Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) reuniu, nos dias 12, 13 e 14/9, cerca de 80 pessoas na III Reunião de Comissão Técnica do Subgrupo de Trabalho nº 05 (SGT-5). O evento debateu sobre propostas para a melhoria no processo de regulação e fiscalização dos transportes internacional de cargas e passageiros entre os países do Mercosul. O encontro registrou a participação dos cinco países que compõem o SGT-5: Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai e Brasil, este sendo representado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Sob a presidência Pró-Tempore do Brasil, o encontro foi uma preparação para a Reunião Ordinária do SGT nº 5 "Transporte", que acontece em Brasília nos dias 21 e 22 de novembro de 2023.

"Queremos estabelecer premissas e retomar as discussões em novembro, onde conseguiremos deliberar de forma efetiva, inaugurando o sistema integrado de informações de cargas e passageiros, além de focar no nosso objetivo de desburocratizar e dar celeridade ao processo de emissão de licenças, entre tantos outros", disse o diretor Guilherme Theo Sampaio, dando as boas-vindas aos participantes.

O primeiro dia de programação foi destinado à atividade de fiscalização orientativa de transporte rodoviário internacional de cargas, realizada no Porto Seco. O foco foi o intercâmbio de conhecimentos sobre o transporte de cargas de produtos perigosos. O objetivo foi intensificar as fiscalizações em conjunto, aprimorar a atuação dos profissionais e promover a conscientização sobre as legislações pertinentes.

Nos demais dias, a presidência Pro-tempore do Brasil apresentou propostas aos países do SGT-5, visando a desburocratização, a agilidade e a segurança da informação do transporte internacional. Entre elas destaca-se a aprovação da minuta sobre a integração da informação de transportes de cargas e passageiros, em um Sistema Web, atualizado e padronizado. Os países deverão observar as regras e leis para identificar a melhor forma para realizar o compartilhamento do banco de dados dos passageiros.

Outros temas também foram debatidos, como a igualdade de gênero no transporte (em razão do Agosto Lilás), Certificado de Inspeção Técnica Veicular-CITV, controladores de velocidade e a redução de multas aos transportadores no âmbito do Mercosul (minuta de resolução). Além disso, a ANTT apresentou várias propostas com o objetivo de alcançar avanços tecnológicos e melhorias práticas ao transporte internacional para a sociedade.

Também participaram do evento representantes da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), FozTrans, Sest/Senat, Associação Brasileira de Transportadores Internacionais-ABTI e NTC & Logística.

Fonte: ANTT

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004