O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou nesta terça-feira, 14/11, o aviso de licitação para a execução de serviços de manutenção na Ponte Internacional Getulio Vargas-Agustín P. Justo, que liga a fronteira de Uruguaiana-BR com Paso de los Libres-AR.
A licitação, que acontece na modalidade pregão eletrônico, abrange além dos serviços na Ponte Internacional, obras de recuperação na BR-274 nos km 404,4 ao km 656,6, sob jurisdição da Unidade Local do DNIT de Uruguaiana. O total investido para a contratação da empresa responsável será de R$ 9.411.438,55.
As empresas interessadas em participar da concorrência poderão apresentar proposta a partir de hoje (14). A abertura das propostas ocorre no dia 7/12, ganhando quem apresentar o menor preço por item listado para os serviços. O prazo de execução será de dois anos.
Para mais informações sobre o processo clique aqui para acessar o edital completo.
Tendo em vista as condições impróprias para o tráfego seguro sobre a Ponte Internacional em seu lado Argentino, a ABTI mantinha há meses contato com os órgãos competentes em busca de solução para o problema.
Em julho, a Associação solicitou, por meio de ofício, a intervenção do ministro dos Transportes, Renan Calheiros, junto às autoridades argentinas buscando colaboração mútua entre os países pela manutenção e conservação da Ponte.
A resposta, como informado na semana passada, veio apenas neste mês de novembro. O Ministério informou na ocasião que a ponte é classificada como Obra de Arte Especial Internacional – OAE, e por isso deve ter sua manutenção promovida em comum acordo pelos dois países.
Ainda foi informado que a Superintendência Regional do DNIT havia iniciado as tratativas necessárias, no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas - PROARTE, para contratação do Plano de Trabalho de Manutenção da travessia.
A licitação aberta hoje segue essas regras e está inserida dentro do PROARTE.
A Associação celebra a abertura da licitação tendo em vista a importância da Ponte Internacional para o comércio entre Brasil e Argentina e as demandas constantes pela sua manutenção feitas não só pela entidade e transportadores, mas por todos seus usuários.