Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC Marcos Pereira recebeu na última quinta-feira, 23 de fevereiro, o embaixador do Peru, Vicente Rojas. Durante o encontro, o ministro ressaltou o interesse brasileiro em ampliar a parceria com o Peru nas áreas de comércio e investimentos. O embaixador, por sua vez, disse que o governo peruano quer estabelecer uma relação estratégica de longo prazo com o Brasil.

Em abril de 2016, os governos do Brasil e do Peru assinaram dois instrumentos com vistas à maior integração comercial: o Acordo de Ampliação Econômico-Comercial e o Projeto de Protocolo Adicional ao ACE 58 (Mercosul-Peru) para aceleração do cronograma de desgravação.

O governo brasileiro negociou bilateralmente o acordo, sem os países do Mercosul, por se tratar de negociação de temas não tarifários, o que é permitido pelas regras do bloco. Os acordos representam o maior pacote temático já concluído pelo governo brasileiro bilateralmente.

O Acordo de Ampliação Econômico Comercial está tramitando na Câmara dos Deputados e que o governo brasileiro tem interesse na aprovação da matéria. "Estamos empenhados em avançar na relação bilateral, especialmente na área de comércio. O MDIC acompanha de perto a tramitação do acordo no Congresso Nacional e não medirá esforços para que o instrumento seja internalizado na maior brevidade de tempo", disse o ministro. Sobre o Acordo de Antecipação do Cronograma do ACE-58, Marcos Pereira disse contar com a celeridade do governo peruano em proceder com os trâmites na ALADI para que o acordo entre em vigência.

Durante a conversa com o embaixador, o ministro também voltou a defender uma aproximação entre os sócios do Mercosul e os países da Aliança do Pacífico.

(*) Com informações do MDIC

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004