Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Realizado nesta quinta-feira (28), em Brasília, o Fórum ITL de Inovação do Transporte (FIT), oportunizou a empresários, executivos e profissionais do setor não apenas participarem do fundamental debate sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), mas, também, conhecerem seis iniciativas estruturadas de sustentabilidade, que já rendem resultados relevantes para transportadoras que as adotaram na estratégia e na operação do dia a dia.

"Sabemos que o nosso setor desempenha um papel fundamental na proteção do meio ambiente. Por isso, devemos nos esforçar para adotarmos tecnologias mais limpas, reduzirmos as emissões de carbono e promovermos práticas de transporte sustentáveis. Cito, como exemplo, o Despoluir, o maior programa de descarbonização do transporte do Brasil, que completou 16 anos. Faço referência a essa iniciativa do Sistema Transporte para mostrar que não é preciso inventarmos a roda para entregarmos cada vez mais resultados em benefício das empresas e das pessoas", afirmou Vander Costa, presidente da CNT.

Antes de compartilhar os cases de sucesso no transporte, o FIT possibilitou aos participantes conhecerem pontos de vista de representantes do poder público. É o caso do diretor da ANTT, Felipe Queiroz, que usou o gancho do programa Despoluir para destacar o eixo Ambiental. "Esse programa nasceu em 2008, sete anos antes dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), muito antes de o tema se tornar pauta", afirmou. Segundo Queiroz, dada a importância do tema, a Agência priorizou internamente a Agenda ESG, adotando-a com um instrumento de gestão "não apenas por acreditarmos em todos os valores, mas, também, por uma questão pragmática, para estarmos competitivos num mercado que, cada vez mais, terá esses requisitos como questões fundamentais para tomadas de decisão no que diz respeito a investimentos e políticas públicas", disse.

O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Eduardo Benevides, também marcou presença no evento. Ao enaltecer a importância da construção coletiva em torno da Agenda ESG, ele compartilhou que "o debate coletivo tem pautado a atuação do ministro Renan Filho no enfrentamento aos desafios de infraestrutura e para acelerar as entregas, melhorar os resultados e estabelecer para o Brasil um futuro com uma infraestrutura adequada". Segundo ele, ainda temos uma curva de aprendizado muito longa. "Temos um atraso global que nos coloca em uma situação de urgência. A Agenda ESG é o grande legado que essa grande geração de líderes pode deixar para a sobrevivência do planeta, finalizou.

Realizada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), com patrocínio do Itaú e apoio institucional do Ibmec, a 3ª edição do FIT – ESG no Transporte foi transmitida no canal da CNT, no YouTube: clique aqui para assistir o evento.

Fonte: Agência CNT

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004