Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI realizou na semana passada junto a transportadoras internacionais de cargas, uma pesquisa para entender os impactos que as chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul tiveram em suas estruturas e operações, e também como o setor vem atuando para apoiar pessoas e regiões afetadas no estado.

Reunindo informações de 87 empresas e cooperativas de transporte de cargas, cerca de 25% dos transportadores associados à ABTI, a pesquisa foi realizada em apoio ao levantamento nacional produzido pela Confederação Nacional do Transporte, que busca coletar dados que embasem ações e a formação de políticas públicas adequadas para enfrentar o atual momento.

Alguns dos principais dados coletados apontam para uma queda de faturamento geral, considerando a importância do Rio Grande do Sul para o fluxo do TRC e TRIC, mas também para uma mobilização solidária intensa de grande maioria do setor. Confira maiores detalhes abaixo.

Impacto nas Transportadoras

Do total de repostas, 31% informaram possuir matriz ou filial em áreas afetadas pelas enchentes. Por mais que a maioria não se encontre nessas regiões, todas sentiram diminuição no faturamento, chegando a haver quedas de até 50%, como observa-se no gráfico abaixo.

1 pesquisa abti

2 pesquisa abti

Entre as transportadoras que possuem matriz ou filial em cidades em calamidade, 48% foram prejudicadas pelas enchentes/chuvas. A maioria destas tiveram colaboradores afetados, e 12% tiveram sua frota prejudicada.

3 pesquisa abti

4 pesquisa abti

A grande maioria das transportadoras que responderam segue em operação apesar de perdas financeiras/materiais. Porém, houve casos em que as operações tiveram de ser interrompidas totalmente.

5 pesquisa abti

Ações Solidárias

Entre os colaboradores da pesquisa, a mobilização solidária foi comum à maioria das transportadoras. Realizou-se em especial o transporte e armazenagem/coleta de mantimentos.

Considerando as respostas que informaram as quantidades de doações transportadas, chega-se a um total de mais de 10 mil toneladas de donativos carregados.

6 pesquisa abti

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004