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"As coordenações insistem em fechar o Passo do Cristo Redentor antes da chegada da neve, complicando ainda mais a delicada situação do transporte", afirma a entidade.

Com as tempestades de inverno, a eterna discussão entre Argentina e Chile se intensifica. Semana passada as coordenações dos dois países decidiram cortar o Passo Internacional Cristo Redentor 24 horas antes da chegada das primeiras nevascas.

Com uma paralisação prolongada – a abertura só ocorreu no sábado – o transporte de cargas volta a sofrer o golpe.

A Associação dos Proprietários de Caminhões de Mendoza (APROCAM) tem insistido perante a Coordenação da Argentina e do Chile para que o passo não feche tão cedo, principalmente quando dispõe de todos os meios de comunicação necessários para realizar uma operação rápida que mobiliza os caminhões nos dois sentidos do cruze, caso aconteça uma tempestade.

Chegou a haver mais de mil caminhões parados, esperando para passar. Ricardo Squartini, presidente da APROCAM, esclareceu que, embora fossem cerca de 500 na ACI Uspallata, "eram muito mais, alguns estão em empresas, outros no posto Eloy Guerrero em San Martín, outros na rota antes de chegar a Mendoza."

Quando questionado sobre o Protocolo para este tipo de eventos, esclareceu; "A única coisa com a qual não concordamos é que o fechamento preventivo seja feito 24 horas antes. Sabemos que domingo à noite e segunda de manhã os caminhões poderiam ter passado, até porque temos toda a tecnologia para saber as condições meteorológicas", explicou.

Este é um problema cuja solução terá que ser revista mais uma vez, já que nesta época passam diariamente entre 1,3 mil e 1,5 mil caminhões pelo Cristo Redentor.

Fonte: Aprocam

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