Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Motoristas com CNH nas categorias C, D e E, se forem flagradas sem o exame ou com ele vencido, podem ser multados em R$ 1.467,35

O prazo para a regularização do exame toxicológico, obrigatório para todos os motoristas profissionais que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E, está chegando ao fim.

A data limite será dia 28 de dezembro, quando a fiscalização será intensificada, e os condutores de veículos como caminhões, carretas e ônibus podem ser multados em R$ 1.467,35 e perder 7 pontos na carteira.

Quem precisa fazer o exame?

O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias. É feito a partir da análise de amostras de cabelos ou pelos.

Todos os motoristas das categorias C, D e E são obrigados a realizar o teste para emissão e renovação da CNH, além de atualizá-lo com a seguinte periodicidade:

  • Condutores com idade até 69 anos devem renovar o teste a cada dois anos e seis meses;
  • Condutores com idade igual ou acima de 70 anos poderão realizar o teste no momento da renovação CNH. Ou seja, a cada 3 anos.

Onde consultar informações sobre o último Exame Toxicológico realizado?

É possível consultar informações sobre o Exame Toxicológico na CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Informações sobre o último Exame Toxicológico podem ser também consultadas pelo condutor na Central de Serviços do Detran.

Onde fazer?

O exame toxicológico pode ser realizado na rede coletora de qualquer um dos laboratórios credenciados pela Senatran. A responsabilidade pela realização e comercialização do exame é exclusiva do laboratório responsável.

Os resultados levam, no máximo, 90 dias para serem emitidos.

Quem deve pagar o exame toxicológico do motorista?

Para os motoristas profissionais com carteira registrada (CLT), é de responsabilidade da empresa solicitar e custear toda a realização da análise.

Aqueles que não trabalham profissionalmente com carteira registrada deverão custear o próprio exame toxicológico.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004