transportes - CIT que ocorre durante os dias 24 e 25 de maio na sede das Nações Unidas em Nova York – EUA. Participam do evento entidades e organizações de 18 países da América Latina. Durante a assembleia a ABTI foi intitulada oficialmente como entidade filiada a CIT por aceitação unânime.

Um dos principais assuntos em pauta foi a situação do Rio de Janeiro que refere-se ao roubo de cargas, problemática enfrentada pelos transportadores em grande parte do país. Foi assinado a Resolução em apoio a Moção da Confederação Nacional do Transporte – CNT com o intuito de atender as denunciais apresentadas por esta Confederação referente a falta de ação do Governo Brasileiro para a Comissão dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos – OEA a respeito da violência sofrida pelos transportadores.

Na oportunidade a entidade prestou sua homenagem a CIT pelos 15 anos de integração em prol do Transporte. Cardoso fez a entrega de um troféu ao Secretário-Geral Paulo Vicente Caleffi. Durante o evento foram entregues medalhas de Ordem do Mérito Interamericano de Transportes para o Presidente da Confederação Nacional dos Transportes – CNT, Clésio Andrade e o Reitor Associado da Universidade de Miami, Olivier Bouclier.

Durante a tarde de hoje o Presidente da ABTI falou sobre Reciprocidade e Responsabilidades Justas no Transporte Rodoviário Internacional de Cargas. Francisco destacou a importância de reduzir o custo logístico, que depende de pequenas mudanças que permitam maior produtividade mediante a diminuição de ociosidade dos veículos em recintos alfandegados. "Temos que conseguir que o caminhão trator não fique atrelado à liberação de carga, necessitamos maior equidade com os outros modais" conclui.

A próxima edição da Assembleia Geral será realizada na cidade de Arequipa, Perú, nos dias 22 e 23 de novembro de 2017. Os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria Geral pelo e-mail secgeral@citamericas.com.

2017052512345 6

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio