Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Tendo em vista a atual condição do lado argentino da Ponte Internacional Ge-tulio Vargas-Agustín P. Justo, que liga a fronteira de Uruguaiana-BR com Paso de los Libres-AR, cujo estado apresenta riscos à segurança dos cidadãos em geral e dos transportadores que a utilizam, a ABTI vem mantendo contato com os órgãos competentes em busca de solução para o problema.

Neste sentido, em julho, a Associação solicitou, por meio de ofício, a intervenção do ministro dos Transportes, Renan Calheiros, junto às autoridades argentinas buscando colaboração mútua entre os países pela manutenção e conservação da Ponte.

A resposta do Ministério veio apenas neste mês de novembro, com exposição das atitudes tomadas em relação ao tema. O comunicado explica que a Ponte, por se tratar de Obra de Arte Especial Internacional – OAE, deve ter sua manutenção promovida em comum acordo pelos dois países.

Assim, a Superintendência Regional do DNIT no estado do Rio Grande do Sul – SRE/RS, apresentou projetos de engenharia que aguardam resposta do Cônsul Argentino, produziu também documento que contempla as condições de manutenção da Ponte enquanto OAE; e iniciou as tratativas necessárias, no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas - PROARTE, para contratação do Plano de Trabalho de Manutenção da OAE, pelo qual deverão ser realizados diferentes serviços necessários.

Outra solicitação da ABTI ao Ministério foi pelo empenho do lado brasileiro pela melhora da iluminação na Ponte, garantindo boas condições para quem trafega pela travessia a noite. Quanto a isto, a resposta se limitou a informar que a iluminação pública se trata de "serviço público de cunho marcadamente local", e que sua prestação "cabe aos entes federativos municipais".

A Ponte Internacional de Uruguaiana é essencial para o transporte de mercadorias e para o fomento das atividades comerciais entre os dois países. Devido a sua relevância estratégica, a ABTI reforça que manterá os questionamentos e demandas referentes a avanços nas tratativas de manutenção da travessia.

Repavimentação

Aproveitamos a oportunidade para informar que o Ministério de Obras Públicas da Nação da Argentina informou que foi dado início nesta segunda-feira (6) a realização de obras de fresagem de pavimento e recapeamento da Ponte Inter-nacional no lado argentino. As tarefas serão realizadas durante aproximada-mente 15 dias, sempre durante a noite.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004