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Nesta segunda-feira (5/8), a vice-presidente executiva da ABTI, Gladys Vinci, participou de reunião com as demais entidades do Conselho Empresarial de Transporte Rodoviário de Cargas do Mercosul e Chile (Condesul), na sede da FADEEAC, na Argentina, para ampliar o trabalho de atualização do estatuto do Conselho.

As entidades reunidas concordaram na necessidade de concretizar personalidade jurídica ao Conselho, garantindo a possibilidade de representar os interesses do setor privado em questões legais no âmbito do Mercosul, podendo desenvolver ações judiciais.

A reunião também se desdobrou em discussões sobre as tolerâncias de peso e possibilidade de aumento das dimensões dos veículos de carga para o transporte rodoviário internacional.

A falta de harmonização nas tolerâncias de peso no Mercosul foi um dos principais problemas que influenciaram nas multas e retenções na Argentina aplicadas ao descumprimento ao limite permitido de 45 toneladas. Lembramos que a tolerância de peso na Argentina é de 500kg, independentemente da configuração, enquanto no Brasil é de 5% do PBT.

Concordou-se então que um dos focos do setor privado de transporte terrestre internacional será aplicar esta harmonização da tolerância máxima entre os países, pretendendo seguir o percentual brasileiro de 5% sobre os limites de peso bruto total ou peso bruto total combinado.

Além disso, foi acordado o aumento do limite de comprimento do conjunto cavalo trator e semirreboque, seguindo o comprimento atualmente permitido no Brasil, de 19,30 metros, vinculado a um limite máximo para que o semirreboque transporte 30 pallets, uma necessidade do mercado.

Este limite fixo, conforme defendido pela ABTI, garante igualdade na capacidade de transporte para todos os operadores, evitando assimetrias.

Importante destacar que estas ainda são propostas que foram consensuadas e serão defendidas pelo setor privado, mas ainda não estão em vigor no momento. A ABTI, junto ao Conselho, continuará trabalhando para garantir melhorias e igualdade no transporte rodoviário internacional de cargas.

CONDESUL

O Condesul é composto por entidades representantes de empresas transportadoras de cargas dos países membros do Mercosul e Chile, atuando como voz unificada do transporte perante os órgãos institucionais do bloco.

As entidades que formam o Conselho são: ABTI e NTC, representantes do Brasil; FADEEAC, ATACI e CATAMP, representantes da Argentina; AGETICH, representante do Chile; AGETRAPAR e CAPATIT, representantes do Paraguai; e CATIDU, representante do Uruguai.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
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Cep: 97502-360
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